Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Opinião/Reflexão/Crônica

CAMPANHA RESPEITE NOSSAS MENINAS!

18 de maio - Dia Nacional de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes

Publicada em 20/05/21 às 14:06h - 326visualizações

por Aroldo José dos Santos - Venerável Mestre - Loja Maçônica Cavaleiros da Acácia


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação Loja Maçônica Cavaleiros da Acácia)

A Corporação Maçônica da Bahia (CMB) com o apoio da Loja Maçônica Cavaleiros da Acácia, de Paulo Afonso-BA, lançou a edição 2021 da campanha ‘Respeite nossas meninas’. A iniciativa objetiva incentivar a população a denunciar, através do disque 100, situações em que ocorrem suspeita de abuso de crianças e adolescentes.

A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

Durante todo o mês de maio a campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração infantil é vinculada em meios de comunicação e realizada por órgãos públicos e não governamentais, com panfletos informativos, passeatas e palestras, para alertar a sociedade e mobilizar no combate desse problema.

Os alarmantes dados da violência infantil

Crianças com idade entre 1 e 5 anos são as mais susceptíveis à violência. De acordo com os dados registrados, o abuso sexual ocorre na maioria das vezes com meninas.

As agressões também são maiores com o gênero feminino e na adolescência, entre 10 e 14 anos, encontra-se grande parte dos casos.

De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, no período de 2011 a 2017 as ocorrências de violência sexual corresponderam a 31,5% contra crianças (58.037 notificações) e 45,0% contra adolescentes (83.068 notificações), e observou-se um aumento de 83% nos casos de violência contra crianças e adolescentes.

Viva a Maçonaria Viva!

 

 

Aroldo José dos Santos

Venerável Mestre

Loja Maçônica Cavaleiros da Acácia

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2021 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12