noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Turismo

Mapeamento turístico visa impulsionar setor em comunidades indígenas

Publicada em 19/06/23 às 12:27h - 586 visualizações

Ascom - Secretaria de Turismo do Estado da Bahia


Compartilhe
Compartilhar a noticia Mapeamento turístico visa impulsionar setor em comunidades indígenas  Compartilhar a noticia Mapeamento turístico visa impulsionar setor em comunidades indígenas  Compartilhar a noticia Mapeamento turístico visa impulsionar setor em comunidades indígenas

Link da Notícia:

Mapeamento turístico visa impulsionar setor em comunidades indígenas
 (Foto: Jornal Folha Sertaneja Online)

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participou da quinta edição do Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia, encerrada na última sexta-feira (16), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, após quatro dias de programação. Enquanto 30 etnias debatiam direitos dos povos originários com os poderes públicos e a sociedade civil, a Setur-BA fazia um mapeamento, por meio de questionário, das aldeias que oferecem atividades turísticas ou possuem potencial para desenvolvê-las. 

As entrevistas levantaram também dados sobre acesso às comunidades, população, base da economia e tradições culturais. As informações vão servir para traçar um diagnóstico e definir ações visando impulsionar o turismo de base comunitária em territórios indígenas. “É um trabalho de estruturação, formatação de produto, análise de mercado, promoção e elaboração de um roteiro turístico que permita vivenciar o cotidiano, a cultura e o modo de vida dos indígenas. Existe cada vez mais demanda para o turismo étnico, principalmente, entre os visitantes estrangeiros”, explicou a superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Mandarine Paes Leme.  

O mapeamento foi aprovado por Tingê, liderança da aldeia Tibá, em Prado, na zona turística Costa das Baleias. “Essa iniciativa é muito boa para o nosso povo, porque o turismo nos permite vender mais nossos produtos agrícolas e peças de artesanato”, elogiou.  

“O turismo é fundamental para a reserva em que vivemos, pois nos ajuda no sustento e na preservação de nossa cultura e identidade”, completou Taywã Pataxó, da Reserva Indígena da Jaqueira, em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. 

19/06/2023

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Turismo do Estado da Bahia




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!