Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Meio Ambiente

Tombamento do Umbuzeiro do Coreto aconteceu nesta sexta-feira (10)

Publicada em 10/06/22 às 18:49h - 265 visualizações

por Antônio Galdino com Ascom/PMPA


Compartilhe
Compartilhar a notícia Tombamento do Umbuzeiro do Coreto aconteceu nesta sexta-feira (10)  Compartilhar a notícia Tombamento do Umbuzeiro do Coreto aconteceu nesta sexta-feira (10)  Compartilhar a notícia Tombamento do Umbuzeiro do Coreto aconteceu nesta sexta-feira (10)

Link da Notícia:

Tombamento do Umbuzeiro do Coreto aconteceu nesta sexta-feira (10)
 (Foto: Divulgação Ascom PMPA e Arq. Jornal Folha Sertaneja)

A Prefeitura de Paulo Afonso, por uma ação da Secretaria de Meio Ambiente que tem como gestor o Professor Ivaldo Sales Jr. e em parceria com as Secretarias de Cultura e Esportes, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Educação promoveu nesta sexta feira um ato belíssimo, dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente em Paulo Afonso, que foi o tombamento do velho umbuzeiro, árvore símbolo do sertão que existe na Praça do Coreto. Ele estava nos fundos de uma casa de taipa que foi derrubada sem que se tivesse essa sensibilidade de agora.

O Umbuzeiro da antiga Rua A, do Acampamento da Chesf, existe neste lugar não se sabe exatamente desde quando. Mas sabe-se que quando a hidrelétrica iniciou a construção dessas casas do seu Acampamento, existia nesse espaço onde se construiu um coreto, uma casa de taipa que foi aproveitada pela empresa e ali funcionou, por anos, como chapeira, lugar onde os empregados deixavam uma placa na entrada do serviço. Esta casa chegou a ser conservada pela Chesf por muitos anos e no fundo dela havia uma árvore que seria esse umbuzeiro ainda pequeno. (Veja na foto de baixo)

A importância do umbuzeiro para o nordestino é muito grande. Para os sertanejos é uma árvore sagrada e dessa árvore já falava Euclides da Cunha em seu livro Os Sertões.

Na edição Nº 02 do Jornal Folha Sertaneja do dia 23 de março de 2004, o jornalista Clementino Heitor de Carvalho também fala da importância dessa árvore para os sertanejos.

Nesse site www.folhasertaneja.com.br louvamos e aplaudimos a iniciativa da gestão municipal por esse gesto e, no dia 25 de maio deste ano, apresentamos uma matéria sobre esse tema, nesse site, que poderá ser acessada pelo link:

https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/colunistas/629068/1.

O umbuzeiro dá nome a cidades, como São Sebastião do Umbuzeiro, na Paraíba e a serras como a nossa Serra do Umbuzeiro, no Povoado Riacho e a importância e o valor que damos a esse tema nos fez também reproduzir esta matéria no Jornal Folha Sertaneja online, edição Nº 209, de 31 de maio de 2022, página 11.

Essa edição também pode ser acessada através do site www.folhasertaneja.com.br e esta e outras edições do jornal Folha Sertaneja online podem ser recebidas pelos interessados através de WhatsApp ou E-mail. Os que tiverem interesse em receber toda a edição do Jornal Folha Sertaneja online de maio de 2022 ou outras edições anteriores podem fazer esse pedido pelo WhastApp 75-99234-1740 ou pelo E-mail: professor.gal@gmail.com.

A preocupação com o meio ambiente tem sido externada também frequentemente neste site e jornal Folha Sertaneja pelo Professor Francisco Nery Jr, da ALPA e pela própria Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA - que já esteve várias vezes com gestores do município apresentando sugestões para esta área.

No ano de 2020, a ALPA produziu um livro chamado Rio São Francisco em Prosa e Versos, com muitos textos dos acadêmicos de Paulo Afonso e reportagens diversas do jornal Folha Sertaneja, defendendo esse precioso tesouro que, pela sua existência, fez nascer o município de Paulo Afonso e vários outros dos Estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco e que, pela energia hidroelétrica de suas águas, das usinas de Paulo Afonso, desde quando ainda era Forquilha, fez com que o Nordeste tivesse a sua história dividida em dois grandes capítulos: o Nordeste A/C (antes da Chesf) e o Nordeste D/C (depois da Chesf).

Renovamos os nossos aplausos à gestão municipal do Prefeito Luiz Barbosa de Deus, do seu secretário de Meio Ambiente, Ivaldo Sales Jr. e todos os que estão, de verdade, comprometidos com a preservação do rio São Francisco e do meio ambiente, que é o ambiente todo, por esse ato, na expectativa de outras ações futuras e formulamos votos de profícua gestão.

Antônio Galdino da Silva

Diretor do Jornal Folha Sertaneja (online)

Site www.folhasertaneja.com.br

Presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso

Tombamento do Umbuzeiro do Coreto aconteceu nesta sexta-feira (10)

Na manhã desta sexta-feira (10), foi realizada a cerimônia de tombamento do umbuzeiro, localizado na Praça do Coreto. A ação fez parte da Semana de Meio Ambiente e durante todo o dia terá atividade com exposição de produtos, apresentações culturais, passeio ciclístico e passeata ecológica no local.

O indivíduo remanescente da expansão urbana da Vila do Operários da Chesf, o umbuzeiro foi plantado na década de 40 no local. Mesmo com a expansão e o desenvolvimento da cidade, a empresa teve a sensibilidade de manter a árvore prezando pelo interesse e bem-estar da população.

A placa foi descerrada pelos secretários de Meio Ambiente, Ivaldo Sales, Infraestrutura, Francisco Alves, de Cultura e Esportes, Dernival Oliveira e do subsecretário de Educação, Pedro Gomes. A atividade também contou com a presença de escolas municipais e estaduais.

“Estivemos no Coreto para tombarmos o umbuzeiro pelo que essa árvore representa -  um instrumento de preservação, significado muito grande no contexto urbano, sua localização, sua raridade, sua beleza, sua condição de portar as sementes representa muito bem o tombamento que hoje realizamos aqui. A Secretaria de Meio Ambiente, o prefeito Luiz de Deus, nós estamos muito satisfeitos com esta Semana de Meio Ambiente. Agradeço a todos que participaram e pelas parcerias”, diz o secretário Ivaldo Sales.

Ascom/PMPA




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Socorro Mendonça

11/06/2022 - 05:55:32

Parabéns pela iniciativa da preservação e tombamento do umbuzeiro do coreto! Ele deve ser visto como árvore histórica deste local pois é um ponto de espera, de descanso e de encontro dos que por ali passam. A idéia do tombamento do umbuzeiro na SEMANA DO MEIO AMBIENTE foi magnífica.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2022 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12