noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Local

Covid-19: portaria suspende por 15 dias eventos públicos ou particulares em Paulo Afonso

O documento especifica que estarão interrompidos os que participem mais de 20 pessoas em ambientes fechados, ou mais de 40 pessoas em ambientes abertos

Publicada em 18/03/20 às 18:00h - 662 visualizações

Ascom/PMPA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Covid-19: portaria suspende por 15 dias eventos públicos ou particulares em Paulo Afonso  Compartilhar a noticia Covid-19: portaria suspende por 15 dias eventos públicos ou particulares em Paulo Afonso  Compartilhar a noticia Covid-19: portaria suspende por 15 dias eventos públicos ou particulares em Paulo Afonso

Link da Notícia:

Covid-19: portaria suspende por 15 dias eventos públicos ou particulares em Paulo Afonso
 (Foto: Divulgação Ascom PMPA)

À proporção que o número de casos do Covid-19 vai aumentando no país e no mundo, os gestores vão tomando medidas preventivas para proteger a população. Em Paulo Afonso, o secretário de Saúde, Ghiarone Garibalde, publicou a Portaria nº 33, que determina a suspensão de eventos públicos ou particulares de qualquer natureza, durante 15 dias, prorrogáveis por igual período.

O documento especifica que estarão interrompidos os que participem mais de 20 pessoas em ambientes fechados, ou mais de 40 pessoas em ambientes abertos, ainda que previamente autorizados.

A portaria estabelece ainda o aumento do prazo da suspensão das aulas em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino público e privado. De acordo com período expresso no texto, a suspensão será até dia 1º de abril, considerando que a publicação foi nesta quarta-feira (18).

“A observação que faço neste momento é que existe um vírus que está avançando muito rápido, e estes espaços acumulam muitas pessoas. Baseado nestas questões, baixamos essa portaria para que possamos evitar essas festas e aglomerações que facilitam a proliferação das doenças respiratórias neste momento”, explica Ghiarone.

Leia a Portaria nº 033/SMS/GAB/2020 completa

Clique aqui

https://drive.google.com/file/d/1KdsviHLWFIMDEL9h2DSIHbx7kUxIiANA/view?usp=sharing

 (Ascom/PMPA)

Mutirão de pterígio no HMPA e cirurgias eletivas são suspensos devido ao Covid-19

Além do mutirão serão suspensas ainda todas as cirurgias eletivas, priorizando as de urgência e emergência

A Secretaria Municipal de Saúde suspendeu o mutirão de cirurgia de pterígio que seria realizado no Hospital Municipal Aroldo Ferreira (HMPA), no Bairro Tancredo Neves (BTN), neste sábado (21) e domingo (22). A medida está sendo tomada devido a pandemia do Covid-19, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além do mutirão serão suspensas ainda todas as cirurgias eletivas, priorizando as de urgência e emergência. A Vigilância em Saúde está adiando por tempo indeterminado esses procedimentos com o objetivo de evitar o deslocamento dos pacientes em meio ao aumento do número de casos suspeitos em Paulo Afonso e confirmados no país. A medida faz parte do plano de contingência adotado pelo município para enfrentar a doença.

Nesta terça-feira (17), mais três pessoas estão em fase de investigação para o novo coronavírus (Covid-19), no município. Trata-se de um homem de 34 anos, uma mulher de 58 anos e uma senhora de 76 anos. Com esses, sobem para seis os casos suspeitos que aguardam o resultado do Laboratório Central (Lacen), de Salvador, e um descartado pelo exame, que deu negativo.

Essas pessoas que estão em investigação seguem o protocolo da Vigilância em Saúde, com isolamento domiciliar do paciente e dos familiares, além do monitoramento, como foi feito com os outros três pacientes que estão sob suspeita. O isolamento domiciliar deverá ser de 16 dias, como prevê as medidas da Organização Mundial de Saúde (OMS), monitorados pela vigilância e a Atenção Primária a Saúde.

O material foi coletado para o exame de detecção pela equipe do Lacen, que enviou para Salvador. De acordo com o laboratório, devido a grande demanda em todo o Estado, o resultado está sem prazo. A Secretaria de Saúde ressalta que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

Para as pessoas que apresentarem algum sintoma da doença, como tosse, febre alta e falta de ar, ou as assintomáticas que tiveram contato com alguma pessoa infectada pelo vírus, deverão procurar os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 17h. Nos fins de semana deverão se dirigir ao Centro de Especialidades Médicas, que estarão em regime especial de atendimento, tanto do Centro, localizado em frente a Bobs, como no BTN, das 8h às 17h. Nos horários em que não tenham atendimento nem nos postos nem nos Centros de Especialidades, a população deverá procurar o HNAS, no Centro, ou HMPA, no BTN.

(Ascom/PMPA)

Ações do Março Mulher são canceladas

As últimas atividades ocorreram no dia 13, com as mulheres custodiadas no Conjunto Penal de Paulo Afonso

A programação do Março Mulher, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Saúde, que seguiria até o dia 31 de março foi cancelada. A anulação do evento é mais um reflexo da pandemia do Covid-19.

Antes do cancelamento, as atividades foram realizadas até o dia 13, em uma ação no Conjunto Penal de Paulo Afonso com as mulheres custodiadas da unidade. A ação contou com aulas de acupuntura auricular, popularmente conhecida como auriculoterapia, que tem como objetivo tratar doenças físicas ou emocionais

A técnica consiste na aplicação de diferentes tipos de agulhas finas, ou sementes de mostarda, em pontos específicos das orelhas. A programação foi ministrada pelas psicólogas Roseane e Aniara.

Outra atividade realizada no Março Mulher aconteceu no dia 9 de março. Os integrantes da Unidade de Saúde da Família Juraci Soares de Macedo, localizada no Bairro Moxotó, proporcionaram um dia de beleza para as moradoras da localidade. 

Os serviços ofertados foram cortes de cabelos, escovação, sobrancelhas, limpeza de pele, verificação da pressão arterial e teste rápido. A atividade contou com o apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

(Ascom/PMPA)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!