noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Memória Viva

Apolinário Domingos Neto, o homem de um século

Publicada em 16/07/22 às 23:55h - 703 visualizações

Marcos Antônio Lima


Compartilhe
Compartilhar a noticia Apolinário Domingos Neto, o homem de um século  Compartilhar a noticia Apolinário Domingos Neto, o homem de um século  Compartilhar a noticia Apolinário Domingos Neto, o homem de um século

Link da Notícia:

Apolinário Domingos Neto, o homem de um século
 (Foto: Divulgação Marcos Antônio Lima in https://marcospoetalima.blogspot.com/)

Privilegiado somos nós, assim como aqueles que puderam, e ainda podem degustar, com o coração, da agradável companhia de Apolinário Domingos Neto, a Pedra Mor do Povoado Colônia. A saga nordestina, narrada pelo poeta Marcos Antônio Lima, na obra De Gameleira à Colônia, hoje, 16 de julho de 2022, o seu protagonista completa um século de existência. Viver 100 Anos não é para qualquer um, são para aqueles seres extraordinários, assim como é Seu Apolinário.

 – Corre que o menino tá nascendo – Gritou dona Estelita em meio à balbúrdia que antecede ao parto. As “lamparinas do sertão”, como eram conhecidas as parteiras, romperam quarto adentro para dar caminho à luz da vida. Os gritos angustiantes denunciavam a dilacerante dor da maternidade. Algum instante depois se ouviu o estralar de uma tapa, seguido de um choro. E como todo ser humano, nasce, apanha e chora, nascia ali naquele dia 16 de julho de 1922, um dos mais vigorosos varões que o sertão já vira. A sua pele escura fazia contraste com os vivácidos olhos que mais pareciam faróis de estrelas. A serenidade estampada em seu pueril semblante denotava paz de espírito. Houve certa mudança de clima seguido de uma calmaria angelical, algo parecia estar diferente do habitual na comunidade Mariana, naquele sertão bravio de Pernambuco. Seria o céu abençoando aquele ser pequenino que se tornaria protagonista de uma das mais belas sagas nordestinas?  Descendente de índio com negro, filho de Seu Manoel Domingos da Silva, e Maria Paulina de Jesus, aquele cafuzo estava predestinado pelo condão, a ser o grande e carismático líder dos gameleiros, ao qual deram o nome de Apolinário Domingos Neto, Apolinário significa “consagrado a Apolo” e Domingos “o que pertence ao senhor”. 

               Prólogo do livro: De Gameleira à Colônia, Uma Saga Nordestina – 2019 (Marcos Antônio Lima)

Micaely, Lucilene, Apolinário e Lola

Assim, Apolinário chega a um século de existência, com a certeza de que os holofotes da vida clareiam o palco dos autores de um tópico que a narrativa da Gameleira teima em não calar. No teatro das ocorrências que percorrem o sertão Santabrigidense, são “eles/as” astros/estrelas cintilantes. Uma história ainda tão latente e comovente, que chegamos a sentir os arrepios de emoção na alma deste grande homem, deste homem forte quanto o cedro, deste destemido guerreiro sertanejo denominado Apolinário Domingos Neto, ou singelamente: Seu Apolinário.

Marcos Antônio Lima, Apolinário Domingos, Micaely & Lucilene

Feliz Aniversário, meu amigo querido. Que o Senhor nosso Deus continue abençoando a sua jornada, que seja ela tão longa e incontáveis quanto as estrelas no céu.

Beta. Bá, Apolinário, Lola, Djalma e Budú





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


Socorro Mendonça

18/07/2022 - 06:36:05

Parabéns seu APOLINÁRIO !A sua caminhada é realmente encantadora. Hoje Vive momentos de alegrias e vitórias colhendo os frutos das batalhas travadas neste século, onde com certeza presenciou dores e perdas, superou todos os embates por merecimento da misericórdia divina. DEUS te abençoe.


Marcia Denise Martins Xavier da Silva

17/07/2022 - 10:05:37

Uma linda homenagem merecido a esse home itegro de xaratw um explo que Deus continue lhe abençoando saúde muitos anos de vida receba meu abraço


Marcos Antônio Lima

17/07/2022 - 08:20:04

Grato, meu querido amigo e nobre presidente da ALPA (Academia de Letras de Paulo Afonso), Prof. Antônio Galdino, pela publicação da matéria.


Elizabeth Reis

17/07/2022 - 00:17:23

Que lindo!!!!100 anos bem vividos com saúde e paz.Muitos e muitos anos de vida.Que Deus abençoe, proteja e guarde.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!