1ª Cia de Infantaria completa 71 anos e homenageia cidadãos de Paulo Afonso e de Jeremoabo
Antônio Galdino
A 1ª Companhia de Infantaria, “A Guardiã da Energia do Nordeste”, realizou, no dia 29 de abril, a Solenidade Militar em comemoração ao seu 71º aniversário de criação, completados naquela data.
Durante a cerimônia, foram entregues as premiações aos destaques do 1º Exercício de Longa Duração, bem como os Diplomas de Amigos da 1ª Companhia de Infantaria 2025 e o Diploma de Colaborador Emérito do Exército.
(Foto 1ª CI)
No encerramento, o Grupamento de Veteranos da 1ª Companhia de Infantaria desfilou em continência ao Comandante desta Organização Militar, antecedendo o desfile da tropa, como forma de rememorar os feitos marcantes ao longo de suas trajetórias à serviço da Pátria.
A atividade contou com a presença de autoridades civis e militares, empresários locais, veteranos, amigos, familiares e integrantes da sociedade pauloafonsina. (Ascom-1ª Cia. de Infantaria).
(Foto Arq. Jornal Folha Sertaneja)
Histórico
Criada pela Portaria 54-47-Res, de 29 de abril de 1954 e tendo como destino a região da Usina Hidrelétrica do São Francisco, em Paulo Afonso-BA., esta unidade militar do Exército Brasileiro foi organizada em 07 de fevereiro de 1955, no quartel do 19º Batalhão de Caçadores (19º BC) em Salvador-BA., e teve como primeiro Comandante nomeado o Capitão Teófilo Benedito Ottoni, incorporando 24 jovens conscritos.
Em 25 de janeiro de 1957, embarcou para Paulo Afonso o 1º contingente de militares que deveria permanecer guardando as instalações da Companhia, constituído por 1 (um) 3º Sargento, 2 (dois) Cabos e 10 (dez) Soldados.
(Foto Arq. Jornal Folha Sertaneja)
Em 24 de fevereiro de 1958 assumiu o comando o Capitão Jayro Salgado Ramos.
Em 10 de abril de 1958, o 1º Pelotão de Fuzileiros da 1ª Companhia Independente de Fuzileiros deslocou-se para Paulo Afonso, ampliando o efetivo da Organização Militar nesta região, comandada pelo Tenente Geraldo Rodrigues dos Santos.
Em 1º de junho de 1958, a Companhia recebe autonomia administrativa, ainda nas instalações do 19º BC e, em 1º de janeiro de 1969 tem seu nome alterado de 1ª Companhia Independente de Fuzileiros para 1ª Companhia de Infantaria, nome que permanece até os dias atuais.
(Fonte: https://cmne.eb.mil.br)
(Foto Antônio Galdino)
O Aniversário dos 71 anos da 1ª Cia. de Infantaria, sediada em Paulo Afonso foi comemorado nas instalações dessa unidade militar do Exército brasileiro, na Rua da Harmonia, Bairro Chesf, onde o seu comandante, Ten. Cel. Marcelo Balbi de Souza Lima recebeu autoridades civis e militares de Paulo Afonso, assim como os homenageados e seus familiares e familiares dos militares que ali trabalham.
(Fotos Antônio Galdino)
Sob o olhar atento do Duque de Caxias, a tropa e também os veteranos militares que já prestaram serviços nessa guarnição militar desfilaram nesta festa de aniversário, sempre muito orgulhosos, em todos os eventos militares e cívicos realizados em Paulo Afonso. À frente, o Capitão Paz, ex-aluno do Colégio Paulo Afonso, destacou no seu Instagram esse seu orgulho.
(Foto Antônio Galdino)
“Os Veteranos desfilaram e prestaram uma justa homenagem a 1° Cia de Infantaria, em Paulo Afonso-BA, por ocasião da passagem do seu aniversário de 71 anos.
A grande maioria presente no desfile, incorporou o "ESPÍRITO DE INFANTE" quando incorporou ao Exército Brasileiro, através dessa importante Organização Militar.” (Cap Paz)
(Foto Antônio Galdino)
O comandante da 1ª Cia de Infantaria, Tenente Coronel Marcelo Lima fez a entrega do Diploma de Amigo da 1ª Cia. Inf. ao Prefeito Mário César Barreto Azevedo, a militares, secretários e diretores de órgãos da Prefeitura, empresários e a comunicadores, jornalistas de Paulo Afonso e de Jeremoabo. O prefeito de Paulo Afonso estava em viagem a Salvador e foi representado pelo vice-prefeito Pedro Macário Neto.
(Foto de vídeo/celular)
Entre os secretários municipais, foram homenageados Anderson Tavaves (Koca), secretário de Cultura e Esportes, Jamile Coelho, secretária de Meio Ambiente.
(Foto de vídeo/celular)
Professor Galdino com membros da Academia de Letras de Paulo Afonso - a partir da direita: Francisco Nery Jr. João de Sousa Lima, Antônio Galdino, Roberto Ricardo, Marcos Antônio Lima e Isac de Oliveira. Também estiveram presentes Jorge Henrique e Sebastião Leandro de Moraes. - O homenageado agradece pela presença. Foto: Pazur.
Também foi agraciado com esse diploma de Amigo da 1ª Cia de Infantaria o jornalista, escritor, professor Antônio Galdino da Silva, pelo seu trabalho e especial divulgação dos eventos e história desta unidade do Exército brasileiro em Paulo Afonso, tanto no site www.folhasertaneja.com.br como nas páginas do Jornal Folha Sertaneja nos seus mais de 21 anos de atividades.
(Foto 1ª CI)
Outro comunicador que foi homenageado foi o radialista, apresentador, comunicador e repórter da Jeremoabo TV, Jovino Manoel Fernandes Alves que, além do Diploma de Amigo da 1ª Cia. Inf., também recebeu o Diploma de Colaborador Emérito do Exército.
Em sua fala, o comandante da 1ª CI, Ten. Cel. Marcelo Lima falou da longa história de 71 da criação desta unidade militar, criada com finalidade do proteger as usinas hidrelétricas instaladas pela Chesf a partir de 1949 nesta região, daí a 1ª Cia. de Infantaria ter sido chamada de ‘A Guardiã da Energia do Nordeste.”
Falou da relação de parceria que o Exército em Paulo Afonso, mantém com as prefeituras, câmaras de Vereadores e instituições civis, religiosas e militares da cidade e da região.
A festa dos 71 anos de vida da 1ª Cia de Infantaria de Paulo Afonso foi encerrada com bolo de aniversário e lanche para todos os presentes.
(Com informações do Ten. Cruz – Ascom/1ª Cia de Infantaria e arquivos do Jornal Folha Sertaneja e site www.folhasertaneja.com.br)
(Foto 1ª CI)
Homenageados com o Diploma Amigo da 1ª Cia. de Infantaria
Mário César Barreto Azevedo
Cel PM Antônio Batista de Macedo Júnior
Ten. Cel. PM Marcos Davi Santos Pinto
Jamillie de Souza Coelho
Juliana Santos Guedes Tenório
Biorni Matos Oliveira
Anderson Tavares Correia
Jovino Manoel Fernandes Alves
Antônio Galdino da Silva
André Farias Faustino
Anderson de Oliveira Andrade
Marcos de Sousa Dantas
Lucas da Silva Ramos
Leonardo Rocha Pereira da Silva
Ruan Felipe da Silva
Janderson Henrique Pereira da Conceição
Antônio Carlos Lucena Júnior
Joel José dos Santos
(Ascom/1ª Cia de Infantaria)