Nota do Editor:
Quando o prefeito Luiz Barbosa de Deus sancionou a Lei Municipal Nº 1.455/2020, no dia 27 de outubro de 2020 destinando o antigo prédio do Espaço Cultural Raso da Catarina, construído pela Chesf em 1950 e cedido pela Hidrelétrica do São Francisco à Prefeitura de Paulo Afonso para ser a sede dessa Prefeitura a partir de 7 de abril de 1959, com a posse do primeiro prefeito de Paulo Afonso, Otaviano Leandro de Moraes, o professor Francisco Nery, cronista, membro da ALPA, Cadeira 18, gastou o seu latim para exultar de alegria porque a ALPA, enfim, tinha agora a sua casa.
Habemos domum! Escrevia empolgado o caro professor Nery.
Demorou um tantinho (e o leitor vai entender direitinho em outra matéria que estará no site até o meio dia) mas agora sim, os membros da ALPA podem comemorar e dizer: Habemos domum! – Sim, a ALPA tomou posse de sua casa! E resolvemos reapresentar a crônica do nosso querido cronista, Francisco Nery. (Professor Galdino)
Habemos domum - A ALPA ganha sua casa
Domus em latim é casa. Domicílio, domiciliar derivam de domus. Entrega domiciliar é, portanto, entrega em casa; na casa. A palavra pertence à quarta declinação e, no título, está no acusativo singular posto exercer a função de objeto direto.
O nosso foco é a ALPA, Academia de Letras de Paulo Afonso, casa de cultura e erudição, o que justifica a nossa introdução.
Um povo não vive, muito menos se desenvolve, sem cultura. Foi o gosto pela cultura a causa da vida longa do Império Romano. Os gregos já haviam vivido muito cultivando a cultura. Os egípcios, mais para trás.
A nossa academia acaba de ganhar a sua casa.
Em reunião com o senhor prefeito, ficou definida a cessão do prédio da antiga prefeitura, na Avenida Landulfo Alves, para a ALPA. O prédio também deverá abrigar o Memorial Abel Barbosa e uma biblioteca para uso da comunidade.
Bem acomodada, após as adaptações recomendadas pelos arquitetos da prefeitura, a academia, no coração do povo de Paulo Afonso, estará em condições de melhor cumprir os seus objetivos.
Felizes, habemus domum, te[re]mos a nossa casa.
Francisco Nery Júnior
ALPA, Cadeira nº 18
Imortal querido - que bom lê esta matéria ! A nossa casa hoje é real ! A ALPA tem uma sede, merecidamente. Sim...no coração da cidade. Ela é pulsantes em nosso coração. Aguardamos longos anos. Unimos esforços e demos um ar de beleza. Obrigada Deus ! Nada é impossível, quando temos fé e perseverança.