noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

HISTÓRIAS & LEMBRANÇAS - Valdomiro Nascimento

O Vaqueiro, com as Bênçãos de Deus!

Publicada em 22/05/25 às 00:21h - 186 visualizações

Valdomiro Nascimento


Compartilhe
Compartilhar a noticia O Vaqueiro, com as Bênçãos de Deus!  Compartilhar a noticia O Vaqueiro, com as Bênçãos de Deus!  Compartilhar a noticia O Vaqueiro, com as Bênçãos de Deus!

Link da Notícia:

O Vaqueiro, com as Bênçãos de Deus!
 (Foto: Divulgação Valdomiro Nascimento)

O Vaqueiro, com as Bênçãos de Deus!

Por Valdomiro Nascimento

Com muita alegria e respeito, faremos nesta Matéria uma homenagem ao Vaqueiro. Um homem temente a Deus e que cuida com amor e dedicação do seu rebanho.

Nasci na Fazenda Varjota, na Região do Povoado de Icozeira, no Município de Abaré, Bahia. Nas minhas memórias afetivas, lembro quando os Fazendeiros procuravam um lugar chamado Cantinho de Pedra às margens do Riacho da Várzea, que havia chovido mais, para levar o gado por um período determinado. Eles faziam um curral improvisado, chamado “caiçara”, também casinhas de terra e choupanas. Todas as Famílias viviam em total harmonia. Para as esposas, faziam uma cama de varas, com forquilhas fincadas no chão, chamada isidora (veja a foto encontrada na Internet) e cobriam com esteiras ou colchões cheios de lâ de seda ou capim. Os homens e as crianças dormiam em redes. Que saudades dessa linda etapa de minha vida!

Cama de varas isidora 

Para mim, todos eram Vaqueiros, pois cuidavam das vacas e dos bezerros com toda a atenção necessária. Sempre com muito amor pelos animais.

Na foto da Capa desta Matéria, o Vaqueiro Alan Pereira Barros, conhecido como Alan do Gado, da Fazenda Boqueirão, na Região de Icozeira.

Alan Pereira Barros 

O Dia Nacional do Vaqueiro é celebrado no dia 29 de agosto. Foi criado através da Lei número 11.797, de 29 de agosto de 2008, no Congresso Nacional, para homenagear e reconhecer a importância do Vaqueiro na História da Cultura Brasileira. Além disso, existem outras Leis e iniciativas que reconhecem ou regulamentam atividade do Vaqueiro e as Vaquejadas, como a Lei 12.870, de15 de outubro de 2013, que reconheceu a Profissão do Vaqueiro. Também existem iniciativas Estaduais e Municipais que instituem o Dia do Vaqueiro em suas respectivas Regiões, como a Bahia, que comemora o Dia Estadual do Vaqueiro no último domingo de agosto.

Seguindo todas as orientações dos Órgãos Ambientais, veja as Festas dos Vaqueiros em alguns Municípios deste nosso querido Sertão Nordestino.

Abaré

A Festa é realizada todo ano no sábado de aleluia, na Capela do Anjo Perdido de Abaré. Os Vaqueiros o chamam de "Padrinho" e há muitos anos visitam a Capela construída no local, em grande Procissão, com várias manifestações religiosas.

Os organizadores do acontecimento religioso: Marcos Roberto Tolentino Pereira, Ismael Janivaldo Gomes Correia - Vandoca (in memoriam), Álvaro Roberto Rodrigues (filho de Antonio de Doca) e Generrito Possidônio, entre outros.

“O Anjinho Perdido”

Generrito Júnior 

Um dia não sei se lindo,

saiu de casa um menino,

seguindo assim seu destino.

Cortando um Sertão ardente,

sozinho e tão inocente,

seguia assim sua mente.

Com ele tanta pureza,

cercado de tanta beleza,

em meio a natureza.

Procurando um pé de gente,

mas não achou nem semente,

que lhe pudesse ajudar.

Mesmo assim não entristeceu,

em um córrego adormeceu,

partiu com o nosso Deus,

e lá no céu foi morar.

Hoje o menino é lenda,

Promessas e até Novenas,

Fiéis têm muitas centenas,

também é o conselheiro dos nossos queridos Vaqueiros,

que a ele vivem a chamar.

De menino tão carismático,

a anjo Dionato,

que vive a nos ajudar.

Rodelas

A Missa dos Vaqueiros foi criada em 2001, durante a celebração dos Festejos de São João Batista. Os primeiros organizadores: Jeová Lopes “Seu Geó”, Lourenço Pereira Lima, Leno, Bidado, Avelar, José Almir, Zé de Venâncio,  Chico de Odilon, Lourinho, Renan, Marquinho Teles da Lotação, entre outros.

Durante anos, existiu a ACVR – Associação de Criadores e Vaqueiros de Rodelas, criada por Avelar, Lourenço Júnior, Roberta de Zé Amir e Patrícia de Ratão.

Atualmente muitos Vaqueiros e Colaboradores fazem parte deste grande Evento Cultural e Religioso: Zé dos Porcos, João Beu, Zé Pilantra, Jocélio de Zé Pilantra, Mazinho Vaqueiro, Batista de Sinhara, João de Chila, Louro, Joãozinho de Carmina, Lucinho, Ratão, Júnior filho de Renan, os gêmeos Emanuel e Etanael,, Zé Venâncio, Chico de Odilon, Nestor, Adailton, Severino de Sá, Seu Jerônimo, Zé de Mariquinha, Manoel de Mariquinha, João Batista Almeida, Oséas Almeida, Charles Simonal Soares de Almeida, João de mariquinha, Amando Rezende (in memoriam), e muito, muito mais.....

Este ano, a Missa será realizada no dia 22 de junho.

No próximo dia 31 de maio, sábado, será realizada a 1ª. Cavalgada do Assentamento Por do Sol. Na organização: Patrícia, Ratão e Geraldo de Joaninha.

Chorrochó

No mês de julho acontece a importante Missa dos Vaqueiros, Evento que começou por um grupo de amigos no ano de 1983, liderado pelo então Prefeito Municipal José Juvenal de Araújo. Com muito carinho, Adriana Maria de Araújo Menezes celebra com todos os Vaqueiros um marco na Cultura de Chorrochó e toda a Região. A Festa dos Vaqueiros é tão importante para Chorrochó que Autoridades de todo o Estado frequentam anualmente o Evento.

Curaçá

A Festa dos Vaqueiros de Curaçá é uma das referências do nosso povo. Acontece sempre no primeiro final de semana de Julho e atrai turistas de várias Regiões do País, o que torna a Cidade conhecida como a Capital dos Vaqueiros. 

Foi fundado também o Clube dos Vaqueiros de Curaçá.

Nossos agradecimentos a todos que ajudaram na construção desta Matéria, em especial a: Valdeny Bernardo do Nascimento, Lourenço Júnior, João Batista Almeida Sobrinho, Patrícia de Ratão, Edmundo Alves da Silva e Osmar Filho Silva da Fonseca.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


Joana Darc

22/05/2025 - 07:22:36

Parabéns aos sertanejos bravos da nossa região!


Miguel Carvalho

22/05/2025 - 06:45:10

Grande Valdomiro. Linda reportagem sobre os bravos homens e mulheres vaqueiros (as) da nossa região. Parabéns pela iniciativa.


Nestor Soares

22/05/2025 - 04:29:59

nestorsoares.arte@gmail.com Linda reportagem sobre esses valentes personagens da nossa cultura sertaneja, parabéns amigo Valdomiro!


Rosilene Carvalho Maciel Santiago

22/05/2025 - 02:57:25

Que linda homenagem a saga dos vaqueiros do Sertão da Bahia.Salve todos os Vaqueiros da Nossa Região. Parabéns Valdomiro Nascimento 95rw


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!