Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Jornal Folha Sertaneja Online
Regional

Dia Nacional das Comunicações: Marechal Rondon e a integração nacional

Publicada em 05/05/22 às 23:08h - 104 visualizações

por imprensaba@correios.com.br


Compartilhe
Compartilhar a notícia Dia Nacional das Comunicações: Marechal Rondon e a integração nacional  Compartilhar a notícia Dia Nacional das Comunicações: Marechal Rondon e a integração nacional  Compartilhar a notícia Dia Nacional das Comunicações: Marechal Rondon e a integração nacional

Link da Notícia:

Dia Nacional das Comunicações: Marechal Rondon e a integração nacional
 (Foto: Divulgação imprensaba@correios.com.br)

No dia 5 de maio de 1865 nascia, em Mato Grosso, o homem que foi o líder do primeiro esforço de grandes proporções para a integração nacional por meio das comunicações: Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Cândido Rondon.

Em reconhecimento ao trabalho que realizou, a data de seu nascimento foi instituída como o Dia Nacional das Comunicações.

Foi no final do século 19, quando era major do exército brasileiro, que Rondon foi nomeado chefe da Comissão de Construção das linhas Telegráficas. A missão, considerada impossível para a época, era conectar pelo fio do telégrafo a capital federal, Rio de Janeiro; a cidade de São Paulo e o Triângulo Mineiro aos lugares mais distantes do território nacional, como Amazônia, Mato Grosso e a fronteira do Brasil com o Paraguai. A dificuldade da missão estava em atravessar milhares de quilômetros de sertão e de florestas inexploradas. No final do trabalho, que durou anos, haviam sido instalados sete mil quilômetros de cabos telegráficos, o que permitiu que a comunicação atingisse territórios que antes eram isolados.

Durante toda a sua vida, Rondon percorreu mais de 100 mil quilômetros pelo Brasil, o equivalente a duas voltas e meia ao redor do planeta. Em suas andanças pelo país, Rondon ajudou a demarcar fronteiras, descobriu serras, planaltos, montanhas e rios, elaborando as primeiras cartas geográficas de áreas até então totalmente desconhecidas.

A importância do trabalho de Rondon é reconhecida no mundo todo. Em 1957, meses antes de morrer aos 92 anos de idade, foi indicado para o prêmio Nobel da Paz, pelo The Explorers Club, de Nova Iorque.

Outro reconhecimento mundial ao seu trabalho veio da Sociedade Geográfica de Nova York, que incluiu o nome Cândido Rondon, em placa de ouro, ao lado de outros quatro grandes descobridores e exploradores da Terra: Pearry (descobridor do Pólo Norte), Amundsen (descobridor do Pólo Sul), Charcot (explorador das terras Árticas), Byrd (explorador das terras Antárticas), e, por fim, Rondon, como o maior estudioso das terras tropicais.

Descendentes de índios, Rondon também se destacou pela maneira humanitária como conduziu a sua missão, sempre respeitando os povos indígenas, ele mesmo sendo descendentes dos bororós e terenas. Foi o primeiro diretor do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) e um dos que incentivaram a criação do Parque Nacional Indígena do Xingu. A contribuição de Rondon para a integração das regiões mais isoladas do País fez com que ele fosse homenageado com o nome de um estado: Rondônia. No seu aniversário de 90 anos, recebeu o título de Marechal Honorário do Exército Brasileiro, concedido pelo Congresso Nacional.

Mais de cem anos depois, os Correios continuam o legado de Rondon no propósito de integrar o território nacional. 

Instituição nacional com mais de 3 séculos e meio de trabalho, os Correios estão presentes em todos os 5.570 municípios brasileiros. 

Num país de dimensões continentais, multicultural, climas diversos e geografia desafiadora em muitas regiões, a estatal trabalha empenhada para que todas as localidades estejam interligadas, não importando o desafio. Porque aproximar, assim como foi com Rondon, é a missão dos Correios. 

Na página dos Correios no YouTube, e abaixo, veja o vídeo que ilustra a trajetória do Patrono das Comunicações no Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=SULUsNxTKws 

Assessoria de Imprensa - Superintendência da Bahia

imprensaba@correios.com.br - (71) 3346-2310 / 2312 / 2316

Sala de Imprensa | Blog dos Correios

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12