noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

19 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Publicada em 19/09/24 às 13:35h - 110 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 19 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 19 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 19 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

19 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

19 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Hoje, 19 de SETEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 19 de SETEMBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

19 de Setembro de 2021 - Ator Luis Gustavo, grande nome da TV brasileira, morre aos 87 anos

19 de Setembro de 1991 - Múmia de 5.300 anos é encontrada nos Alpes italianos

19 de Setembro de 1990 - Estreia o filme Os Bons Companheiros

19 de Setembro de 1985 - Terremoto devastador arrasa a Cidade do México

19 de Setembro de 1921 - Nasce o educador Paulo Freire, autor da "Pedagogia do Oprimido"

19 de Setembro de 1893 - Nova Zelândia é o primeiro país do mundo a liberar o voto feminino

Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

19 de Setembro de 2021

Ator Luis Gustavo, grande nome da TV brasileira, morre aos 87 anos

O ator Luis Gustavo morreu em 19 de setembro de 2021, aos 87 anos, em Itatiba (SP). Há três anos ele se tratava de um câncer no intestino, doença que causou sua morte. O artista marcou a história da TV brasileira ao interpretar personagens populares como Beto Rockfeller, Mário Fofoca e Vavá.

Filho de um diplomata espanhol, Luis Gustavo nasceu em Gotemburgo, na Suécia. Ainda criança, se mudou com a família para o Brasil. Ele começou sua carreira artística trabalhando nos bastidores. Por cinco anos, foi contrarregra, auxiliar de iluminação e cinegrafista.

Nos anos seguintes, tornou-se assistente de direção de vários programas, entre eles, o teleteatro TV de Vanguarda. Foi lá que ele fez a sua estreia como ator, na peça "Mas Não se Matam Cavalos", de Horace McCoy. Logo depois, atuou em sua primeira novela, "Se o Mar Contasse", na TV Tupi, em 1964. Na mesma emissora, atuou em "O Sorriso de Helena", "O Direito de Nascer", "O Amor Tem Cara de Mulher'' e “Estrelas no Chão".

Em 1968, foi o protagonista da novela Beto Rockefeller, na TV Tupi, considerada um marco da TV brasileira. A obra modernizou o gênero, apresentando personagens realistas, tramas modernas e atuações mais naturais. Em 1976, Luis Gustavo foi contratado pela Rede Globo, onde atuou em inúmeras atrações de sucesso.

Mário Fofoca, seu personagem na novela "Elas por Elas" (1982), fez tanto sucesso que rendeu um seriado próprio e um filme. Ele também interpretou outros personagens que marcaram época, como Victor Valentin, em "Ti Ti Ti" (1986), o radialista Juca Pirama, em "O Salvador da Pátria" (1989) e Vavá, no seriado "Sai de Baixo" (entre 1996 e 2002).

Luis Gustavo era pai de Jéssica Vignolli Blanco, fruto de seu casamento com a também falecida atriz Desirée Vignolli, sua ex-companheira. Também era tio dos atores Tato e Cássio Gabus Mendes.

Imagem: TV Globo/Divulgação

VEJA MAIS em

https://veja.abril.com.br/cultura/morre-luis-gustavo-um-dos-maiores-icones-da-tv-brasileira

PESQUISE também em outras fontes

19 de Setembro de 1991

Múmia de 5.300 anos é encontrada nos Alpes italianos

Ötzi ou Múmia do Similaun é uma múmia masculina bem conservada com cerca de 5 300 anos. A múmia foi encontrada por um casal de alpinistas, nos Alpes orientais, em 1991, num glaciar perto do monte Similaun, na fronteira da Áustria com a Itália.

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%96tzi

PESQUISE também em outras fontes

 

19 de Setembro de 1990

Estreia o filme Os Bons Companheiros

No dia 19 de setembro de 1990, estreava nos cinemas dos Estados Unidos o filme Os Bons Companheiros, do diretor Martin Scorsese. A produção, estrelada por Ray Liotta, Robert De Niro, Lorraine Bracco e Joe Pesci, foi baseada no best-seller livro Wiseguy (1986), escrito pelo repórter investigativo Nicholas Pileggi, de Nova York. Na obra de não-ficção, ele conta a verdadeira história de Henry Hill (Liotta), mafioso que se tornou informante do FBI, entre as décadas de 50 e 80. O filme Os Bons Companheiros ganhou seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Pesci levou a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação como o mafioso psicótico Tommy DeVito.  Os Bons Companheiros teve um bom desempenho nas bilheterias, arrecadando R$ 46,8 milhões só nos Estados Unidos, superando o orçamento de US$ 25 milhões.

Martin Scorsese já havia se consagrado como diretor em produções anteriores e pela parceria de trabalhos com Robert De Niro. Ambos estiveram juntos em Taxi Driver (1976), Touro Indomável (1980) e O Rei da Comédia (1982). Após Os Bons Companheiros,  em que De Niro interpretou o mafioso irlandês Jimmy Conaway, o ator trabalhou com Scorsese em Cabo do Medo (1991) e Casino (1995). Posteriormente, Scorsese também dirigiu Gangues de Nova York (2002), O Aviador (2004) e Os Infiltrados (2006), que lhe rendeu seu primeiro Oscar de Melhor Diretor, após cinco indicações anteriores na mesma categoria.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Goodfellas

PESQUISE também em outras fontes

  19 de Setembro de 1985

Terremoto devastador arrasa a Cidade do México

No dia 19 de setembro de 1985, por volta das 7h20 da manhã, um terremoto de 8,1 graus na escala Richter, na costa mexicana no Pacífico, sacudiu a Cidade do México durante alguns minutos. Com o tremor, sete mil pessoas morreram oficialmente, mas as estimativas indicam que este número pode ter sido em torno de 35 mil. Após o tremor, grupos de resgate conseguiram salvar quatro mil pessoas dos escombros, incluindo três crianças que ficaram três dias sob as ruínas do Hospital Juarez. A comunidade internacional levou ajuda a 250 mil desabrigados. Ao todo 50 mil pessoas ficaram feridas.

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_da_Cidade_do_M%C3%A9xico_de_1985

PESQUISE também em outras fontes

 19 de Setembro de 1921

Nasce o educador Paulo Freire, autor da "Pedagogia do Oprimido"

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 no Recife, capital do estado brasileiro de Pernambuco. Filho de Joaquim Temístocles Freire, capitão da Polícia Militar de Pernambuco e de Edeltrudes Neves Freire, Dona Tudinha, Paulo teve uma irmã, Stela, e dois irmãos, Armando e Temístocles. A irmã Stela foi professora primária do Estado. Armando, funcionário da prefeitura da cidade do Recife, abandonou os estudos aos 18 anos, não chegou a concluir o curso ginasial. Temístocles entrou para o Exército. Aos dois, Paulo agradece emocionado, em uma de suas entrevistas a Edson Passetti, pois começaram a trabalhar muito jovens, para ajudar na manutenção da casa e possibilitar que Paulo continuasse estudando.

Freire morreu de um ataque cardíaco em 2 de maio de 1997, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a complicações em uma operação de desobstrução de artérias. 

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Freire

PESQUISE também em outras fontes

19 de Setembro de 1893

Nova Zelândia é o primeiro país do mundo a liberar o voto feminino

Em 19 de setembro de 1893, o governador da Nova Zelândia, Lord Glasgow, assinou uma nova lei eleitoral que tornou o país o primeiro do mundo em que as mulheres tinham o direito de votar nas eleições parlamentares. Essa conquista foi o resultado de anos de esforço das sufragistas neozelandesas lideradas por Kate Sheppard. A campanha sufragista na Nova Zelândia fazia eco ao amplo movimento do final do século XIX pelos direitos das mulheres, que se espalhou pela Grã-Bretanha e suas colônias, Estados Unidos e norte da Europa. As sufragistas neozelandesas foram inspiradas pelas ideias de igualdade de direitos defendidas por John Stuart Mill (1806-1873), pelas feministas britânicas e pelos esforços da União de Temperança Cristã da Mulher (sigla em inglês, WCTU), fundada em 1873 nos Estados Unidos.

VEJA MAIS em

https://ensinarhistoria.com.br/linha-do-tempo/nova-zelandia-garante-direito-de-voto-a-mulher/

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!