noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Artes & Literatura - Em Destaque

Exposição D’Arte em Madeira ocupa a Praça da Cidade e homenageia o Sr. Antônio Rodrigues, Tonho do Capucho

Publicada em 09/06/25 às 23:35h - 87 visualizações

Regina Borges - Jatobá-PE,


Compartilhe
Compartilhar a noticia Exposição D’Arte em Madeira ocupa a Praça da Cidade e homenageia o Sr. Antônio Rodrigues, Tonho do Capucho  Compartilhar a noticia Exposição D’Arte em Madeira ocupa a Praça da Cidade e homenageia o Sr. Antônio Rodrigues, Tonho do Capucho  Compartilhar a noticia Exposição D’Arte em Madeira ocupa a Praça da Cidade e homenageia o Sr. Antônio Rodrigues, Tonho do Capucho

Link da Notícia:

Exposição D’Arte em Madeira ocupa a Praça da Cidade e homenageia o Sr. Antônio Rodrigues, Tonho do Capucho
 (Foto: Divulgação Regina Borges - Jatobá-PE)

Exposição D’Arte em Madeira ocupa a Praça da Cidade

e homenageia o Sr. Antônio Rodrigues, Tonho do Capucho

Por Regina Borges

Fotos: Divulgação Regina Borges

No último sábado, 7 de junho, das 14h às 19h, a Praça Governador Eduardo Campos, em Jatobá-PE, foi palco da Exposição D’Arte em Madeira, assinada pelo artesão Roberto Rodrigues. A atividade foi realizada com o incentivo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e dedicou-se à memória de seu pai, Antônio Rodrigues, falecido em 2023.

Conhecido carinhosamente como Tonho do Capucho, por vender algodão-doce pelas ruas, seu Antônio também era um exímio artesão. Poucos sabem, mas ele foi o primeiro mamulengueiro a se apresentar na feira livre no final da década de 1970, quando aquela área ainda era chamada de Cidade Livre — nome que mais tarde deu lugar a Jatobá.

Cícero Rodrigues

Roberto e seu irmão, Cícero Rodrigues, herdaram do pai não apenas as mãos habilidosas, mas também o profundo amor pela sua terra. Com sensibilidade e técnica, transformam madeira morta em expressivas representações da paisagem sertaneja. Suas obras carregam fortes memórias afetivas da infância, marcada pelas andanças com o pai pelas ruas empoeiradas que, anos depois, se tornariam cidade.

Para essa exposição especial, Roberto trouxe esculturas inspiradas na fauna da caatinga, além de animais domésticos e outros que fizeram parte de sua infância, como: cachorro, bode, porco, carneiro, jumento, tatu-bola, cobra, sapo, teiú e calangos.

“A caatinga é a minha paixão, com toda a sua beleza, seus animais de tantos formatos e cores!”, afirma Roberto

A exposição atraiu diversos visitantes, com destaque para um grupo de crianças e jovens que, além de participarem da roda de conversa com o artista, interagiram de forma criativa com as esculturas, imitando poses e gestos dos animais, o que encheu o evento de alegria e encantamento.

Também estiveram presentes outros nomes da cena cultural, como o artista plástico Guilherme Raimundo, a escritora Regina Borges, e Edson Faria Jr. (“Chucky”), da Secretaria de Cultura de Paulo Afonso, além de amigos e familiares do artesão.

Para Roberto Rodrigues, a exposição foi especialmente emocionante:

 “Foi muito gratificante. Homenageei meu pai, o maior artesão e ser humano que conheci, e pude apresentar minhas obras na minha cidade, cercado de crianças que trouxeram tanta energia boa.” 

Ateliê Roberto Rodrigues

Itaparica-Jatobá-PE

Contato: (87) 981233813




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Rosane Marquim

10/06/2025 - 12:11:25

Fiquei feliz em prestigiar a exposição de Roberto,ex aluno meu. O talento dele é notório,peças da nossa região e bem elaboradas!Parabéns, Roberto,sucesso pra você! Obrigada Regina pelo convite! Abraços!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!