noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Regional

Morre Voldi Ribeiro, Sociólogo, aposentado da Chesf, escritor, pesquisador da história do cangaço, aos 63 anos

Publicada em 20/01/21 às 20:28h - 4070 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Morre Voldi Ribeiro, Sociólogo, aposentado da Chesf, escritor, pesquisador da história do cangaço, aos 63 anos  Compartilhar a noticia Morre Voldi Ribeiro, Sociólogo, aposentado da Chesf, escritor, pesquisador da história do cangaço, aos 63 anos  Compartilhar a noticia Morre Voldi Ribeiro, Sociólogo, aposentado da Chesf, escritor, pesquisador da história do cangaço, aos 63 anos

Link da Notícia:

Morre Voldi Ribeiro, Sociólogo, aposentado da Chesf, escritor, pesquisador da história do cangaço, aos 63 anos
 (Foto: Cedidas por Rubinho e Alcivandes)


Uma triste notícia circulando nas redes sociais dá conta do falecimento do sociólogo, escritor, aposentado da Chesf, Voldi Moura Ribeiro.

A notícia chegou ao conhecimento do também escritor e seu grande amigo Luiz Ruben no final tarde desta quarta-feira, 20 de janeiro, que foi informado pela secretária do Padre Antônio que mora em uma fazenda próxima da fazenda de Voldi Ribeiro, no município de Jatobá-PE, onde ele estava morando ultimamente.

O Padre Antônio pediu para informar a Luiz Ruben que Voldi Ribeiro foi encontrado morto, vítima de um infarto.

Voldi nasceu em Picos, no Piauí, em 1957. Estudou no Recife, onde fez Ciências Sociais, Sociologia, na Universidade Católica de Pernambuco.

Foi admitido na Chesf no ano de 1977 e teve atuação importante no apoio às ações da Chesf para os reassentamentos dos moradores que precisaram ser deslocados dos municípios que foram inundados com a construção da barragem de Itaparica.

Concluído esse trabalho, Voldi ocupou uma assessoria da Administração da Chesf em Paulo Afonso que cuidava, dentre outras atividades, dos contratos relacionados a administração da Usina de Angiquinho por outras instituições.

Como sociólogo, era um apaixonado pelos estudos e pesquisas relacionadas ao Nordeste e ao cangaço e foi justamente nessa área que deixa uma grande contribuição quando, com o apoio do Padre Celso da Anunciação encontrou documentos que provam que o nascimento de Maria Gomes, conhecida como Maria Bonita, a companheira de Lampião, o Rei do Cangaço, que nasceu no Povoado Malhada da Caiçara, hoje pertencente ao município de Paulo Afonso, foi no dia 17 de janeiro de 1910 e não no dia 08 de março de 2011, como sempre foi divulgado até por renomados escritores sobre esse tema.

Voldi defendeu essa sua descoberta em um dos eventos do Cariri Cangaço, publicou inicialmente no jornal Folha Sertaneja e no ano de 2019 publicou esse seu achado sobre a data do nascimento de Maria Bonita no livro Lampião e o nascimento de Maria Bonita.(Editora Oxente. Paulo Afonso-BA. 2019).

O livro, de 196 páginas, ricamente ilustrado com fotos e documentos inéditos, traz vários textos do Padre Celso da Anunciação, Luiz Ruben Alcântara e de Frederico Pernambucano de Melo, que faz também o seu Prefácio.

Além do seu trabalho na Chesf, onde contribuiu de forma grandiosa para a região Nordeste, esta sua obra é um marco muito importante para os estudiosos do cangaço e da história do Nordeste brasileiro.

Muitos escritores de Paulo Afonso que conviveram com Voldi Ribeiro, estão pesarosos com a sua partida. Aos familiares e aos amigos, nos solidarizamos nesse momento de tristeza e dor.

Muitos escritores da Academia de Letras de Paulo Afonso, embora Voldi ainda não fosse membro dessa instituição, deixaram sua tristeza no grupo de Whatsapp, como Rubinho Lima, o diretor da Editora Oxente, que fez o seu livro, Jotalunas, Luiz José, Professor Fernando, Luiz Ruben e Ângela, seus amigos de longa data e muitos outros. 

O escritor, poeta e Professor de História, Alcivandes Santana, membro da ALPA e autor da poesia chamada Maria Bonita, especialmente criada para ser publicada na última capa do livro de Voldi Ribeiro – Lampião e o nascimento de Maria Bonita, além de externar o seu sentimento de perda e de dor postou nas redes sociais uma foto ao lado de Voldi com a mensagem que é o sentimento de muitos... (Antônio Galdino)





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

11 comentários


Maria Cleonice Vieira Peixoto (Cléo)

22/01/2021 - 15:42:14

Voldi deixa saudade, muita saudade! Um amigo e colega admirado, respeitado; um homem inteligente, competente e realizador. Tive a honra de produzir a capa de seu livro Lampião e o Nascimento de Maria Bonita. É lamentável a perda de um homem bom e do bem. Deus te receba com o mesmo carinho que você nos dedicava! Meus sentimentos à família.


ANA KARLLA BANDEIRA DE ALBUQUERQUE

21/01/2021 - 16:22:49

Meu querido amigo,Voldi!Foi com muita tristeza que recebi a noticia de seu desencarne, desde então oro para que os bons espíritos de luz o recebam e cuidem de teu espírito junto ao Pai. Vou ficar com saudades de nossas conversas, sempre regadas a discussões filosóficas, espiritualistas e a troca de experiências vividas por cada um de nos durante todos esses anos de amizade. Do carinho, atenção e o respeito dado a nossa amizade. Abraços fraternos, aos queridos Victor, Camilla e Bruno e demais familiares. Ana Karlla Albuquerque


AURELIO ALVES DE VASCONCELOS

21/01/2021 - 14:26:00

Voldi, que Deus lhe acolha na vida eterna. Voldi foi companheiro e profissional que muito colaborou com os projetos da Chesf. Deus confortará os familiares e amigo.


Prof. Galdino

21/01/2021 - 13:45:00

Recebemos, no grupo de Whatsaap da ALPA o texto a seguir, da filha de Voldi e resolvemos compartilhar com todos que estão acompanhando esse acontecimento:"Prezados amigos e amigas, muito obrigada pelas condolências e pelas palavras de conforto!Painho está nos braços do Pai e só tenho que agradecer pelos momentos que tivemos neste último ano. Ainda tive o privilégio de convivência com ele recentemente , entre natal e ano novo até a semana passada; foram excelentes essas 3 semanas que ele esteve em nossa casa, um querido! Amoroso e cuidadoso conosco.Estou no Recife e aguardo meu irmão Victor chegar dos Estados Unidos para prosseguirmos com os ritos finais, dignos que painho merece.Só gratidão pelas palavras de conforto e pelo carinho de todos e todas!! Obrigada obrigada..."


Vicente damasceno

21/01/2021 - 13:41:31

Pude participar por muitas visitas a anjiquinho acompanhando Voldi que muito contribuía nas palestras aos que o procuravam que com muita dedicação sabia dizer da admiração e conhecimento das histórias de lampião e Delmiro Gouveia duas matérias de destaque na nossa região. Que o Grande Deus lhe conceda repouso eterno e conforto aos demais familiares4


Renata Cunha

21/01/2021 - 12:46:32

Meus sentimentos à família e amigos ... que Deus conforte e alivie a dor nesse momento ..... 🙏🏻


Edmilson da Silva Santos

21/01/2021 - 11:43:40

Condolências, quê Deus conceda um bom descanso e conforte toda família😔😔😔🙏🙏🙏🙏


JOÃO PAULO AGUIAR

21/01/2021 - 11:38:27

VOLDI-DESCANSA EM PAZ.FOI BOM TÊ-LO COMO AMIGO


Paulo Roberto

21/01/2021 - 08:31:37

Caro colega da antiga ETFPe em Recife fizemos curso Eletrotécnica, e companheiro tb da Chesf deixa saudades aos amigos, peço conforto a todos os seus.


Dario

21/01/2021 - 08:09:55

Grande perda!!! Meus pêsames a família. Que descanse em paz


José Dantas Neto

20/01/2021 - 21:32:11

Lamentável! Trabalhamos juntos por vários anos. Que sua alma descanse em paz.h2595i


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!