noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Agito Social

Pelé toma posse como presidente do Clube Paulo Afonso na festa de aniversário dos 74 anos deste clube

Publicada em 27/05/24 às 23:43h - 383 visualizações

Antônio Galdino - atualizada com correção da data de falecimento de Antonieta de Freitas - 2021.


Compartilhe
Compartilhar a noticia Pelé toma posse como presidente do Clube Paulo Afonso na festa de aniversário dos 74 anos deste clube  Compartilhar a noticia Pelé toma posse como presidente do Clube Paulo Afonso na festa de aniversário dos 74 anos deste clube  Compartilhar a noticia Pelé toma posse como presidente do Clube Paulo Afonso na festa de aniversário dos 74 anos deste clube

Link da Notícia:

Pelé toma posse como presidente do Clube Paulo Afonso na festa de aniversário dos 74 anos deste clube
 (Foto: Divulgação - Pelé, novo presidente do CPA)

Foi mesmo um grande reencontro de velhos conhecidos, amigos de muitos anos nesta festa de aniversário do Clube Paulo Afonso, o CPA, que comemorava os seus 74 anos de criação, inaugurado que foi em maio do ano de 1950.

Foi também o momento para que a nova diretoria do Clube, eleita em 28 de abril, quando 651 associados compareceram para votar e 339 deles escolheram a Chapa 3 encabeçada por Pelé como presidente da Diretoria Executiva e 328 escolheram também os membros dessa Chapa 3, encabeçada por Maria do Carmo, Carminha para presidir o Conselho Deliberativo deste Clube pioneiro de Paulo Afonso.


A festa bem animada mostrava o contentamento de todos que ali estavam, prestigiando o clube aniversariante e sobretudo aplaudindo a nova diretoria que seguirá conduzindo as atividades sociais, culturais e desportivas desta instituição referência regional pelas muitas histórias nessa caminhada de 74 anos.

A animação da festa, realizada no sábado, 25 de maio e que entrou pela madrugada ficou por conta de Haley e Gilberto e Banda.

Em um momento especial da noite, o presidente Edmilson passou a Pelé a responsabilidade de conduzir esse grande clube nos seus próximos dois anos.

Em conversa por telefone com Pelé, ele informou ao site e jornal Folha Sertaneja que “o CPA, que possui amplas e modernas instalações e já realiza uma série de atividades vai manter as programações já aceitas há tantos anos pelos seus associados, como as tradicionais serestas das sextas-feiras, as atividades na pérgola da piscina nos finais de semana. Mas vamos também intensificar as atividades desportivas, tanto na quadra de esportes, o ginásio de esportes Branchuzinho, como nas quadras de tênis e vamos interagir com instituições da cidade para desenvolver uma intensa e marcante atividade cultural com a apresentação de peças teatrais, danças, lançamentos de livros e outras que estaremos estudando junto com a diretoria”.

Pelé disse ainda que “temos acompanhado atentamente todas as sugestões que nos chegam pelas redes sociais e estamos abertos para ouvir cada um dos associados e decidir, junto à diretoria, de que forma poderemos atender a estas muitas e importantes sugestões apresentadas”.

Nas redes sociais, Pelé tem sido só elogios à festa que marcou os 74 anos deste Clube e a solenidade da posse da nova diretoria, onde ele e todos os seus diretores e membros do Conselho Deliberativo foram muito abraçados e aplaudidos.

E concluiu o novo presidente do Clube Paulo Afonso dizendo estar muito feliz porque os associados, ao votarem na chapa por ele apresentada, demonstraram confiança na sua gestão e de sua diretoria e que todos estão comprometidos a fazer o melhor para esse Clube e que também se sente muito honrado em fazer parte de uma galeria de presidentes do CPA formada nesses 74 anos por nomes da maior grandeza.

De fato, grandes nomes da história da Chesf tiveram o privilégio de conduzir os destinos deste Clube Paulo Afonso que teve como primeiro presidente o Engenheiro Júlio Miguel de Freitas, muito importante na equipe do Engenheiro Marcondes Ferraz nos primeiros e muito difíceis trabalhos de construção da primeira Usina de Paulo Afonso.

A história registra que o engenheiro Júlio de Freitas, foi presidente do CPA de 1950 a 1953 e ao assumir a presidência desse Clube convidou a professora Antonieta Morais, que foi a primeira diretora do Ginásio Paulo Afonso, depois COLEPA, para ser a primeira Diretora Social do CPA. Antonieta e Júlio de Freitas se apaixonaram e, como ela era muito católica e assistia regularmente as missas na Igreja de São Francisco, celebradas pelo Monsenhor Magalhães que cuidava da Paróquia de São João Batista, de Jeremoabo, eles decidiram casar nesta igreja. O casamento foi realizado pelo Monsenhor Magalhães naquela igreja de Jeremoabo em 10 de maio de 1952. No final de 1952, Júlio de Freitas decidiu deixar a CHESF e em janeiro de 1953 o casal viajou para o Rio de Janeiro e naquela região, entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, o engenheiro Júlio de Freitas realizou grandes obras. Júlio de Freitas, o primeiro presidente do CPA, faleceu em São Paulo em 10 de outubro de 1981. Já a primeira diretora Social do CPA e primeira diretora do Ginásio Paulo Afonso, Antonieta de Freitas, sua esposa, faleceu também em São Paulo em 22 de agosto de 2021, aos 97 anos e 7 meses.

Em sua história de muito glamour, de carnavais memoráveis, o CPA teve mais de trinta diretorias, algumas delas sendo reeleitas, tendo entre estes seus dirigentes pessoas ligadas diretamente às primeiras diretorias da Chesf como o Dr. Gadelha, Múcio Lacerda, Dr. Montenegro, Álvaro de Carvalho e também muitos contemporâneos, médicos, políticos e até um ex-presidente da Chesf, João Bosco de Almeida, que dirigiu esse CPA no biênio 1979/1980.

Esse Clube Paulo Afonso, que completa 74 anos, tem uma longa história de vida intensa, de muitas lutas de suas diretorias ao longo dessas décadas e essa história maravilhosa precisa ser preservada, essas memórias resgatadas e essa talvez seja uma missão da atual diretoria, eleita em 28 de abril e empossada nesse sábado, 25 de maio de 2024.

O jornal Folha Sertaneja e este site, pelo seu diretor, formulam votos de uma profícua gestão aos novos diretores e conselheiros deste Clube Paulo Afonso.

Foram empossados

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente – Clerisvaldo (Pelé) – Chesf

Vice-presidente – Valmir Heleno - Chesf

Diretor Secretário – Alex Barros – Empresário

Diretor de Esportes – Emanoel Siqueira – Empresário Esportivo

Diretor Financeiro – Gustavo Costa – Adm. Financeiro Unirios

Diretor Social – Erivaldo Nascimento – Empresário

 

CONSELHO DELIBERATIVO

Presidente – Maria do Carmo (Carminha) – Chesf

Vice-presidente – Maria Leonice (Leo) – Chesf

Membro – Zé Carlos – Empresário

Membro – Igor Pereira – Médico

Membro – Ferreira – Sargento Aposentado.




















ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


João de Barros Lima

28/05/2024 - 10:32:58

Parabenizamos a Folha Sertaneja pela magnífica reportagem sôbre o Clube Paulo Afonso. Desejamos a nova Diretoria do Clube muito sucesso na sua gestão.Moramos nossa inesquecível e boa terra de 1972 a 1977, afora nossas viagens no Suprimento e nos trabalhos do Reassentamento de Itaparica.


Antão Siqueira

28/05/2024 - 10:11:50

Parabenizamos ao nosso amigo Pelé, a Diretoria e o Conselho Deliberativo, que em um processo democrático, foram vitoriosos para administrar e fazer brilhar os destinos do clube, sabemos que irão enfrentar grandes desafios, mas o conjunto tem pessoas experientes com capacidade de manter elevada as atividades sócio cultural...Desejamos Sucesso!


Evaristo Cavalcanti

28/05/2024 - 07:49:29

Parabéns pela matéria e votos de uma profícua administração à nova diretoria do CPA, importante equipamento social do município de Paulo Afonso durante mais de setenta anos.Fez-me lembrar com alegria e emoção a década de 1970, quando pude colaborar durante vários anos como seu Diretor Secretário.


Valmir Heleno Lima

28/05/2024 - 05:40:29

Venho Parabenizar a Folha Sertaneja pela Brilhante Matéria desse Jornal Na Pessoa de Antônio Galdino Parabéns


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!