Posse na Academia de Letras de Paulo Afonso
A ALPA em movimento
Francisco Nery Júnior
Em 18 de setembro, em solenidade no plenário da Câmara Municipal, presente o vereador Jean Roubert, membro da ALPA, representando o presidente Zé de Abel, o doutor Isac de Oliveira, presidente da academia, deu posse a dois novos membros. Receberam o fardão e o diploma a doutora Ana Elizabeth Cavalcanti Santa Rita e o professor Jorge Ricardo Henrique dos Santos. Orgulhosos na plateia, os familiares dos empossados com a notória relevância da professora Ivalda Lúcia Henrique Santos, mãe do professor Jorge, professora do Sistema Chesf de Ensino.
Dra. Ana Elizabeth ocupa a Cadeira Nº 20, antes ocupada por Jânio Soares e Dolores Moreira
O escritor e poeta Jorge Henrique ocupa a Cadeira Nº 27, antes ocupada por Alcivandes Santana
Presenciamos e participamos de um de facto banquete cultural. Os dois empossados discorreram amplamente sobre os padrinhos das suas cadeiras, o escritor João Ubaldo Ribeiro, da Academia Brasileira de Letras e o poeta nordestino Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré.
Na minha memória, em uma visita à Ilha de Itaparica ao lancharmos em um bar ao ar livre, logo atrás de nós uma voz grossa de baixo profundo a soar. Viramos, Ângela e eu, e o colosso João Ubaldo Ribeiro, um “subversivo light”!
Nós não o perturbamos. Deixamo-lo quieto. Para nós, bastava o eco da sua voz e a brisa reconfortante do mar insular da Bahia.
Francisco Nery Júnior
P.S. A professora Ivalda foi uma amiga das horas incertas, meiga e serena.
Professor Francisco Nery, à direita - ALPA - Cadeira 18, e os dois novos membros, Dra, Ana Elizabeth - Cadeira 20 e Jorge Henrique - Cadeira 27
Jorge Henrique e esposa Alessandra e Francisco Nery Jr. e sua esposa Ângela.
Eu, como Presidente da ALPA, testemunhei com os meus pares um evento histórico, que será registrado nos Anais da Academia. Os novos membros aumentam a riqueza do acervo intelectual da nossa confraria de imortais. Gratidão, caro confrade Nery, pelo registro nessa Folha do nosso querido Galdino.