Sérgio Xavier é um dos “Enviados Especiais da COP30”
Antônio Galdino/FS
com informações cop30.br/pt-br
Iniciativa inédita da presidência da COP30 busca engajar setores e territórios estratégicos na construção coletiva da conferência global de clima, que ocorrerá em Belém, em novembro.
O presidente da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), embaixador André Corrêa do Lago, anunciou nesta quarta-feira (14) os nomes dos 30 enviados especiais que irão apoiar o engajamento com setores-chave e regiões estratégicas no processo preparatório para a conferência, que será realizada em novembro deste ano, em Belém do Pará.
Entre os escolhidos, o único nordestino é Sérgio Xavier, atual coordenador executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima e ex-secretário de Meio Ambiente de Pernambuco.
Sérgio Xavier, do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima é pauloafonsino, filho de Adeilda Xavier e Salvador Xavier (in memoriam), irmão de Celso e Silvinho Xavier.
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco, é coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima desde 2023. Foi secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (2011–2017), onde liderou iniciativas como o primeiro Plano Estadual de Mudanças Climáticas e o programa Noronha Carbono Neutro. Atua na articulação de políticas públicas para a transição ecológica e economia regenerativa.
A criação dos enviados especiais é uma inovação nesta edição da COP e tem como objetivo fortalecer o diálogo com atores sociais e territoriais que nem sempre estão representados formalmente nas negociações climáticas. Os enviados atuarão de forma voluntária, como pontes entre a presidência da COP e os setores e regiões que representam, garantindo o fluxo ágil de informações, demandas e percepções locais.
Sérgio Xavier integrará um seleto grupo de 20 lideranças designadas para representar temas estratégicos. Outros 10 nomes foram escolhidos para representar regiões geopolíticas prioritárias, como o Oriente Médio, Europa, Ásia, África e América Latina.
A lista conta com nomes de projeção internacional como Jacinda Ardern, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia; Laurence Tubiana, economista francesa e uma das arquitetas do Acordo de Paris; e Xie Zhenhua, negociador climático da China.
Do Brasil, participam personalidades como Janja Lula da Silva, Maya Gabeira, Denise Dora e André Guimarães.
Segundo o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, os enviados especiais serão facilitadores de escuta e engajamento: “Precisamos ouvir muito das regiões e setores para garantir uma conferência à altura da emergência climática e da potência da Amazônia.”
A expectativa é que esse “mutirão global pelo clima” contribua para uma COP30 mais inclusiva, conectada à realidade dos territórios e comprometida com a implementação de soluções efetivas para o enfrentamento da crise climática.
Veja todos os nomes indicados no link:
https://cop30.br/pt-br/presidencia-da-cop30/enviados-especiais