noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Padre Lourenço Tori – 50 anos de saudades

Padres Alcides e os Mários italianos: Zanetta e Tori, vidas de doação a serviço dos mais humildes

Publicada em 02/02/23 às 13:50h - 1076 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Padre Lourenço Tori – 50 anos de saudades  Compartilhar a noticia Padre Lourenço Tori – 50 anos de saudades  Compartilhar a noticia Padre Lourenço Tori – 50 anos de saudades

Link da Notícia:

Padre Lourenço Tori – 50 anos de saudades
 (Foto: Acervo Antônio Galdino, João S. Lima e redes sociais)

No ano de 1968, em 31 de março, quando o município de Paulo Afonso nem tinha completado 10 anos de sua criação, que aconteceu em 28 de julho de 1958, vindo de Jaguarari, tomava posse na Paróquia de Paulo Afonso o jovem padre Manoel Alcides Modesto Coelho, “um vigário jovem, com dois anos de ordenado, fervilhando de ideias pós-conciliares. Os problemas sociais começaram a questioná-lo profundamente”, e ele empreendeu esforços para organizar a Igreja, todas as associações religiosas, com esse foco: o social, o apoio aos mais carentes.



Em 24 de maio de 1969, chegaram a Paulo Afonso dois outros jovens padres, italianos, com o mesmo nome: Mário. Um, Mário Zanetta; o outro Mário Lourenzo Tori.


No início dos anos de 1970, a Chesf começou os estudos de ampliação de suas usinas hidrelétricas e, depois de concluir as Usinas Paulo Afonso 1, 2 e 3, planejava construir um canal de 6 quilômetros de extensão para levar as águas do imenso reservatório de Moxotó, com um bilhão de metros cúbicos de água e formar um novo reservatório para alimentar esta que seria a sua maior usina hidrelétrica do município de Paulo Afonso, a Usina Paulo Afonso 4, bem maior que as outras três juntas.


Ocorre que, quando a Chesf iniciou suas obras em Paulo Afonso, no final do ano de 1948, a população residente nesse território pertencente ao município de Glória, era de apenas oito ou dez famílias, em casas toscas espelhadas pela vastidão da caatinga nesse lugar que se chamava Forquilha.


Dez anos depois que a Chesf se instalou na região, é criado o município de Paulo Afonso e a população do lugar já era de mais de 25 mil habitantes. 


Outros dez anos à frente essa população continuava crescendo muito e a falta de trabalho para todos gerou grandes núcleos de pessoas carentes na periferia da cidade de Paulo Afonso, muitas delas acomodadas em barracos humildes construídos na área por onde iria passar esse Canal da Chesf e todas essas terras seriam inundadas com o lago que se formaria logo depois do canal.

 Canal de PA-4 e Bairro Tancredo Neves e o reservátório da Usina PA-4


Há relato de historiadores, como João de Sousa Lima, que em uma dessas ações de desocupação das áreas onde passaria o Canal da Chesf, lugares conhecidos como Riacho do Grito, Gangorra, Bairro da Lagoa e Bairro do Forno, os tratores da Chesf avançavam sobre os barracos para derrubá-los e em um desses momentos, o Padre Alcides se posicionou em frente dessas casas simples e pediu que o tratorista passasse por cima dele...


A narrativa dá conta que, exatamente por ter decidido permanecer nesse local, impedindo que os tratores derrubassem as casas, o Padre Alcides não foi à missa da Igreja de Fátima e mandou informar isso ao Padre Mário Zanetta que divulgou esse ato durante a missa.


Nessa noite, quem estava assistindo a missa era o Dr. Apolônio Sales, presidente da Chesf, católico praticante, fervoroso, que tinha Santa Terezinha como sua santa de devoção. Ao tomar conhecimento desse fato, o presidente da Chesf mandou suspender essa atividade imediatamente, mandou recolher as máquinas e o pessoal da Chesf e determinou que se organizasse o loteamento de uma área para alojar essas pessoas. E aí, nasceu o Bairro Mulungu que hoje se chama Bairro Tancredo Neves e tem uma população que se aproxima dos 50 mil habitantes.

 


Dom Mário Zanetta e Padre Lourenço Tori - Em frente à Igreja N.S. do Perpétuo Socorro e nas Quedas do Croatá (cachoeiras de Paulo Afonso)


Esses padres sempre foram muito queridos pelos moradores de Paulo Afonso, especialmente por aqueles mais carentes do município e, o Padre Lourenzo Tori, que passou a ser chamado e conhecido como Padre Lourenço, tinha um especial carinho por essa gente e, para chegar nessas comunidades onde, às vezes, nem carro chegava, optou em andar em uma moto. E toda hora era visto nessa sua motocicleta pelas áreas periféricas da cidade.


Em um desses deslocamentos, nas proximidades do Canal da Chesf que estava sendo aberto, a moto de Padre Lourenço é violentamente atingida por uma caçamba basculante e, ali mesmo, perde a vida esse cuidador dos pobres. Era o dia 3 de fevereiro de 1973. Há 50 anos.


A sua morte provocou uma comoção em Paulo Afonso e na região jamais vista até então. Uma multidão imensa lotou a Igreja N.S.de Fátima e todas as áreas próximas e muitos milhares de pessoas, aos prantos e lamentos acompanharam o seu corpo que foi sepultado no cemitério que leva o seu nome – Padre Lourenço Tori.

No local do trágico acidente que provocou a sua morte, foi erguida a Igreja de São Lourenço e, no aniversário de 30 anos de sua morte, em 3 de fevereiro de 2003, foi colocada uma placa. "DEDICAÇÃO E AMOR MARCARAM A TUA VIDA. 30 ANOS SERIAM INSUFICIENTES PARA ESQUECER O BEM QUE NOS FIZESTES. PASSA O TEMPO, MAS, O NOSSO AMOR POR TI, FICA CADA VEZ MAIOR. MUITO OBRIGADO, PE. LOURENÇO TORI”


Muitos anos anos, ainda em 1989, o seu colega italiano Mário Zanetta, consagrado Bispo da Diocese de Paulo Afonso em 14 de agosto de 1988, convida os jovens Edson Barreto e Socorro Araújo (Marajana) e lhes pede que escrevam a história do Padre Lourenço.



Eles aceitam essa missão e ainda naquele ano de 1989 é publicada o livro com 110 páginas e algumas ilustrações chamado A Vida... e a vida de Pe. Lourenço, logo esgotado. Em 1990 sai uma segunda edição desse livro, igualmente logo esgotada.


Em 2021, quando a Diocese de Paulo Afonso completou 50 anos de sua criação, o que aconteceu em 14 de setembro de 1971, por autorização do Papa Paulo VI na Bula Papal, “Pastoral Munus”, os dois autores, Edson Barreto e Socorro (Marajana) Araújo foram convidados a reeditar esse livro que ganhou novos depoimentos e relatos, grande quantidade de novas fotos e documentos, capa colorida e é lançada a sua terceira edição com 302 páginas, quase o triplo das primeiras edições.


Além do livro que conta a sua história e seu amor pelas comunidades carentes de Paulo Afonso, o Padre Lourenço dá nome ao Cemitério da cidade. Também é o nome de Escola Municipal no Povoado Várzea, nesse município e a Igreja São Lourenço foi construída no local onde o padre morreu. 


Sempre defendi e fiz isso inclusive em texto para a terceira edição do livro de Edson Barreto e Marajana Araújo, que teria sido grande homenagem a este sacerdote se o antigo Bairro Mulungu, originado por esses que foram desalojados de suas casas para a construção do Canal da Usina PA-4, esse populoso bairro se chamasse Bairro Padre Mário Lourenço Tori.

 

A Diocese de Paulo Afonso, hoje dirigida pelo seu quinto bispo, D. Guido Zendron, também italiano com Mário Zanetta e Lourenço Tori, em parceria com o Instituto Mário Zanetta e Lourenço Tori, organizaram uma grande programação para lembrar estes 50 anos de saudades dess muito querido Padre.


Essa programação será nesta sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023, e consta de Missa na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Inauguração da Sede do Instituto Mário Zanetta e Loureço Tori, Missa no Cemitério Padre Lourenço, Missa na Igreja de São Lourenço e apresentação de músicas brasileiras e italianas. (fontes: Edson Barreto, Socorro Araújo e João de Sousa Lima)


Veja a nota publicada no site da Diocese de Paulo Afonso e enviada ao jornal Folha Sertaneja, site www.folhasertaneja.com.br e à mídia e imprensa local e regional.

A Diocese de Paulo Afonso juntamente com o Instituto Dom Mário Zanetta e Padre Lourenço Tori (IMZLT), estará realizando nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, uma programação em memória dos 50 anos da Páscoa definitiva de Padre Mário Lorenzo Tori. 


Pelo nome Lourenço, assim conhecido popularmente, chegou em Paulo Afonso no ano de 1969. O Padre dedicou sua vida aos pobres, indo ao encontro dos mais simples, não admitindo que estas pessoas passassem fome, e fazia questão de levar algo para suas mesas.

Esteve presente nas localidades mais humildes, onde procurava compreender e vivenciar as adversidades, e de alguma forma ajudar nas necessidades materiais e espirituais.


No dia 3 de fevereiro de 1973, esteve ajudando nos serviços da construção e ampliação da Casa das Freiras e enquanto retornava pilotando sua motocicleta, sofre um trágico acidente que tira sua vida. 


Em recordação de sua vida e missão, a programação ainda contará pela manhã com a Inauguração da Sede do IMZLT e a noite com apresentações musicais com canções brasileiras e italianas, após a Santa Missa das 19hrs que será realizada na Igreja de São Lourenço, em Paulo Afonso.


Confira a programação:

Dia 3 de fevereiro (Sexta-feira)


7hrs – Santa Missa em Memória - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Participação: Grupo Reviver do Colégio Sete Setembro - Professores Eduardo Sandes e Gildo Madeira da Banda Musical.


10hrs – Inauguração da Sede do IMZLT - Instituto Dom Mário Zanetta e Padre Lourenço Tori, na Rua Barão do Rio Branco, 220 –(próximo à Feirinha) – Paulo Afonso, Bahia


16hrs – Santa Missa em Memória no Cemitério Padre Lourenço Tori - Participação: Banda Municipal de Paulo Afonso.


19hrs – Santa Missa em Memória na Igreja de São Lourenço - Participação: Grupo da Terceira Idade do Bairro Centenário (SEDES)

Após a Missa, haverá Show Especial com canções brasileiras e italianas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Edson Barreto

02/02/2023 - 16:34:00

Parabéns, professor Antônio Galdino, bela redação sobre um dos ícones da história do Município de Paulo Afonso: Padre Lourenço.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!