Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Turismo

Mapeamento turístico visa impulsionar setor em comunidades indígenas

Publicada em 19/06/23 às 12:27h - 538 visualizações

Ascom - Secretaria de Turismo do Estado da Bahia


Compartilhe
Compartilhar a notícia Mapeamento turístico visa impulsionar setor em comunidades indígenas  Compartilhar a notícia Mapeamento turístico visa impulsionar setor em comunidades indígenas  Compartilhar a notícia Mapeamento turístico visa impulsionar setor em comunidades indígenas

Link da Notícia:

Mapeamento turístico visa impulsionar setor em comunidades indígenas
 (Foto: Jornal Folha Sertaneja Online)

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participou da quinta edição do Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia, encerrada na última sexta-feira (16), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, após quatro dias de programação. Enquanto 30 etnias debatiam direitos dos povos originários com os poderes públicos e a sociedade civil, a Setur-BA fazia um mapeamento, por meio de questionário, das aldeias que oferecem atividades turísticas ou possuem potencial para desenvolvê-las. 

As entrevistas levantaram também dados sobre acesso às comunidades, população, base da economia e tradições culturais. As informações vão servir para traçar um diagnóstico e definir ações visando impulsionar o turismo de base comunitária em territórios indígenas. “É um trabalho de estruturação, formatação de produto, análise de mercado, promoção e elaboração de um roteiro turístico que permita vivenciar o cotidiano, a cultura e o modo de vida dos indígenas. Existe cada vez mais demanda para o turismo étnico, principalmente, entre os visitantes estrangeiros”, explicou a superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Mandarine Paes Leme.  

O mapeamento foi aprovado por Tingê, liderança da aldeia Tibá, em Prado, na zona turística Costa das Baleias. “Essa iniciativa é muito boa para o nosso povo, porque o turismo nos permite vender mais nossos produtos agrícolas e peças de artesanato”, elogiou.  

“O turismo é fundamental para a reserva em que vivemos, pois nos ajuda no sustento e na preservação de nossa cultura e identidade”, completou Taywã Pataxó, da Reserva Indígena da Jaqueira, em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. 

19/06/2023

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Turismo do Estado da Bahia




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
07/12/23 - Professor Nery O brado de Galdino
07/12/23 - Destaques do Jornal Folha Sertaneja Escrever e publicar livros em Paulo Afonso
06/12/23 - Minhas Crônicas no Exílio - Luciano Júnior Entre Máscaras e Faces Nuas






Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2023 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!