noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Opinião/Reflexão/Crônica

Primeiras impressões da França

Em viagem de estudos à França, o colunista Professor Francisco Nery Júnior, membro da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA, envia seu primeiro texto como Correspondente do jornal Folha Sertaneja

Publicada em 30/08/19 às 23:11h - 1187 visualizações

Francisco Nery Júnior


Compartilhe
Compartilhar a noticia Primeiras impressões da França  Compartilhar a noticia Primeiras impressões da França  Compartilhar a noticia Primeiras impressões da França

Link da Notícia:

Primeiras impressões da França
Capitole - Toulouse  (Foto: dicasparis.com.br/2018/08/pontos-turisticos-de-toulouse)

Depois de quase 24 horas zanzando em aeroportos, o lado ruim de uma viagem (imagine o leitor quem viaja várias vezes ao ano), chegada em Toulouse no sudoeste da França. Do aeroporto para a minha casa na França, vários anjos de extrema educação e gentileza mandados por Deus. Meninas estudantes sempre dispostas a ajudar com a mais fina educação. Os franceses não têm empáfia nem olham para ninguém de cima para baixo. Também não se relacionam um com o outro como se cada um estivesse ameaçado. A velha história que a melhor defesa é o ataque.

A dona do apartamento alugado, um só poço de amabilidades. Os funcionários da escola onde iniciarei meu curso de aperfeiçoamento na língua francesa cumprem o dever de receber e orientar com paciência e esmero. Nas ruas e nas esquinas, quando meu francês oral ainda incipiente não dá conta, a comunicação é em inglês. Nenhum sinal que o francês não [gosta de] fala inglês.

Ao acordar após uma noite reparadora, abro a janela do quarto e a França dos grandes pensadores se descortina à minha frente. O sabor que sempre senti nas leituras dos clássicos agora sentia no panorama revelado. Vi os revolucionários do passado glorioso ávidos de liberdade, igualdade e fraternidade. Cheguei a ver o adolescente Gavroche nas idas e vindas da assistência aos revoltosos do levante que ainda não daria certo.

E assim segue o primeiro relato das impressões do correspondente do site na sua segunda estada na França. Há que ficar registrada a importância das experiências na Chesf e no Ciepa, acrescida da consideração dos companheiros e companheiras de Paulo Afonso, para a realização desta experiência.

Francisco Nery Júnior

Correspondente de Toulouse para o Jornal Folha Sertaneja – Paulo Afonso/BA

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Marajana

31/08/2019 - 22:32:40

Nery, sua passagem pela Europa e a troca de informações com seus conterrâneos fortalece nossos lacos de amizade. Sua partilha de informações eleva o nosso espírito a viajar também!


Manuel B. Reis

31/08/2019 - 06:00:27

Parabéns por seu merecido aprendizado. Lhe esperamos de volta em breve.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!