noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Regional

Por causa do Coronavírus, missas em toda a área de jurisdição da Diocese e cultos evangélicos em Paulo Afonso também estão suspensos

Publicada em 19/03/20 às 15:38h - 906 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Por causa do Coronavírus, missas em toda a área de jurisdição da Diocese e cultos evangélicos em Paulo Afonso também estão suspensos  Compartilhar a noticia Por causa do Coronavírus, missas em toda a área de jurisdição da Diocese e cultos evangélicos em Paulo Afonso também estão suspensos  Compartilhar a noticia Por causa do Coronavírus, missas em toda a área de jurisdição da Diocese e cultos evangélicos em Paulo Afonso também estão suspensos

Link da Notícia:

Por causa do Coronavírus, missas em toda a área de jurisdição da Diocese e cultos evangélicos em Paulo Afonso também estão suspensos
 (Foto: Arq. do jornal Folha Sertaneja)

Todas as paróquias da Diocese de Paulo Afonso que abrange 20 municípios do Estado da Bahia com uma população de cerca de 500 mil habitantes foram orientadas por Decreto Episcopal assinado pelo Bispo D. Guido Zendron decidindo a suspensão ou mudando as formas da realização de missas e outras atividades da Igreja Católica.

A Diocese de Paulo Afonso abrange uma extensa área territorial do Nordeste da Bahia de quase 30 mil quilômetros quadrados onde cerca de 60% da população vive na área rural.

A grande maioria dos municípios desta Diocese tem menos de 20 mil habitantes, tendo três deles com menos de 10 mil habitantes (Macururé – 7.824, Rodelas – 9.331 e Sítio do Quinto -9.986).

Dos 20 municípios da Diocese de Paulo Afonso, cinco deles tiveram redução no número de habitantes nos últimos 10 anos (Censo de 2010 e estimativa de 2019), conforme informações do IBGE. Foram eles: Coronel João Sá (menos 1.171 habitantes), Macururé (menos 249 habitantes), Pedro Alexandre (menos 328 habitantes), Santa Brígida (menos 847 habitantes) e Sítio do Quinto, que tinha uma população de 12.592 habitantes em 2010 e em 2019 tem a estimativa de ter apenas 9.986, perdendo nesses 10 anos, 2.606 habitantes, cerca de 25 por cento de sua população atual.

Os maiores municípios da Diocese de Paulo Afonso em número de habitantes são Paripiranga com 28.989 habitantes, Cícero Dantas, com 32.515 habitantes (teve um crescimento populacional de apenas 215 pessoas nos últimos 10 anos), Jeremoabo, com 40.463 habitantes, Ribeira do Pombal, com 53.807 habitantes e Paulo Afonso com 117.782 habitantes. Nos últimos 10 anos houve um aumento de 9.386 habitantes em Paulo Afonso.

Para os católicos moradores dos municípios da Diocese de Paulo Afonso assim fala o Bispo D. Guido Zendron, ordenado em 17 de maio e empossado em Paulo Afonso como o 5º Bispo desta diocese em 25 de maio de 2008:

“É com espírito de serenidade e oração que me dirijo e saúdo a todos os fiéis da Diocese de Paulo Afonso, e faço minhas as palavras do Apóstolo Paulo, “por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos, leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”. (2º Cor; 4:16-18)

D. Guido, dentre muitas outras medidas informa:

(Vejo decreto completo no site diocesedepauloafonso.com.br

Também fecham as igrejas evangélicas, como a Presbiteriana

Também fecham as igrejas evangélicas, como a Presbiteriana, conforme recomendação do Presbitério de Petrolina a quem estão subordinadas, em Paulo Afonso, a Primeira, a Segunda e a Terceira Igreja Presbiteriana e também a Congregação do Bairro Tancredo Neves e a Igreja Presbiteriana de Itaparica, no município de Jatobá.

A Nota do Presbitério de Petrolina diz:

“Queridos irmãos.

Graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo.

Diante da decisão da OMS caracterizando o surto do Corona Vírus,  transmissor do Covid 19, como Pandemia, e em consonância com os decretos dos poderes públicos (Nacional, estaduais e municipais), nosso Presbitério (PRPE) recomenda a suspensão de cultos e reuniões de nossas igrejas e campos jurisdicionados a partir do dia 18 até o dia 31 de março.

Esta medida é tanto preventiva, quanto em obediência aos governos pelos quais somos administrados.

Outrossim, orientamos nossos membros à sobriedade e sensatez de não contribuir com o desespero das falsas notícias, ao contrário, mantermo-nos sensatos, coerentes e prudentes. Neste tempo de "reclusão", devemos continuar sendo uma Igreja corajosa e solidária, socorrendo aos necessitados.”




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!