noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Aventura de Pezão de Pop na Transamazônica é lançada em livro no Moto Paulo Afonso 2024

SOB O OLHAR DE UMA POP NA TRANSAMAZÔNICA – BR-230

Publicada em 25/04/24 às 00:22h - 309 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Aventura de Pezão de Pop na Transamazônica é lançada em livro no Moto Paulo Afonso 2024   Compartilhar a noticia Aventura de Pezão de Pop na Transamazônica é lançada em livro no Moto Paulo Afonso 2024   Compartilhar a noticia Aventura de Pezão de Pop na Transamazônica é lançada em livro no Moto Paulo Afonso 2024

Link da Notícia:

Aventura de Pezão de Pop na Transamazônica é lançada em livro no Moto Paulo Afonso 2024
 (Foto: fotos: Arq. Jornal Folha Sertaneja - Banner do livro, do grupo de WhatsApp da ALPA)

Durante o todo o mês de abril de 2022, o motociclista pauloafonsino Flávio Mendonça, conhecido como PEZÃO, decidiu percorrer a Rodovia BR-230, conhecida como Transamazônica em toda a extensão, de Cabedelo, na Paraíba até Lábrea, no Amazonas, de uma forma inusitada.

Esse trajeto já foi feito por outros motociclistas, mas montados em potentes máquinas, de 800, 1000 cilindradas. O sertanejo Pezão quis provar que também podia fazer esse difícil trajeto, começando a sua viagem em Paulo Afonso, na Bahia e retornando por Goiás, Brasília num trajeto total de mais de 10 mil quilômetros em uma moto Honda POP110, de poucos recursos, se comparadas a outras grandes máquinas.

Este site www.folhasertaneja.com.br decidiu acompanhar toda a viagem de Pezão e durante todo o mês de abril de 2022 publicou reportagens deste editor, com informações, fotos e vídeos enviados por PEZÃO dos lugares em que ele decidia pernoitar.

Esta aventura vitoriosa do motociclista pauloafonsino Flávio Pezão, neto do pioneiro chesfiano Seu Vital e de D. Maria do Céu e orgulho dos pais Edigar e Socorro Mendonça, dos irmãos e de toda a família, mereceu a manchete da capa da Edição Nº 208/2022 do Jornal Folha Sertaneja - Flávio Pezão venceu a transamazônica numa POP110.

Este jornal (online), datado de 30 de abril daquele ano, destinou outras 5 páginas daquela edição para fazer uma retrospectiva diária desta aventura inédita de um motociclista pauloafonsino com uma moto de pequena cilindrada nesta estrada de longos trechos de lamaçal que cruza territórios indígenas e regiões de garimpo. A grande reportagem especial inicia na página 8 e segue até a página 12 com narrativas empolgantes e muitas fotos.

Nessa maratona motociclística, Flávio Pezão em sua POP110, ao concluir a Transamazônica e entrar em Rondônia na sua viagem de retorno, tinha percorrido 11 Estados brasileiros, sete (7) da Região Nordeste: Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão e quatro (4) da Região Norte: Tocantins, Pará, Amazonas e Rondônia, (já na sua viagem de retorno).

Vencidos os cerca de 4.300 km da Transamazônica – BR-230 – de Cabedelo, na Paraíba até Lábrea, no Amazonas, dos quais quase a metade, mais de 1700 km. eram de pura lama, no inverno da região Norte, que foi o foco central do objetivo de Flávio Pezão, ele decidiu voltar para sua casa em Paulo Afonso, pela região Centro-Oeste. 

Cruzou o Estado de Rondônia, na Região Norte, e entrou na Região Centro Oeste, percorrendo imensos territórios do Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. Depois, cruzou todo o Estado da Bahia, de Luiz Eduardo Magalhães até Paulo Afonso, totalizando mais de 10 mil quilômetros de estradas com sua Honda POP110.

Último dia da viagem – De Santa Bárbara a Paulo Afonso

Sábado, 30 de abril de 2022

Flávio Pezão saiu de Santa Bárbara na Bahia às 7:30 da manhã. Tinha pela frente 330 km, certamente de intensa emoção. Estava voltando para casa, vitorioso, para rever os pais amados, irmãos, esposa, filhos, amigos, que não abraçava há exatos 30 dias. Mas, a alegria dos abraços começou mais cedo. Ao chegar em Ribeira do Pombal, a agradável surpresa do irmão e da cunhada que estavam esperando por ele para escoltá-lo até Paulo Afonso.

Ao passarem em Jeremoabo ele subiu num platô, numa serra e ficou olhando para o horizonte e agradecendo a Deus. Estava a 80 quilômetros de casa, de sua Paulo Afonso, exatamente um mês depois de sua saída e totalmente vitorioso no seu propósito.

Por volta das 14 horas do sábado, 30 de abril de 2022, Flávio Mendonça, o Pezão, é recebido festivamente por familiares e amigos, motociclistas do Moto Clube Carcarás do Sertão e da AMO Regional, Val Oliveira, então Secretário Municipal de Cultura e Esportes e presidente do Moto Clube Cavalo Doido e muita gente numa grande festa no Posto em frente à Polícia Rodoviária Federal na entrada do Bairro Tancredo Neves.

Emoção intensa no abraço dos pais Socorro Mendonça e Edigar, da esposa Érica Karine, dos filhos Fernando e Isadora, dos irmãos, de familiares que vieram de vários lugares para abraçá-lo e acarinhá-lo depois desse grande feito.

O que Flávio Mendonça, Pezão, fez, essa aventura enorme em cima de uma moto popular de apenas 110 cilindradas, percorrendo todos os 4.260 km da estrada transamazônica, a BR-230 e destes, mais de 1700 km. de pura lama, no inverno da região Norte e ainda voltar para sua casa por outra rota, cruzando sete estados da região Nordeste, quatro estados da região Norte e dois estados e o Distrito Federal, na região Centro Oeste, totalizando mais de 10 mil quilômetros, em cima de uma pequena Moto Honda POP110, deu matéria diária no site www.folhasertaneja.com.br, capa e cinco páginas do Jornal Folha Sertaneja Ed. 208, de abril de 2022 e agora está sendo lançado em um livro que registra um grande feito de sua vida nessa expedição que percorreu metade do território brasileiro em exatos 30 dias de abril de 2022.

Tudo muito merecido pelo feito de Pezão que provou que também em uma pequena moto o espírito de aventura e de liberdade dos motociclistas pode ser também realizado!

E o livro de Pezão contando toda essa viagem – SOB O OLHAR DE UMA POP NA TRANSAMAZÔNICA – BR-230, chegou e estará sendo lançado na abertura do Moto Paulo Afonso, nesta quinta-feira, 25 de abril, das 18 às 21 horas, no estande da AMO Bahia.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

5 comentários


Flávio Pezão

29/04/2024 - 06:07:12

Agradeço o carinho expressado em palavras. Feliz em poder inspirar outras pessoas. Sonhos são realizáveis! Gratidão.


Edna Mendonça

25/04/2024 - 11:15:48

Meu sobrinho e afilhado querido. Sonho realizado, missão cumprida. Lembre-se que, ainda existem muitos para serem realizados e que vitórias só se consegue com empenho e sacrifícios. Vá em frente, DEUS vai te ajudar sempre.🍀🍀🍀🍀🕊️😘


Maria Luiza

25/04/2024 - 08:14:04

Parabéns ao meu sobrinho pelas conquistas. Desde criança sempre demonstrou seu desejo pelo novo e desafios. Meu respeito e amor incondicional a vc FAFAL Deus te abençoe e proteja sempre 😙 BSB 25/04/2024


Marcus Vinícius

25/04/2024 - 06:22:12

Com certeza, apoio totalmente iniciativas como essa do amigo Pezão, são histórias e não contos de quem fica sentado no sofá esperando a vida passar, show de bola e pode ter certeza que inspira a outros também o fazerem!


Claucio Cordeiro

25/04/2024 - 03:26:00

Essa não foi, apenas, uma aventura, e sim um grande desafio para o crescimento de um homem em busca da LUZ do conhecimento humano. Ao "caminhar" e enfrentar tantas situações extremas e adversas, tenho certeza e a convicção de que esse SER, não voltou de mãos vazias e sim de alma iluminada, podemos dizer que essa é uma lição de CORAGEM E FÉ. Continue na "PEREGRINAÇÃO", sendo um representante dessa família linda e abençoada! ESTAMOS, todos nós, cheios de GRATIDÃO pela PRESENÇA DO FEITO.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!