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Professor Galdino

Governo do Estado de Alagoas anuncia oficialmente o projeto Trem do Imperador

Publicada em 15/02/23 às 15:10h - 761 visualizações

Antônio Galdino com www.instagram.com/tv/Cor7uZvrImh/?igshid=MDJmNzVkMjY=


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Link da Notícia:

Governo do Estado de Alagoas anuncia oficialmente o projeto Trem do Imperador
 (Foto: Antônio Galdino e acervo do autor)

Novamente circulando nas redes sociais a retomada do projeto de revitalização de parte da Estrada de Ferro Paulo Afonso, construída entre Piranhas/AL e Jatobá/PE (a antiga Petrolândia).

O nome Petrolândia foi dado a Jatobá justamente para homenagear o Imperador D. Pedro II que mandou construir essa estrada de ferro que permitiu a ligação do baixo com o médio São Francisco, cuja navegação era interrompida pelas quedas d`água de Itaparica e a Cachoeira de Paulo Afonso que ficavam no meio desse caminho.

Há 11 anos atrás, em 27 de janeiro de 2012, na gestão da Prefeita Melina, de Piranhas, foi feita grande festa na cidade, que mereceu a cobertura da imprensa regional e a presença de deputados e senadores alagoanos, quando foi apresentada a Maria Fumaça (foto acima) e se anunciou a reconstrução de um trecho dessa estrada de ferro, também conhecida como Estrada de Ferro Piranhas Jatobá, com a extensão de apenas 12 quilômetros, para fins turísticos, indo de Piranhas até o Mirante da Barragem/Usina de Xingó.

Na ocasião, a Prefeitura Municipal de Piranhas prestou homenagem a 50 ex-ferroviários com a entrega de um troféu réplica da Maria Fumaça. (primeira edição.com.br)

Em matéria de 30 de abril de 2019, o blogsdagazetaweb.com informa que :“A locomotiva que estava em Piranhas foi levada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e não voltará mais aquela cidade, porque será utilizada no projeto de passeio turístico entre o bairro de Jaraguá em Maceió e a reserva ambiental na Usina Utinga Leão em Rio Largo. A locomotiva, mesmo estacionada, em uma praça no sitio histórico de Piranhas, havia se transformando em um ponto de atração turística, mas nos últimos anos se encontrava abandonada.”

Na campanha política para o governo do Estado de Alagoas no ano de 2022 foi amplamente divulgado o interesse do candidato Paulo Dantas de retomar o projeto de reativação da Estrada de Ferro Paulo Afonso no trecho de 30 quilômetros, entre os municípios alagoanos de Piranhas, Olho Dágua do Casado e Delmiro Gouveia. 

Conversamos sobre o assunto com pessoas ligadas ao governo de Alagoas e com o Professor Edvaldo Nascimento e o pesquisador e turismólogo Luiz Ruben, este um apaixonado por estudos sobre as estradas de ferro, tendo publicado dois livros sobre esta Estrada de Ferro Paulo Afonso e todos confirmaram ser este um dos projetos do candidato Paulo Dantas, que já exercia o mandato e que foi eleito governador de Alagoas nas eleições de 2022.

Com essas informações apresentei uma matéria neste site, que pode ser revista no link abaixo, onde, não só aplaudia muito essa ideia como sugeri aos mentores desse projeto que, nesta ou numa segunda etapa, ampliassem nova atração turística até o Complexo de Angiquinho, ao lado da Cachoeira de Paulo Afonso, já tombado pelo Governo de Alagoas como Patrimônio Histórico e também localizado no território de Delmiro Gouveia.

Agora, vejo circular nas redes sociais e enviaram também para mim a nota do Instagram que transcrevo a seguir, sobre esse belíssimo e oportuno projeto que, com toda certeza será um grande propulsor do turismo nesta região nordestina.

Link da matéria publicada neste site em 11/09/2022.

https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/colunistas/651716/1

Vejam a nota que circula nas redes sociais:

Governo do Estado de Alagoas por meio da Secretaria de Comunicação, anuncia oficialmente o projeto Trem do Imperador. Divulgado no plano de governo do candidato @paulodantasalagoas, agora parece sair do papel.

O aproveitamento turístico desse antigo leito ferroviário é ideia antiga, desde o final dos anos 90 vários projetos foram anunciados, porém nunca executados, sendo o mais recente de 2012.

O projeto prevê a reativação de parte do percurso original da antiga Estrada de Ferro Paulo Afonso, entre as cidades de Piranhas (antiga estação principal), Olho D'água do Casado e Delmiro Gouveia, que eram estações intermediárias.

A EFPA foi um empreendimento do governo imperial construída entre 1878-1883, que tinha o objetivo de ligar socialmente e economicamente o baixo e o alto Rio São Francisco. Funcionou até 1964, quando foi desativada pela regime militar.

 #tremdoimperador

#estradadeferropauloaffonso

#estradadeferropauloafonso

#piranhasalagoas

https://www.instagram.com/tv/Cor7uZvrImh/?igshid=MDJmNzVkMjY=




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1 comentário


F. Nery Jr.

15/02/2023 - 19:07:37

Hora de os nossos representantes, prefeito e deputados na Assembleia e na Câmara Federal pularem dentro como dizem os americanos e participarem da visão do governador Paulo Dantas com o objetivo de desenvolver o turismo em Paulo Afonso. Clicando na rubrica Colunistas/professor Nery, na tarja superior do site, matéria assinada por mim em 14.09.22 - Um trem para Paulo Afonso - que pode acrescentar alguma coisa.


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