noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Memória Viva

Paulo Afonso terá um museu e um teatro

Publicada em 22/12/22 às 18:03h - 631 visualizações

Antônio Galdino com informações da Ascom/PMPA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Paulo Afonso terá um museu e um teatro  Compartilhar a noticia Paulo Afonso terá um museu e um teatro  Compartilhar a noticia Paulo Afonso terá um museu e um teatro

Link da Notícia:

Paulo Afonso terá um museu e um teatro
 (Foto: Divulgação Ascom PMPA)

Meses atrás, em uma reunião com os professores Antônio Galdino, Jovelina Ramalho e Jotalunas Rodrigues, da diretoria da Academia de Letras de Paulo Afonso, o Secretário de Cultura e Esportes Dernival Oliveira recebeu uma chamada de vídeo do ex-deputado federal e ex-presidente da Chesf José Carlos Aleluia para falar do projeto, de iniciativa dele, de trazer para Paulo Afonso um Museu regional, com foco especial na produção de energia hidrelétrica, como parte de um conjunto cultural que também inclui um teatro com capacidade de cerca de 300 lugares.

Os membros da diretoria da ALPA puderam interagir com o engenheiro José Carlos Aleluia e mostraram a ele o seu contentamento com esta decisão de trazer esse equipamento para Paulo Afonso.

Aleluia justificou esse interesse falando do seu tempo como presidente da Chesf e também como deputado federal e sua ligação afetiva com o município e das grandes amizades que fez nesta cidade, dentre elas a do Prefeito Luiz de Deus que sempre o apoiou nas suas eleições.

Depois da conversa com e engenheiro Aleluia, ela continuou com o Secretário de Cultura que adiantou que esse equipamento será construído, provavelmente, em área ao lado do atual quartel do 15º Grupamento de Bombeiros de Paulo Afonso, no complexo dos lagos do Touro e Sucuri, Aurora e Balneário Abelardo Wanderley.

O responsável pela construção desse equipamento em Paulo Afonso será o Instituto Pedra, de São Paulo, sobre o qual o acadêmico da ALPA, economista e turismólogo Luiz Ruben Bonfim teceu os maiores elogios, fundamentado também pelo grande número de projetos realizados por essa instituição em várias cidades do Brasil como mostra a sua página na internet: https://institutopedra.org.br/

O assunto ficou adormecido por alguns meses mas agora chega a confirmação, divulgada em nota da Assessoria de Comunicação da Prefeitura que o projeto toma forma em Paulo Afonso.

Veja a nota da Ascom/PMPA sobre esse assunto:

Município é contemplado com Museu de Paulo Afonso, que contará com dispositivos interativos e tecnológicos, através da Lei Rouanet

A preservação da história do município e a sua importância na geração de energia elétrica, contará com uma ferramenta para guardar a memória para as futuras gerações – o Museu de Paulo Afonso. O equipamento cultural chegará à capital da energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC).

O local reunirá dispositivos interativos e tecnológicos, para abordar assuntos relacionados à história e cultura da região de Paulo Afonso, aliada à relação geográfica com o Rio São Francisco e questões ligadas a sustentabilidade, meio ambiente, uso da água e geração de energia, projetando a região para o futuro.

Este equipamento cultural, em projeto arquitetônico a ser desenvolvido, deverá contar com teatro/auditório para aproximadamente 350 pessoas e áreas externas destinadas a lazer e entretenimento com um mirante para se observar o entorno.

O projeto, que será realizado por meio de acordo de cooperação entre a Prefeitura de Paulo Afonso e o Instituto Pedra, teve como incentivador para contemplação do município o ex-deputado federal pelo Estado da Bahia, José Carlos Aleluia. “Por ter uma ligação muito grande com Paulo Afonso, sugeri que este equipamento fosse destinado para o município, uma vez que é cercado de uma grande história; sendo um marco no desenvolvimento da região e, consequentemente do país, com a geração de energia e suas belezas naturais, que são referências”, fala Aleluia.

O acordo de cooperação é um instrumento por meio do qual são formalizadas as parcerias estabelecidas pela administração pública com organizações da sociedade civil para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco que não envolvam a transferência de recursos financeiros, como prevê o Artigo 2º da Lei 13.019/14, do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).

À administração municipal caberá a concessão do terreno, com área de 13 mil m². O Instituto Pedra ficará responsável pelo levantamento de recursos financeiros e materiais, através de leis de incentivo fiscal, patrocínio empresarial, editais públicos e privados de fomento à cultura e doações, para a elaboração de projetos de arquitetura e museografia para construção e implantação de equipamento cultural.

“Acreditamos que o acordo de cooperação permitirá uma soma de esforços muito relevante, entre ambas instituições, para desenvolvimento da cidade de Paulo Afonso através da cultura e da educação”, ressalta o diretor presidente do instituto, Luiz Fernando de Almeida.

O Instituto Pedra é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolve ações no campo do patrimônio cultural a partir do propósito de valorizar os bens culturais considerando as suas dimensões simbólica, material e territorial.

Fundado em 2013, já realizou projetos nos estados de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, em parceria com instituições públicas e privadas. Dentre as atividades realizadas, incluem-se projetos arquitetônicos, gerenciamento e supervisão de obras civis de restauração e construção, planos de gestão de equipamentos culturais, gestão de acervos históricos e artísticos, projetos museográficos, publicação de livros, vídeos documentários e programas educativos com oficinas e visitas monitoradas. A maior parte desses projetos foram realizados através de programas de fomento à cultura, como a própria Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), através do PRONAC. (Ascom/PMPA)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!