A História de Abaré: Onofre José Possidônio, um homem além do seu Tempo!
Por Valdomiro Nascimento
A partir desta Matéria, vamos homenagear Personalidades do Município de Abaré, na Região Norte da Bahia, que fizeram e/ou fazem parte da História.
Nosso primeiro homenageado será Onofre José Possidônio que deixou um grande legado político e construiu com sua esposa Maria Soares Possidônio (Dona Lili) uma maravilhosa família.
Natural de Abaré, nasceu na Fazenda Oteiro, no dia 28 de junho de 1915, filho de Brasilino José Possidônio e Eusteclina Gomes de Sá.
O casal teve seis filhos: José Fábio, José Ribamar, Magnólia, Silvandira, Arimatéa e Eusteclina.
Era Fazendeiro, Agricultor, Vaqueiro, Comerciante, gostava de música e uma boa leitura, preferindo os textos informativos e um excelente Pai de Família.
Iniciou sua longa carreira política como Vereador, pelo antigo PSD, no período de 1955 a 1959. Ainda pelo mesmo PSD, reelegeu-se consecutivamente para o período de 1959 a 1963 e já no período de 1963 a 1967, estava novamente na Câmara, dessa vez pelo PR.
Filiou-se posteriormente à ARENA e, sob essa legenda, reelegeu-se Vereador para os períodos de 1967 a 1970, 1970 a 1972, 1972 a 1977 e 1977 a 1983.
No último pleito municipal ocorrido em Abaré, de 1983 a 1988, tornou a eleger-se, dessa vez sob a legenda do PDS, com expressiva votação e esteve novamente no Legislativo, defendendo os mais legítimos interesses da população.
Foi Presidente da Câmara por duas vezes e ocupou outros cargos na Mesa por diversas vezes. Foi o Vereador que mais mandatos legislativos conseguiu no Município, podendo afirmar, sem medo de errar, que foi uma pessoa que muito lutou pelo progresso do Município e pelo bem-estar da coletividade.
Deu total apoio à construção de obras importantes para os munícipes, tais como: Prédios Escolares, Postos de Saúde, eletrificação, manutenção das estradas em boas condições de tráfego e melhorias em diversos outros setores, procurando sempre apoiar o Executivo, para que pudesse realizar uma boa Administração Municipal.
Representou dignamente todo o Município, dando total apoio à população mais carente, com doação de medicamentos, transporte de doentes e todo o tipo de assistência que lhe fosse solicitada.
Seu Onofre e Dona Lili, como eram carinhosamente conhecidos, construíram uma Família com muito amor e carinho.
Nas fotos, o sucesso de uma grande História!
Agradecemos a todos os seus familiares pelo apoio para a realização desta pequena Homenagem, especialmente a Miguel Carvalho, Ênio Possidônio, Neide Soares Possidônio, Carmem Célia Lima de Araújo Possidônio e Larissa Cerqueira Rodrigues Ferreira.
Caro Valdomiro. Como sabe, sou um apaixonado pelo resgate e a preservação da história, das memórias de pessoas e instituições da região, especialmente. Esse legado político, e as muitas outras histórias não escritas ainda desse senhor Onofre merecem um bom livro, bem mais completo, com depoimentos de parentes e amigos, contemporâneos que ainda estejam entre nós e seus descendentes. Reúna esse material, documentos históricos, histórias da família, veja cada uma das etapas de sua participação em tua terra, Abaré, e na região e faça esse livro, com o apoio da família, da prefeitura, da Câmara, de empresários da região. Mas faça isso logo, homem! Parabéns. Abraço fraterno. Professor Antônio Galdino - Jornal Folha Sertaneja - Paulo Afonso/BA.
REALMENTE! SEU ONOFRE ERA UMA PESSOA MUITO QUERIDA NA REGIÃO DE ABARÉ, PELA MANEIRA RESPEITOSA COMO TRATAVA AS PESSOAS QUE COM AS QUAIS TINHA ALGUM TIPO DE LIGAÇÃO. COM RELAÇÃO A SUA HISTÓRIA POLÍTICA, SEMPRE TRABALHOU EM PROL DA CIDADE, DEIXANDO UM LEGADO REPLETO DE VALORES. PARABÉNS VALDOMIRO! SEI QUE OUTRAS HISTÓRIAS SURGIRÃO DESSA SUA MENTE FÉRTIL, CHEIA DE INICIATIVA .
Vovô era incrível! E a gente se orgulha da trajetória que ele escreveu. Uma história linda cheia de lutas por nossa família e por seus ideais e nossa cidade.
Idéia muito positiva. Parabéns pela reportagem. Muito boa
Um exemplo e referência de político, cidadão e ser humano. Laíse, sua admiração pelo avô mantém viva sua memória e seu legado.
Grande homem, politico como poucos.Obrigada Valdomiro pela brilhante matéria. Meu avô, quanta saudades! Deixou seu legado e marcas bem relevantes na história política de Abaré.
Uma ótima iniciativa, parabéns!