noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Pedro Barbosa Sobrinho, “Soldado de Cristo”, voltou à casa do Pai, aos 101 anos e 7 meses de idade.

Publicada em 15/07/22 às 01:00h - 1396 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Pedro Barbosa Sobrinho, “Soldado de Cristo”, voltou à casa do Pai, aos 101 anos e 7 meses de idade.  Compartilhar a noticia Pedro Barbosa Sobrinho, “Soldado de Cristo”, voltou à casa do Pai, aos 101 anos e 7 meses de idade.  Compartilhar a noticia Pedro Barbosa Sobrinho, “Soldado de Cristo”, voltou à casa do Pai, aos 101 anos e 7 meses de idade.

Link da Notícia:

Pedro Barbosa Sobrinho, “Soldado de Cristo”, voltou à casa do Pai, aos 101 anos e 7 meses de idade.
 (Foto: Álbum da família)

Registramos com muito pesar o falecimento do muito querido Pedro Barbosa Sobrinho que aconteceu no início desta noite de 14 de julho de 2022.

Ele estava com 101 anos, 7 meses e 12 dias, pois nasceu em Pariconha/AL, em 2 de dezembro de 1920.

O Sr. Pedro Barbosa Sobrinho foi acometido pela Covid-19 vindo a desencadear outros problemas. Por isso, não haverá velório! Amanhã o corpo será liberado por volta das 11 horas e haverá um cortejo fúnebre passando pela Rua São Francisco, onde ele morava, e seguindo para o cemitério Padre Lourenço Tori!

É o que me informa o Vereador Jean Roubert, amigo da família.

No seu centenário, como uma homenagem ao velho soldado de Cristo, fizemos uma reportagem no site www.folhasertaneja.com.br que também pode ser acessada pelo link abaixo, e onde destacamos um texto escrito por Euclides Batista Filho, também de saudosa memória, e publicado no seu livro Nós Fizemos Paulo Afonso e informações preciosas do seu filho Paurílio Barbosa.

https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/local/508139/1

Também fiquei feliz e honrado em poder dedicar algumas páginas (381 a 383) do meu livro De Forquilha a Paulo Afonso – Histórias e Memórias de Pioneiros, publicado em 2014, a este pioneiro de Paulo Afonso, evangélico na sua essência mais pura.

Hoje o momento é de tristeza pela perda física de uma pessoa que, com toda a certeza da nossa fé e como também afirma o vereador Jean Roubert em suas redes sociais, “como um homem reto, justo, íntegro e temente a Deus!  Certamente, o irmão Pedro Barbosa lutou o bom combate, acabou a carreira e guardou a fé.  (2 Timóteo 4:7)".

Certamente a ele terá sido dado o direito de assegurar: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. (2º Timóteo 4:7-8 (Almeida)

Ao tempo em que apresento o meu sentimento de pesar a cada um dos familiares, também estou certo que Deus está amparando e confortando a todos os que choram pela sua perda física porque O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.”  (Sl. 34:18).

Convido a todos para conhecerem um pouco mais da vida deste homem a quem o Senhor abençoou com longevidade na companhia de grande descendência.

Porque, essa sua descendência numerosa, deverá estar pensando nesses ensinamentos bíblicos:

No livro de Provérbios, na Bíblia Sagrada, está escrito: "Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais.(Provérbios 17:6) E no livro de Gênesis, "Então, Jacó declarou a José: “A mim, que não tinha mais a esperança de rever teu rosto, eis que Deus me concede a benção de ver até teus descendentes!” ( Gênesis 48:11)

De Euclides Batista Filho

Quando o Sr. Pedro Barbosa completou 83 anos, um dos grandes amigos da família, que infelizmente já nos deixou, o querido e saudoso Euclides Batista Filho registrou aquele momento em um texto que, no mesmo mês de Dezembro daquele ano, 2003, foi publicado no seu livro Nós Fizemos Paulo Afonso.

Como uma homenagem a este cidadão a quem Deus concedeu a graça de completar 100 anos no convívio de sua família, publicamos na íntegra o texto de Euclides Batista sobre o cidadão Pedro Barbosa Sobrinho, a quem Euclides chamava de Soldado de Cristo. Assim escreveu Euclides Batista Filho em Dezembro de 2003.

Pedro Barbosa Sobrinho, Soldado de Cristo!

O policial militar Pedro Barbosa Sobrinho nasceu na vizinha cidade de Pariconha, Alagoas, em 02/12/1920. Como primeiro emprego, trabalhou na Fábrica da Pedra, de Delmiro Gouveia. Em 1946, com 26 anos, ingressou na Polícia Militar do Estado da Bahia. Aposentou-se em 1977, como sub-tenente, após 31 anos de excelentes serviços prestados ao povo pauloafonsino. Toda uma vida pelo interior baiano defendendo a lei e a ordem, combatendo o crime e os criminosos, arriscando a vida, longe da família amada, distante do lar querido. Meses e anos no desconforto da caatinga hostil, em nome de legalidade e da paz. Disciplinado, bravo soldado da Bahia, do Brasil e especialmente de Jesus Cristo. Imparcial, mas sensato. Incorruptível, pregado do Evangelho a toda criatura, da lei ou fora-da-lei. Irrepreensível soldado, cabo, sargento, delegado. Líder coerente, avesso a toda e qualquer indisciplina. Sua arma, a Bíblia Sagrada. Sua proteção, a graça divina.

Na retaguarda, cuidando dos filhos que Deus lhe dava Dona Ivanilda, esposa abnegada, guerreira valente. Onze filhos: Paurílio, Consuelo, Cordélia, Miriam, Melquezedeck, Marcos, Paulo Sérgio, Meire Rute, Gamaliel, Moisés e Pedro Filho. Todos criados na observância e na prática da Lei de Deus, na segurança de um lar cristão. Uma linda família, presente do Pai Eterno. As noras: Marília, Cleusa, Gleide, Magna, Jussara e Eunice. O genro Medrado. Vinte e quatro netos, por enquanto: Patrícia, Marísia, Mariane, Raquel, Rafael, Rebeca, Thays, Íris, Cínthya, Benjamim, Cíntia, Maria, Daniel, Isaac, Artur, Thiago, Felipe, Gabriela, Mateus, Zaíra, Vinícius, Ítalo, Louise e Lucas. Profetas, evangelistas, apóstolos e discípulos.

No dia 02 de dezembro de 2003, nos reunimos todos no seu abençoado lar, quando festejamos o seu 83º ano de profícua vida. Todos nós, membros da família biológica e da família cristã. Na oportunidade louvamos, adoramos e agradecemos ao Dono da Vida em ação de graças por tão grande dádiva, mais de 30.000 dias de vida a serviço de Deus, da pátria e da humanidade. Parabéns, irmão Pedro. A Igreja Batista Central de Paulo Afonso e toda a comunidade evangélica da cidade lhe abraçam e lhe agradecem rogando ao Deus Altíssimo que o conserve conosco durante muitos anos mais. Deus lhe abençoe.

Euclides Batista Filho

Publicada no livro Nós Fizemos Paulo Afonso, 2ª Edição, ampliada e revisada, em Dezembro de 2003.

Nota da Redação(em 18/12/2020)

Euclides Batista Filho faleceu no dia 15 de Fevereiro de 2015, aos 69 anos de idade, de infarto fulminante, em sua casa, depois de participar ativamente do culto realizado pela Igreja Batista Central no Acampamento da Igreja, em Glória/BA, no domingo de carnaval.

Foto de Paurílio Barbosa  - Dezembro de 2013 

Pedro Barbosa Sobrinho (Sargento Pedrinho Barbosa)

Por Paurílio Barbosa

Nasceu em Pariconha-AL, em 02 de dezembro de 1920. Seus Pais: Manoel Barbosa e Maria Joaquina de Jesus.

Cresceu menino arteiro nas ruas de Pedra de Delmiro, antiga Vila da Pedra, hoje Delmiro Gouveia, ficando logo conhecido pela sua esperteza e também pela agilidade quase que inimitável.

Excelente nadador e muito bom futebolista. Tinha um preparo físico invejável, o que lhe valeu bastante no futuro quando entrou para os quadros da Polícia Militar da Bahia.

Na juventude, nos anos 1940, brilhou com seu futebol nos times de Pedra, no campo da Cia Agro Fabril Mercantil, ao lado de Miguelzinho Correia e Capucho. Anos depois os três ainda jogaram juntos em Paulo Afonso, algumas vezes, no campo do Copa.

Na cidade pequena onde morava, não havia opção melhor de trabalho para um jovem do que a de se tornar operário da fábrica de Pedra, construída por Delmiro Gouveia. Assim aconteceu com Pedrinho.

Casou com Vanilda, em 1945. Não demorou muito e decidiu deixar Pedra de Delmiro e a família, para tentar realizar um sonho – tornar-se jogador de futebol.  Chegou a jogar em Aracaju e Ilhéus, mas não foi nada fácil como ele pensava.

Ainda na segunda metade da década de 1940 ingressou na Polícia Militar do Estado da Bahia. Logo, o soldado Pedrinho era reconhecido e respeitado, pela sua disposição e destemor. Mas uma coisa sobremodo excelente lhe aconteceu na caserna. Um seu colega, evangélico, sempre que tinha oportunidade lhe falava sobre Jesus Cristo (Pedrinho era muito impetuoso. Na sua vida jovem o melhor era viver de farras, desregradamente). Surtiu grande efeito a insistência do colega.  Não demorou muito e Pedrinho já estava à procura de uma igreja, tal o desejo e a pressa de encontrar uma comunidade que lhe satisfizesse e lhe ajudasse no crescimento espiritual.  Tornou-se batista. Chegou a frequentar a Igreja Batista dos Mares, na capital baiana. Passou a estudar a Bíblia com regularidade, adquirindo um profundo conhecimento das sagradas letras.

No início da década de 1950, com a construção da Chesf começava a nascer Paulo Afonso. Foi, então, criado um destacamento da PM na localidade. E entre os militares escolhidos para servirem na nova cidade, estava Pedrinho. Trabalhou com alguns companheiros que se firmaram também em Paulo Afonso: Julinho, Chiquinho Damasceno, Abdias Pionório, José Camilo, Pitinga, Altino, entre outros.

Depois de instalado em Paulo Afonso, seu desejo era logo se reunir à família da qual estava distante fazia longo tempo. Assim, retornou a Delmiro para rever a querida esposa e os filhos que na época eram apenas dois. Dias depois todos estavam estabelecidos em Paulo Afonso.

Atuou como membro da Primeira Igreja Batista de Paulo Afonso, junto com sua família, por muitos anos.  É membro fundador da Igreja Batista Central de Paulo Afonso, sendo, hoje, um dos mais antigos batistas da cidade.

Sempre agiu, na vida profissional, com muita dedicação e honestidade, angariando, assim, a admiração e o respeito tanto dos superiores como dos seus pares. Tornou-se amigo de várias pessoas na cidade, como Abel Barbosa, Luiz Inocêncio, João Nunes, Crispim Rafael, Odom Bezerra, José Francisco Andrade, Heleno Silva , Euclides Batista Filho, os seis últimos, das lides na 1ª Igreja Batista. Quando Pedrinho chegou a Paulo Afonso, Euclides era adolescente e ao longo desses anos tem sido um fiel e querido irmão e amigo, sendo tratado até como se fosse membro da família Barbosa.

Mas houve um homem de quem se tornaria amicíssimo até a mudança deste para outra cidade. Trata-se do chesfiano Severino Cavalcante. Quando Pedrinho chegou a Paulo Afonso, Severino era também delegado local e por muito tempo exerceu tal função. Então, tornou-se Pedrinho homem de confiança do delegado, exatamente pelo seu profissionalismo e fiel compromisso com o dever. A grande amizade com Severino Cavalcante deveu-se também ao fato de que ele era muito entusiasmado com o futebol, sendo na época presidente do Copa. E vendo a habilidade de Pedrinho com a bola, aumentou mais ainda a admiração pelo seu auxiliar na delegacia de polícia. Além de jogar, Pedrinho chegou a servir de árbitro, algumas vezes.

 Pedrinho não chegou sequer a fazer o curso ginasial. Mas lia e estudava bastante, tinha bom conhecimento de gramática, falava e escrevia corretamente, dono de uma bonita caligrafia. Incentivava os filhos para que se dedicassem aos livros. Na sua prole, a maioria tem nível universitário. E, demonstrando esse ideal de buscar o saber, evoluir no conhecimento, ele próprio, depois de longo período na graduação de soldado, já não tão jovem, conseguiu com muito esforço chegar a cabo e mais adiante conquistou as divisas de sargento.

Paulo Afonso era a base onde a família permanecia quando ele era transferido para outras localidades. Passou por Jeremoabo, Tucano, Alagoinhas, Glória, em todas estas cidades deixando a sua marca de excelente camarada e atencioso amigo.

Nas comemorações dos seus noventa e três anos, em dezembro de 2013, a câmara de vereadores, em nome dos pauloafonsinos, lhe concedeu o título de Cidadão de Paulo Afonso. O reconhecimento pelos seus serviços na dedicação vigilante a toda a comunidade da cidade que ama, à qual dedicou grande parte da sua vida.

Sua riqueza é a família. São onze filhos, vinte e nove netos e quatro bisnetas. Imprimiu em todos eles o seu exemplo, o amor cristão, a insistência na busca dos seus ideais e acima de tudo o temor a Deus.

No recôndito do seu lar, localizado no mesmo endereço onde nos idos de 1950 começou a residir, hoje, na sua idade provecta, goza da dedicação dos filhos, reverenciado pelos seus méritos de pai amantíssimo, querido e amparado por todos aqueles que um dia também amparou. (Por Paurílio Barbosa)

(Foto abaixo, no aniversário da esposa, em 2008)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

5 comentários


Valcirio Silva Junior

15/07/2022 - 20:46:37

Seu Pedro, homem que deixa grande legado de exemplo de vida, retidão e resiliência.


Juscivaldo

15/07/2022 - 15:26:56

Me lembro do querido Ir. Pedro ali no balneário jogando bola com seus filhos e sobrinhos e arrebanhava todos que ali queriam participar do jogo de bola com a criançada. Momentos de felicidade e alegria. Lembro das conversas na Igreja Batista Central e no ABC.Vá em PAZ Grande Soldado do Senhor Jesus Cristo, em breve estaremos todos juntos cantando e glorificando na Terra Celestial.


Pedro Son

15/07/2022 - 10:05:38

Muito boa reportagem!


Ciane Cristina

15/07/2022 - 08:51:22

Brilhante narrativa para um grande homem! pai que conduziu sua família deixando um legado para sociedade pauloafonsina.Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, cubra todos os familiares com o consolo do Espírito Santo.


Marcos Antônio Lima

15/07/2022 - 07:32:59

Meus sentimentos. Que o Espírito consolador de Deus conforte aos familiares e amigos.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!