noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Local

15º GBM divulga balanço de ocorrências e intervenções realizadas pela unidade no ano de 2022.

Os Bombeiros são referência positiva e de orgulho para a população

Publicada em 10/01/23 às 01:38h - 259 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia 15º GBM divulga balanço de ocorrências e intervenções realizadas pela unidade no ano de 2022.  Compartilhar a noticia 15º GBM divulga balanço de ocorrências e intervenções realizadas pela unidade no ano de 2022.  Compartilhar a noticia 15º GBM divulga balanço de ocorrências e intervenções realizadas pela unidade no ano de 2022.

Link da Notícia:

15º GBM divulga balanço de ocorrências e intervenções realizadas pela unidade no ano de 2022.
 (Foto: Divulgação 15º GBM e Arq. Jornal Folha Sertaneja)

O 15º Grupamento de Bombeiros Militares da Bahia, sediado em Paulo Afonso, apresenta um relatório resumido das ações desta corporação realizadas durante o ano de 2022 e que somam mais de 1.600 intervenções.

Apresentamos esse resumido relatório do 15º GBM  e temos absoluta certeza que toda a população de Paulo Afonso e de cidades da região está unida no aplauso a esta instituição militar que trouxe tanta segurança aos que moram e trabalham nestas terras sertanejas.

Seguem os dados:

 - Prevenção e orientação: 37 ocorrências;

- Vistoria de projeto: 285 vistorias;

- Análise de projeto: 380 análises;

- Fiscalização: 189 fiscalizações;

- Combate a incêndio: 170 ocorrências;

- Resgate e Salvamento: 458 ocorrências;

- Atendimento pré-hospitalar: 125 ocorrências.

Total de intervenções: 1644

 

Esses números mostram a efetiva atuação dos Bombeiros Militares do 15º GBM, sediado em Paulo Afonso, cujas ações têm sido mostradas periodicamente, invadindo fronteiros dos Estados nordestinos, para onde esses profissionais são chamados para servir.

Mais recentemente, sob o comando do Tenente Coronel Tarcísio, o trabalho desses profissionais ganhou mais visibilidade com a criação de mensagens periódicas nos grupos sociais, e também por ali se comprovou como os Bombeiros são uma instituição respeitada e muito querida da população, especialmente das crianças.

Diariamente a população é informada de ações dos Bombeiros do 15º BPM, desde a captura de animais, soltura de animais de estimação presos em grades, retirada de anéis, apoio no transporte de pessoas idosas ou obesas para terem acesso a unidades de atendimento, extinção de incêndios em terrenos baldios ou em residências e instalações comerciais, retirada de corpos afogados em áreas de difícil acesso, nos lagos da região e no rio São Francisco, apoio a vítimas de acidentes de trânsito e um sem número de ações que refletem o fiel cumprimento do compromisso dos bombeiros.

Além das ações efetivas de busca, salvamento e combate a incêndios de várias proporções, o comandante do 15º BPM, os oficiais e militares dessa guarnição são encontrados regularmente realizando palestras de prevenção, sugerindo medidas às prefeituras e poderes públicos como para a prevenção de acidentes que podem levar à morte de banhistas nas prainhas de Paulo Afonso – Praia do Candeeiro, Prainha de Paulo Afonso e Prainha Airton Sena recomendando a sinalização de áreas de maior perigo para os banhistas e a contratação permanente de salva-vidas para atuarem nessas áreas.

Nos dois últimos anos, especialmente, as grandes chuvas caídas em regiões do Estado da Bahia fizeram com que muitos bombeiros de Paulo Afonso se deslocassem para cidades do Sul do Estado para apoiar o trabalho de colegas de outras guarnições militares e civis ali presentes e para isso levaram dezenas de toneladas de alimentos, roupas, material de limpeza e agasalhos doadas pelos moradores de Paulo Afonso e destinados para milhares de pessoas atingidas por essas chuvas.

Um pouco de história, antes do 15º GBM

Durante dezenas de anos as população de Paulo Afonso e municípios vizinhos sofreram com a falta de uma unidade dos Bombeiros militares sediada na região.

Sempre que acontecia um incêndio na caatinga seca ou em residências ou instituições se recorria ao apoio da Chesf que disponibilizava os seus equipamentos, pessoal e viaturas para essa ação e, depois, passou a também se buscar a ajuda da Infraero.

Em outras situações, como quando ocorriam afogamentos, eram os mergulhadores e escafandristas da Chesf que mergulhavam na busca de localizar os corpos

Dentre os muitos fatos em que se sentiu a falta dos bombeiros militares em Paulo Afonso um aconteceu nas proximidades do Ciretran quando uma fábrica de sofás pegou fogo, num evento de grandes proporções sendo o incêndio contido pelos bombeiros da Chesf. Outro, ainda em março de 2004, noticiado na Edição Nº 2 do Jornal Folha Sertaneja de 18 de março de 2004, destruiu uma loja no centro de Paulo Afonso.

Outra grande ação de combate a incêndio a instituições aconteceu em janeiro de 2007 quando um incêndio de grandes proporções tomou conta das instalações da Sociedade São Vicente de Paulo, os Vicentinos, que abriga dezenas de pessoas idosas em idade avançada, doentes e alguns deles cadeirantes, como registrou o Jornal Folha Sertaneja em sua edição Nº 35, de 31 de janeiro de 2007. 

Isso só fazia crescer o desespero e a insegurança da população porque o socorro que chegava era improvisado ou até organizado mas sem a estrutura e a capacidade profissional dos bombeiros militares e civis.

Para debelar esse incêndio recorreu-se à Infraero que prontamente atendeu ao pedido e nenhum dos moradores idosos teve problemas. Os danos às instalações, no entanto, foram grandes o que fez com que a Prefeitura Municipal realizasse uma grande reforma e recuperação de dependências para ali novamente abrigar esses idosos.

Esse incêndio no prédio dos Vicentinos pareceu dar agilidade ao processo de criação de um Grupamento de Bombeiros Militares em Paulo Afonso, que se arrastava por anos e essa decisão foi anunciada na edição Nº36 do Jornal Folha Sertaneja, de 28 de fevereiro de 2007, mas ainda demorou um bom tempo até que isso de fato acontecesse e, enfim, se criasse o Grupamento de Bombeiros Militares , inicialmente junto ao Batalhão de Polícia Militar no quartel desta guarnição militar.

Mas, a Chesf cedeu viaturas e as instalações onde hoje funciona o quartel do 15º GBM que passou por reformas e ampliações para receber a atual corporação militar.

Os Bombeiros Militares são referência positiva e de orgulho para a população

O quanto os Bombeiros são queridos pela população pode ser medido pelo fato de, em várias oportunidades, crianças de vários bairros de Paulo Afonso pediram aos seus pais que em suas festinhas de aniversário de 4, 5, 6 anos ali estivessem os bombeiros e o Ten. Cel. Tarcísio ou representantes dos Bombeiros Militares sempre estiveram presentes em suas festinhas, levando presentes como carros de bombeiros e fazendo a grande alegria dos aniversariantes e de seus familiares.

O reconhecimento e a gratidão aos bombeiros também chegam de autoridades de Paulo Afonso e de outros municípios onde esses profissionais são chamados para prestar um serviço às suas comunidades, como aconteceu no final do ano de 2022 quando o Prefeito de Canavieiras/BA, Clóvis Roberto Almeida de Souza, homenageou o Tenente Coronel BM, Tarcísio Ribeiro do Vale com uma Moção de Agradecimento.


Parabéns ao 15º GBM, na pessoa do seu comandante, Tenente Coronel Tarcísio Ribeiro do Vale  e extensivo a todos os militares que formam essa instituição militar de Paulo Afonso, tão querida de todos.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!