Há notícias que nos fazem ganhar o dia. A nomeação de Geraldo Carvalho para a Secretaria de Agricultura e Aquicultura do município me fez ganhar a semana. Melhor dizendo, o fim de semana.
O novo secretário foi aluno da Escola Rural da Chesf, escola resultado do sonho de alguns patriotas que amavam o Brasil, escola da professora Dirce Georgina. Geraldo foi meu aluno de inglês. Não se trata de valorizar o meu currículo, mas o dele. Geraldo foi aluno da professora Neuza, de Juvenal, Ernestina e Socorro Jucá juntados a outro tanto de nós lá acantonados. Acantonados e quietinhos, no campo e na zona rural, salário congelado mas garantido pela companhia, procuramos fazer o nosso trabalho. O mérito de chegar a secretário é, definitivamente, dele.
Agricultura em Paulo Afonso pode parecer um paradoxo. Não se tira leite de pedra, somos induzidos a pensar. Partindo para a pesquisa e procurando ouvir os semeadores de esperança, vamos mudando o nosso conceito.
No IFBA, convivi com o doutor em agricultura Diógenes, com experiência em órgãos ad hoc do Governo da Bahia. Dele aprendi que as terras ao nosso redor são efetivamente agricultáveis. O estouro do agronegócio no oeste da Bahia pode chegar até Paulo Afonso. Sol e água abundantes e uma certa previsibilidade, e podemos decolar para sermos mais um parceiro da agricultura capaz de alimentar o mundo.
Quanto à aquicultura, criação de peixes em cativeiro, temos as condições ideais para a atividade. O teor da água (temperatura, composição e outros fatores), que nos Estados Unidos é atingido com técnicas especiais e alto custo, é ideal na nossa região. A informação me foi passada pelo doutor Aécio, pioneiro na criação de tilápias em cativeiro por aqui.
A Geraldo, [bom] aluno de inglês, good luck, boa sorte em português, que certamente acontecerá com dedicação, trabalho e persistência; talvez com muita paciência aos dizedores de não, nay sayers em inglês.
Francisco Nery Júnior
Escola Rural Ministro Simões Lopes, mantida como parte do Complexo Educacional da Chesf, que funcionou até o ano 2000 (o ensino mantido pela Chesf). Na Escola Rural estudavam alunos da 7ª e 8ª séries e tinha a disciplina de Técnicas Agrícolas, de nível Fundamental e o Curso Técnico de Agropecuária. Atualmente é a FUNDAME.
Parabéns e sucesso minha Jóia você é merecedor desse cargo um excelente indicação
Olha o apresente que o Professor Nery está dando a novo Secretário Geraldo Carvalho ,uma memória fantástica ,esta folha sertaneja merece apoio .Bonita história ,minha jóia.Yes,good Bay.Amigo ROZENDO e família.