noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Artes & Literatura

Câmara de Paulo Afonso aprova Moção de Aplausos para Luiz Ruben pelo lançamento de “LAMPIÃO EM 1932- O TERROR DOS SERTÕES”, o seu 16º livro sobre a temática do cangaço

Publicada em 24/11/22 às 11:20h - 380 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Câmara de Paulo Afonso aprova Moção de Aplausos para Luiz Ruben pelo lançamento de “LAMPIÃO EM 1932- O TERROR DOS SERTÕES”, o seu 16º livro sobre a temática do cangaço  Compartilhar a noticia Câmara de Paulo Afonso aprova Moção de Aplausos para Luiz Ruben pelo lançamento de “LAMPIÃO EM 1932- O TERROR DOS SERTÕES”, o seu 16º livro sobre a temática do cangaço  Compartilhar a noticia Câmara de Paulo Afonso aprova Moção de Aplausos para Luiz Ruben pelo lançamento de “LAMPIÃO EM 1932- O TERROR DOS SERTÕES”, o seu 16º livro sobre a temática do cangaço

Link da Notícia:

Câmara de Paulo Afonso aprova Moção de Aplausos para Luiz Ruben pelo lançamento de “LAMPIÃO EM 1932- O TERROR DOS SERTÕES”, o seu 16º livro sobre a temática do cangaço
 (Foto: Arquivo da ALPA e divulgação do escritor Luiz Ruben)

A Câmara Municipal de Paulo Afonso aprovou por unanimidade a Moção de Aplausos Nº 173/2022 concedida ao escritor Luiz Ruben Alcântara Bonfim pelo lançamento de “LAMPIÃO EM 1932- O TERROR DOS SERTÕES”, seu 16º livro sobre a temática do cangaço.

A Moção em sua homenagem é de autoria do vereador e também membro da ALPA, Jean Roubert Félix Netto. Nela, além de ressaltar essa qualidade de pesquisador de temas regionais como a Estrada de Ferro Paulo Afonso, e sobre o cangaço que lá lhe fez produzir 16 livros, destaca também que Luiz Ruben tem sido “um colaborador na área cultural do município de Paulo Afonso”.

De fato, o escritor e pesquisador Luiz Ruben, que também é economista e turismólogo, com pós-graduação em Turismo pela UNEB, por um longo tempo morando em Paulo Afonso, manteve uma pequena gráfica – Graf Tech – em Paulo Afonso, publicando vários livros de autores dessa região. Atualmente vive entre Paulo Afonso e a cidade do Recife.

Embora pouco divulgado, foi Luiz Ruben o responsável pela coordenação dos trabalhos de restauração da casa onde nasceu Maria Bonita, no Povoado Caiçara, município de Paulo Afonso, o que aconteceu na gestão do Prefeito Raimundo Caires Rocha (2005/2008), quando o Secretário de Turismo era o ex-vereador e ex-prefeito José Ivaldo de Brito Ferreira. O local é muito procurado pelos pesquisadores e estudiosos do cangaço.

A Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA – em nota, parabenizou o homenageado, Luiz Ruben e também o autor da Moção de Aplausos, Vereador Jean Roubert, “e agradeceu pela sensibilidade, também dos seus pares, os vereadores de Paulo Afonso, no reconhecimento do trabalho do acadêmico Luiz Ruben Ferreira Alcântara Bonfim ao aprovarem esta Moção de Aplausos”.

A nota da ALPA também foi encaminhada ao presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Vereador Pedro Macário Neto e ao Secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso, Dernival Oliveira Júnior.

Quem é Luiz Ruben Alcântara Bonfim

Recifense, casado com Ângela, Cidadão de Paulo Afonso, tendo recebido essa comenda da Câmara Municipal de Paulo Afonso no ano de 2016.

É membro da Academia de Letras de Paulo Afonso e de várias instituições nordestinas de estudos do cangaço, tais como ABLAC – Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço, com sede em Aracaju; SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, com sede em Mossoró/RN; Cariri Cangaço, com sede em Fortaleza, de que é membro do Conselho Consultivo e é cofundador do GECAPE – Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco, com sede no Recife.

Foi colaborador da gestão do prefeito Raimundo Caires, de Paulo Afonso/BA, quando coordenou o projeto de restauração da casa onde nasceu Maria Bonita, no Povoado Malhada da Caiçaran, nesse município, hoje Museu Casa de Maria Bonita, atrativo turístico muito procurado por estudiosos e pesquisadores do tema cangaço.

Implantou, junto com o poeta Jotalunas Rodrigues, também membro da ALPA, o projeto cultural: Na Mala do Poeta tem Poesia de todo Jeito, com 25 edições realizadas até o momento.

É pesquisador dos temas Cangaço e Ferrovia e já publicou mais de 20 livros sobre temática regional, sendo três deles sobre ferrovias, a Estrada de Ferro Paulo Afonso, também conhecida como Estrada de Ferro Piranhas/Jatobá(2) e Estrada de Ferro Central de Pernambuco(1) 16 outros livros sobre a temática do cangaço, dois deles em coautoria com Antônio Amaury Corrêa de Araújo, considerado um expoente nesse assunto, recentemente falecido, tendo produzido ainda três livro do projeto Na Mala do Poeta tem poesia de todo jeito e um livro sobre a visita do Imperador D. Pedro II à Cachoeira de Paulo Afonso.

Está ainda preparando outro livro da série cangaço, um sobre a Guerra Civil Americana na Bahia e outro chamado Paz Guerra e Civismo, uma reedição em colaboração com a Fundação Zeferino Galvão em Pesqueira-PE.

Foi curador de quatro exposições no Memorial Delmiro Gouveia, em Delmiro Gouveia/AL, sobre os temas:

Estrada de Ferro Paulo Afonso, Lampeão, Padre Cícero e Delmiro Gouveia, tendo realizado ainda as exposições itinerantes:

- 90 Anos da Passagem da Coluna Prestes na Bahia

- Canudos

- Construção da Estrada de Ferro Paulo Afonso - (esta, com fotos de Francisco Ignácio Mendo).

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Vanda Maria Amorim

24/11/2022 - 14:26:27

Que bacana! Parabéns a Luis Ruben. Depois divulguem com adquirir este e os demais livros sobre o cangaço.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!