noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Local

Loja Brisa, de Adeilda e Salvador Xavier, muda para a Avenida Apolônio Sales

Publicada em 30/10/19 às 23:29h - 1681 visualizações

Antônio Galdino com Sérgio Xavier


Compartilhe
Compartilhar a noticia Loja Brisa, de Adeilda e Salvador Xavier, muda para a Avenida Apolônio Sales  Compartilhar a noticia Loja Brisa, de Adeilda e Salvador Xavier, muda para a Avenida Apolônio Sales  Compartilhar a noticia Loja Brisa, de Adeilda e Salvador Xavier, muda para a Avenida Apolônio Sales

Link da Notícia:

Loja Brisa, de Adeilda e Salvador Xavier, muda para a Avenida Apolônio Sales
 (Foto: Antônio Galdino Negrito Alcântara)

Os nomes de Adeilda e Salvador Xavier estão associados aos primeiros tempos do nascimento da cidade de Paulo Afonso.

Ele, vindo das terras de Floresta do Navio, em Pernambuco, onde nasceu em 1934. Chegou em Paulo Afonso quando ainda era Forquilha e Vila Poty, em 1953 e continuou trabalhando no comércio, como já fazia lá em Floresta. Atuou, ao longo da vida, quase sempre como tesoureiro muito respeitado, em tudo que é instituição séria de Paulo Afonso, ao longo de mais de 60 anos, dentre elas a Liga Social Católica, Lions Clube e  Associação Comercial de Paulo Afonso, de que foi um dos fundadores.

A adolescente Adeilda, filha do Sr. Lúcio Xavier, Sapateiro do comércio da Rua da Frente, hoje Avenida Getúlio Vargas também chegou a Paulo Afonso por esse tempo, no início dos anos de 1950 e sempre teve também uma profícua atuação nas atividades pró desenvolvimento deste município, desde quanto era apenas Vila Poty.

Adeilda, atuante ainda no Lions Clube e na Associação Comercial, participou da criação e foi professora da primeira escola da Vila Poty, a Escola Evangélica Antônio Balbino, criada por Gilberto Oliveira e pelo Pastor João Cartonilho para atender às crianças que não tinham como estudar nas únicas escolas de Paulo Afonso, as da Chesf, onde só estudavam os filhos dos empregados da hidrelétrica.

Os dois se olharam, se gostaram e namoraram por oito anos até que Seu Lúcio achou que já podiam se casar, como afirmou o saudoso Euclides Batista Filho em uma de suas crônicas.

Juntos criaram, há dezenas de anos, a Loja Brisa, de confecções finas e acessórios para a mulheres de Paulo Afonso e região.

A Loja Brisa, que ocupava o espaço pioneiro da loja do Sr. Lúcio Xavier mudou de endereço neste mês de outubro de 2019. Passou a oferecer os seus produtos da maior qualidade, agora, na Avenida Apolônio Sales número 890, bem ao lado da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e bem em frente da Prefeitura de Paulo Afonso.

Salvador Xavier e Adeilda são os pais de Silvinho, Celso e Sérgio Xavier.

Sérgio Xavier, que é jornalista, ecologista, desenvolvedor de inovações com tecnologias digitais, foi Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e trabalhou com Gilberto Gil, quando ele foi Ministro da Cultura, dentre outras muitas atividades, escreveu recentemente na coluna que tem no jornal Diário de Pernambuco, do Recife, um texto chamado Reinvente a sua idade, em que fala da grande capacidade de trabalho que os idosos de hoje vêm demonstrando em várias áreas do conhecimento e cita, com muita propriedade o exemplo familiar, que todos nós também aplaudimos e que reproduzimos com muita alegria.

Depois de citar o exemplo do Sr. “Antonio Joaquim de Santana, pernambucano de 115 anos, morador de Aliança (PE) que afirmou ‘Se Deus me der forças, espero viver mais uns 20 anos’, Sérgio Xavier, o primogênito de Salvador e Adeilda diz:

“Poderia destacar outros casos incríveis, mas peço licença para enaltecer um grande exemplo que tenho na família: minha mãe Adeilda (pertinho de completar 80 anos) e meu pai Salvador Xavier (com mais de 85) que jamais se acomodaram. Pernambucanos que nos anos de 1950 foram explorar novas oportunidades em Paulo Afonso (BA), quando a Chesf começou a construir usinas hidrelétricas no rio São Francisco, se apaixonaram e decidiram unir para sempre suas forças empreendedoras. Juntos, dirigem o empreendimento comercial com mais tempo de atividade na região. Recentemente, diante da crise econômica, poderiam ter encerrado as atividades, já que possuem condições de viver com rendas de aposentadoria. Ao contrário, renovando energias, resolveram criar um novo projeto e inauguraram a nova Loja Brisa. Uma obra realizada em tempo recorde, com o apoio do filho Sílvio, que mora na cidade e elegante projeto de Ana Patrícia Alcântara e Silva, uma jovem arquiteta e planejadora que também adora desafios e reinvenções!

Salvador e Adeilda continuam ousando e buscando novas tendências: aplicativos para comunicação ágil, trabalho mais perto de casa, atividade física diária, liderança e iniciativa. Nada de passividade. Admiráveis exemplos para aplaudir e seguir. Cada um no seu modo. Salvador se reinventa numa calma rara. Adeilda cria e anima todos em altíssima velocidade. E acabam se complementando, com poucas faíscas, pois o que prevalece é a compreensão e a admiração mútua. Atuam em diversos movimentos sociais e entidades filantrópicas, como o Lions Clube e, por tudo isso, são sempre homenageados e requisitados a fazer palestras inspiradoras e bem humoradas para jovens casais. Grande orgulho. Sérgio Xavier” –

Como informa Sérgio Xavier, a Loja Brisa – nome muito oportuno para o clima de Paulo Afonso – mudou do antigo endereço na Avenida Getúlio Vargas para a Avenida Apolônio Sales, 890, ao lado da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e bem em frente da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso.

(Antônio Galdino)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Carlos Rufino

14/04/2021 - 14:39:24

Bom dia!Sou amigo do casal, Salvador e Adeilda.Tenho grande respeito e admiração por toda a família!Hoje aniversário de Sra. Adeilda Xavier, gostaria de externar meus votos de felicidades e saúde. Parabéns!!Carlos RufinoFortaleza-ceará


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!