As Belezas de Rodelas: “Uma Cidade Musical, Cultural, Poética, Romântica e Apaixonante”!
Por Valdomiro Nascimento
Escrever sobre a História de Rodelas é uma grande felicidade para mim. Tudo aqui é lindo e apaixonante.
A Velha Cidade está guardada no Rio São Francisco.
A Nova Cidade é o reflexo da cultura, da musicalidade e do desenvolvimento de um Povo inteligente, alegre, religioso e feliz. Assim é Rodelas!
Veja nesta Matéria, uma pequena homenagem a algumas pessoas que contaram e contam, até aqui, as Belezas de Rodelas.
Afonso Paulino dos Santos
Um Artista completo. Tocava vários instrumentos. Com os amigos, José Rezende de Almeida, Rufino Erânclito, Manoel Erânclito, Francisco Vitor, João de Deus, Manoel Rezende (Manela), Lula de Afonso (Lula Preto), Dandoca e Osvaldo Gonçalves Fonseca animaram as Serenatas, os Bailes, os Carnavais, os Saraus, os Assustados, os grandes Encontros Culturais. Sempre foi uma referência musical. Muito vaidoso e elegante, cantava e tocava vários estilos para agradar a todos.
As amigas Delzuita, Alvina, Gracinha de Leriva e Mércia de Aurinha (ela foi Rainha do Carnaval) faziam parte dos Eventos Festivos.
Em Rodelas tem a Travessa Seresteiro Afonso Paulino em sua homenagem, colocada pelo então Prefeito João da Mata Fonseca.
José Rezende de Almeida
Seuzé, como era carinhosamente conhecido, ainda na infância revelou aptidão e dons para a música ao cantar nos denominados Dramas ou Teatro Musical, comuns nos áureos tempos da educadora Dulcina Cruz Lima, primeira Professora de Rodelas.
José Rezende de Almeida aprendeu a tocar violão, cavaquinho e outros instrumentos. Era filho de João Rezende de Almeida e Josefa Gomes de Rezende. Animava festejos na pequena Terra Natal (cantando e tocando nas missas, nos aniversários, nas festas juninas, nos carnavais e outros folguedos entre jovens e adultos). Juntou-se aos amigos, os irmãos João e Afonso Paulino dos Santos, Cassemiro Rezende, Artur Lucas de Almeida, o multi-instrumentista Osvaldo Fonseca, dentre outros. Ficou eternamente conhecido como “o Grande Seresteiro”.
Em Rodelas tem a Rua do Seresteiro José Rezende de Almeida, uma homenagem do Prefeito da época João da Mata Fonseca. Veja a foto da Capa desta Matéria.
João Moisés da Silva - João de Deus
João Moisés da Silva, conhecido carinhosamente como João de Deus, viveu entre 1943 e 2007, era filho dos indígenas Antonio Moisés da Silva e Maria Clara da Conceição. Desde pequeno tinha vocação para a música.
Aos 08 (oito) anos ganhou o seu primeiro instrumento musical das mãos do Capitão João Gomes Apako, desde então aprendeu a tocar sozinho, tornando-se assim um grande tocador e animador dos Eventos da Comunidade Tuxá, como também nas Cidades vizinhas.
Tocava em Serenatas, nos Blocos de Carnaval, nas Alvoradas, nos Festejos Juninos e nas Novenas do nosso Padroeiro São João Batista. Finalizou sua caminhada no Grupo de Seresta “Garganta Inflamada”.
Casou-se com a indígena Djalva Carmina Gomes, com quem gostava de dançar, animando todas as Festas, com muita alegria e muita vontade de viver e ser feliz. Era uma grande liderança Tuxá, trabalhando de sol a sol e defendendo os direitos de seu povo.
João Rezende Filho - Dandoca
É impossível falar de João Rezende Filho e não citar o quanto era admirável seu amor por Rodelas, seus conterrâneos, sua Família. Todo esse amor foi expresso através de sua viola e das canções que sempre encantavam. Mesmo tendo ido embora de Rodelas ainda moço, Dandoca, como era carinhosamente chamado, marcou gerações com sua alegria e generosidade.
Todo aquele que teve a felicidade de conhecer Dandoca, tem uma história bonita para contar e uma canção que faz os olhos brilharem, com a lembrança de um momento com esse violeiro. O homem partiu, mas o violeiro ficou eternizado no coração dos rodelenses!
Osvaldo Gonçalves Fonseca
Seu Osvaldo Fonseca, um filho ilustre de Rodelas, deixou um legado de inteligência, sabedoria, musicalidade, amor por sua Família e seus muitos amigos. Compôs músicas, tocou vários instrumentos, cantou e encantou a todos.
Participou de muitos Eventos, como Missas Festivas, Bailes, Serenatas, Assustados, Festejos Juninos, Desfiles Cívicos, Carnavais, Alvoradas e muito mais. Deixou músicas inesquecíveis como “Adeus Rodelas” e “Recordação de Rodelas”. Foi um enérgico Jogador do Time Amarelo, uma das tradições culturais de Rodelas. Contou sua bela História!
Márcio Assuério Fonseca Soares
Márcio Soares “O Forrozeiro” viveu entre 1979 e 2015. Deixou um legado inesquecível no universo musical. Cantou, tocou e compôs vários estilos, como sertanejo romântico, arrocha, samba e pagode (era Maestro da Banda Alagatinga) e até marchinhas de carnaval.
Mas, foi no forró que Márcio Soares se consagrou, tendo gravado três CDs. Tinha 03 (três) composições autorais: “Vem Cá de Novo”, “Só Pra Seu Prazer” que gravou com a participação do renomado Cantor e Compositor Targino Gondim e “Ostentação Nordestina” que gravou com a participação do consagrado Cantor e também Compositor Flávio Leandro. Pelo seu grande talento, despontava para uma carreira brilhante que já tomava outras paragens, além de Rodelas.
Deixou um enorme legado na cultura de Rodelas. Fez muito sucesso no tradicional São João e no Carnaval. Contou sua brilhante História!
O Município de Rodelas é muito especial.
Um lugar de vanguarda!
Eugênio Paccelli Soares de Moura
Em recente entrevista, Eugênio Paccelli Soares de Moura, “Geninho de Moura” (estudou em Salvador), falou pelo seu amor por Rodelas e lembrou fatos marcantes de uma Cidade tão amada.
Com os amigos Carlinhos de Euclecina, Sales de Alda e Mundinho de João de Néu, fundaram a Banda Os Fascinantes do Som. Fizeram muito sucesso, tocando em Bailes nos Clubes da Cidade e em Cidades vizinhas. Misturam Teatro nas apresentações e receberam um carinho apelido de “Três Louros e um Maluco”.
Na época tinha um atuante Grupo Jovem, sempre defendendo o meio ambiente, os movimentos políticos e culturais, com muito sucesso. Geninho citou alguns nomes: Quidinho, Betinha Novais, Célia de Cidália, Sandro de Netinha, Rogério, Romero, Paula e Adriana filhos de Nestor, Aldenir, Cassinha de Geninho, Lelea de Agenor, Etinho de Laudicéia, Ana de Osvaldo, Lúcia Bernadete, Rosinha de Etinho, Corrinha de Edite e muito mais jovens......
Romário Carvalho
Romário Carvalho é Músico, Artista de Teatro, Professor de Música e se apresenta em diversos Eventos da Cidade, como Festas Corporativas, Casamentos, Festas de 15 anos, Missas, etc. Foi aluno do saudoso Maestro Mestre Lau (Ladislau José dos Santos) da Filarmônica Florêncio Lima de Almeida, a Primeira Filarmônica de Rodelas.
Atualmente dirige a Escola Municipal de Música “Caminho Musical Banda de Pífanos”, resgatada por ele em 2021 e conta com o apoio do Prefeito Emanuel Rodrigues Ferreira e da Primeira Dama Wilma Almeida Soares Ferreira.
Durante muitos anos a Banda de Pífanos fez sucesso nas apresentações da Cidade. Entre eles, seu José Vitor, seu Nelo, seu Luiz. Agora, uma nova Turma de alunos já está contando uma nova História musical.
Romário também faz parte da Banda Metal Frevo, com Ari, Tiago e Juarez, animando as Festas de Rodelas.
Edy Carlos Vieira
O indígena Edy Carlos Vieira, ou simplesmente Edinho, é Cantor e Compositor. Começou a gostar de música aos 12 (doze) anos, vendo seu Tio Pedro Vieira tocar e nunca mais parou. Atualmente se apresenta em vários Eventos, como Casamentos, Festas Corporativas, etc.
No final desta Matéria, veja o vídeo da Música “Velha e Nova Rodelas”, composta, toca e cantada por ele.
Parabéns para este rodelense multifacetado!
João Batista - JB
João Batista, ou apenas JB, é um Cantor e Compositor muito conhecido e amado pelos rodelenses. Começou com seu pai Rufino dos Santos e faz parte do cenário dos grandes Artistas desta Terra.
Em vários Eventos Culturais da Cidade, JB está presente, fazendo sucesso!
Ana Rezende
Ana Rezende é uma Cantora e Compositora muito conhecida na Cidade. Filha do Artista Osvaldo Gonçalves Fonseca, começou a tocar sozinha, mexendo no violão do pai. Suas Apresentações são belíssimas.
Rodelas e seus encantos! Parabéns Ana!
Pedro Vieira Cruz
Pedro Vieira Cruz, indígena da etnia Tuxá em Rodelas. Na década de 1980 compôs várias músicas retratando o período difícil vivido pelos Tuxás, quando suas terras foram inundadas em virtude da construção da Barragem de Itaparica.
Pedro Vieira canta suas composições exaltando sua Família, a natureza e a importância do Rio São Francisco na vida dos Indígenas Tuxás.
Suas Apresentações suas imperdíveis!
Rafael Menezes
Rafael Menezes, o Rafa Vaqueiro, canta e encanta grandes plateias. Atualmente, mudou seu estilo musical, cantando Arrocha. Segundo a sua nova Gravadora, o estilo brega está agradando muito.
Mais um Artista rodelense fazendo sucesso!
Kadu Freire
Kadu Freire canta todos os estilos e agrada, principalmente, o público Jovem. Nos grandes Eventos Culturais da Região sua presença é marcante!
Parabéns Kadu pelo Sucesso!
Valkylan Rocha
Valkylan Rocha é Cantor e Compositor rodelense de muito sucesso. Começou sua carreira aos15 anos e hoje tem um trabalho reconhecido. Canta vários estilos, se apresenta em toda a Região.
Seu caminho é iluminado!
Agradecemos a todos que ajudaram a construir esta Matéria, em especial a: Veronice Almeida (Veró), Paulo Afonso dos Santos, Rita de Cássia Soares Sá (Cassinha de Péricles), Maria do Carmo dos Santos (Carminha de Toinha de João Grosso), Tiago Everson dos Santos Ramos, Osvaldo Rodrigues Feliciano, Francisco Rezende (Tico), Euania Gomes da Silva Justino, Betinha Novais, Ana Rezende, Lúcia Bernadete, Jaquinho de Seu Matinha, Cassinha de Geninho, Romário Carvalho, Marly Souza, Edy Carlos Vieira (Edinho), Jonathan Bruno e Cícero Raul pai de Kadu.