noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Artes & Literatura

Habemos domum - A ALPA ganha sua casa

Publicada em 26/04/24 às 00:37h - 135 visualizações

Francisco Nery Júnior


Compartilhe
Compartilhar a noticia Habemos domum - A ALPA ganha sua casa  Compartilhar a noticia Habemos domum - A ALPA ganha sua casa  Compartilhar a noticia Habemos domum - A ALPA ganha sua casa

Link da Notícia:

Habemos domum - A ALPA ganha sua casa
 (Foto: Acervo Antônio Galdino)

Nota do Editor:

Quando o prefeito Luiz Barbosa de Deus sancionou a Lei Municipal Nº 1.455/2020, no dia 27 de outubro de 2020 destinando o antigo prédio do Espaço Cultural Raso da Catarina, construído pela Chesf em 1950 e cedido pela Hidrelétrica do São Francisco à Prefeitura de Paulo Afonso para ser a sede dessa Prefeitura a partir de 7 de abril de 1959, com a posse do primeiro prefeito de Paulo Afonso, Otaviano Leandro de Moraes, o professor Francisco Nery, cronista, membro da ALPA, Cadeira 18, gastou o seu latim para exultar de alegria porque a ALPA, enfim, tinha agora a sua casa.

Habemos domum! Escrevia empolgado o caro professor Nery.

Demorou um tantinho (e o leitor vai entender direitinho em outra matéria que estará no site até o meio dia) mas agora sim, os membros da ALPA podem comemorar e dizer: Habemos domum! – Sim, a ALPA tomou posse de sua casa! E resolvemos reapresentar a crônica do nosso querido cronista, Francisco Nery. (Professor Galdino)

Habemos domum - A ALPA ganha sua casa

Domus em latim é casa. Domicílio, domiciliar derivam de domus. Entrega domiciliar é, portanto, entrega em casa; na casa. A palavra pertence à quarta declinação e, no título, está no acusativo singular posto exercer a função de objeto direto.

O nosso foco é a ALPA, Academia de Letras de Paulo Afonso, casa de cultura e erudição, o que justifica a nossa introdução.

Um povo não vive, muito menos se desenvolve, sem cultura. Foi o gosto pela cultura a causa da vida longa do Império Romano. Os gregos já haviam vivido muito cultivando a cultura. Os egípcios, mais para trás.

A nossa academia acaba de ganhar a sua casa.

Em reunião com o senhor prefeito, ficou definida a cessão do prédio da antiga prefeitura, na Avenida Landulfo Alves, para a ALPA. O prédio também deverá abrigar o Memorial Abel Barbosa e uma biblioteca para uso da comunidade.

Bem acomodada, após as adaptações recomendadas pelos arquitetos da prefeitura, a academia, no coração do povo de Paulo Afonso, estará em condições de melhor cumprir os seus objetivos.

Felizes, habemus domum, te[re]mos a nossa casa.

Francisco Nery Júnior

ALPA, Cadeira nº 18




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Socorro Mendonça

26/04/2024 - 14:23:37

Imortal querido - que bom lê esta matéria ! A nossa casa hoje é real ! A ALPA tem uma sede, merecidamente. Sim...no coração da cidade. Ela é pulsantes em nosso coração. Aguardamos longos anos. Unimos esforços e demos um ar de beleza. Obrigada Deus ! Nada é impossível, quando temos fé e perseverança.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!