Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Local

Reunião entre Prefeitura e Univasf aborda formação prática dos alunos de medicina sobre transformação do HNAS em hospital universitário

Publicada em 15/06/22 às 22:47h - 364 visualizações

Ascom/PMPA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Reunião entre Prefeitura e Univasf aborda formação prática dos alunos de medicina sobre transformação do HNAS em hospital universitário  Compartilhar a noticia Reunião entre Prefeitura e Univasf aborda formação prática dos alunos de medicina sobre transformação do HNAS em hospital universitário  Compartilhar a noticia Reunião entre Prefeitura e Univasf aborda formação prática dos alunos de medicina sobre transformação do HNAS em hospital universitário

Link da Notícia:

Reunião entre Prefeitura e Univasf aborda formação prática dos alunos de medicina sobre transformação do HNAS em hospital universitário
 (Foto: Divulgação Ascom PMPA)

Na tarde desta terça-feira (14), o prefeito Luiz de Deus recebeu em seu gabinete representantes do curso de medicina da Univasf e membros da Comissão de Acompanhamento e de Monitoramento de Novas Escolas Médicas (Camem), para tratar questões pertinentes a formação prática dos estudantes, com a utilização da rede municipal de saúde, bem como o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS).

O vice-prefeito Marcondes Francisco e o secretário de Saúde, Adonel Júnior, entre outros membros da Univasf, como os professores George Dantas e Reginaldo Júnior, o advogado da gestão Aderval Tenório e servidores da Secretaria de Saúde também participaram.

O prefeito Luiz de Deus reforçou a importância da parceria.   “Essa parceria entre a Univasf e a Prefeitura é fundamental, sem essa união nada funciona”. Ele relembrou os investimentos na Saúde em 2021, que girou em torno de R$ 150 milhões, e os transtornos causados com a custeio do Nair. “Estamos passando por dificuldades por assumirmos sozinhos o Nair, mas tive o compromisso com a população de Paulo Afonso e mantenho, porém precisamos que os outros entes assumam porque está ficando inviável”, diz o prefeito.

No encontro, o secretário Adonel ressaltou a parceria com a instituição de ensino, reforçando que as unidades do município já recebem os alunos para estágio. “Reforçamos a nossa parceria e compromisso na inserção dos estagiários em diversos equipamentos de saúde do município. Essa reunião com a Camem é de grande importância para estreitarmos ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido”.

O coordenador do colegiado do Campus Paulo Afonso, Sidney Leão, expressou a importância dessa reunião, onde foram colocadas questões pertinentes ao HNAS. Sidney lembrou que desde o acordo estabelecido em 2015, a unidade pertence a Univasf, porém desde 2020 está sendo administrada pela Prefeitura.  “Foi uma reunião muito propositiva e de alinhamento da transformação do HNAS em hospital universitário, inclusive essas tratativas vêm avançando no âmbito dos ministérios da Saúde e Educação. Nossa perspectiva é que em 2023 tenhamos essa reforma e a nova transição, saindo do município para Eberseh”.

O vice-prefeito Marcondes Francisco relembrou a sua ida à Brasília, nos últimos dias, onde esteve com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falando sobre o Nair e o gasto que a gestão municipal está tendo para custear sozinha a unidade de saúde. “Estive em Brasília e reafirmei com o ministro que não é justo Paulo Afonso bancar com o hospital Nair sozinho, sendo que recebe pessoas de outros Estados. Isso está causando um transtorno ao cofre público e o correto é a união assumi-lo, por meio da Ebersh”, frisa.

Ascom/PMPA




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!