noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Celebrando a VIDA

José Pereira de Souza, celebrando a vida aos 80 anos, tem boas lembranças do começo da história do Colégio Sete de Setembro

Publicada em 30/08/24 às 12:14h - 192 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia José Pereira de Souza, celebrando a vida aos 80 anos, tem boas lembranças do começo da história do Colégio Sete de Setembro  Compartilhar a noticia José Pereira de Souza, celebrando a vida aos 80 anos, tem boas lembranças do começo da história do Colégio Sete de Setembro  Compartilhar a noticia José Pereira de Souza, celebrando a vida aos 80 anos, tem boas lembranças do começo da história do Colégio Sete de Setembro

Link da Notícia:

José Pereira de Souza, celebrando a vida aos 80 anos, tem boas lembranças do começo da história do Colégio Sete de Setembro
 (Foto: Arq. do jornal Folha Sertaneja e Galcom Comunicações)

O Departamento de Comunicação e Marketing do Colégio Sete de Setembro desenvolveu nos últimos meses, material de divulgação do aniversário de 60 anos desta instituição de educação em Paulo Afonso, que nasceu no dia do aniversário da Independência da Bahia, em 2 de julho de 1964.

O foco desse material está justamente nas muitas histórias que o Colégio Sete de Setembro foi reunindo ao longo dessas décadas. “60 anos de muitas histórias... e contando...”

Os 60 anos do Colégio Sete de Setembro mereceram, desde o mês de julho, intensa e variada programação comemorativa, desde as muitas homenagens ao seu fundador, Professor Gilberto Gomes de Oliveira, à divulgação dos muitos sucessos dos alunos que saíram de suas salas de aulas para serem referência de grandes profissionais em atuação no Brasil e até em outros países e o reconhecimento da Câmara Municipal, com Moção de Aplausos de autoria da Vereadora Evinha Oliveira e de entrega do título de Cidadão de Paulo Afonso ao seu diretor, Professor Gilberto Sérgio e grande solenidade em que o Sete homenageou funcionários e colaboradores.

Dentre tantas muitas boas histórias de vida, tomamos conhecimento de uma de grande importância para a própria existência deste conceituado Colégio Sete.

Há quase dez anos atrás esteve na Galcom Comunicações o Sr. José Pereira de Souza, que me foi apresentado por um amigo comum, Lisboa, colega dos tempos de aluno do Colégio Paulo Afonso. O interesse do Sr. José Pereira era que eu o apoiasse na organização de um pequeno livro contando suas histórias e experiências de vida.

Em 2015 ele publicou As Graças de Deus na minha vidahistórias de gratidão de um sertanejo e, anos depois, publicou, também organizado por Antônio Galdino, da Galcom Comunicações, o seu segundo livro chamado Desígnios da Providência Divina.

 

O Sr. José Pereira de Souza, nascido no Povoado Baixa do Ribeiro, no município de Macururé, de uma família pioneira na região, cujo avô materno Januário Ribeiro era tio de Dadá, a famosa cangaceira, esposa de Corisco.

José Pereira, ainda no começo da adolescência foi morar com um tio em Euclides da Cunha para estudar ali e em Tucano. De lá veio para Paulo Afonso onde fez o Curso Ginasial no Ginásio Paulo Afonso – GPA e onde serviu o Exército, na 1ª Cia de Infantaria.

Morando em Paulo Afonso, foi Secretário de Obras da Prefeitura de Paulo Afonso nos anos de 1964 e 1965, na gestão do Prefeito Adauto Pereira de Souza, que apesar do sobrenome igual, não é seu parente. Em 1967, trabalhou na Chesf.

Em 1968 fez o concurso para a Escola de Sargento de Armas – EsSA, do Exército brasileiro e, aprovado trabalhou em várias regiões do Brasil até que, em 1991 solicitou reserva e passou a morar em Aracaju/SE onde tem se dedicado à família e se mantém muito atuante junto à Paróquia de Santo Antônio, naquela cidade, capital do Estado de Sergipe.

O leitor deve estar questionando, qual a relação da história do Sr. José Pereira de Souza, que completou 80 anos em 26 de agosto, com o Colégio Sete de Setembro, que completou 60 anos em 2 de julho.

O Sr. José Pereira relatou a este autor que uma de suas maiores alegrias foi quando atuou em Paulo Afonso como Secretário de Obras da Prefeitura na gestão do Prefeito Adauto Pereira de Souza, justamente no ano de 1964, quando nasceu este Colégio Sete de Setembro e lembra das conversas que teve com o Professor Gilberto Oliveira e ele teve a oportunidade, como Secretário de Obras, de ser o responsável pela liberação da autorização para o início das obras de construção deste Colégio Sete.

Relata o Sr. Pereira que esta é uma de suas grandes alegrias, estar em um cargo público, onde pôde colaborar para esta iniciativa que hoje é a grande alegria para milhares de estudantes.

Dentre as muitas ações da diretoria do Colégio Sete de Setembro desde o seu aniversário tem a diretoria se preocupado em agradecer a todos aqueles que contribuíram para que este colégio tenha alcançado esse nível de reconhecimento pela sua qualidade de ensino e que para que isso esteja acontecendo hoje, há que se olhar com carinho e gratidão o que se fez nos seus primeiros e difíceis tempos iniciais.

Ao tomar conhecimento dessa história, mais uma das centenas, milhares de outras, o diretor do Colégio Sete de Setembro encaminhou carta de agradecimento ao Sr. José Pereira de Souza, no dia do seu aniversário de 80 anos, 26 de agosto de 2024.

Na carta, o presidente do Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso, Professor Gilberto Sérgio diz:

“Paulo Afonso, 26 de agosto de 2024.

Ao senhor José Pereira de Souza,

Militar reformado do Exército Brasileiro

Ex-Secretário de Obras do Município de Paulo Afonso

Prezado senhor Pereira,

O ano de 2024 marca a celebração dos 60 anos de existência do Colégio Sete de Setembro, fundado em 02 de julho de 1964.

O início dessa longa história foi marcada pela coragem e dedicação abnegada dos pioneiros, dos quais se destaca o professor Gilberto Gomes de Oliveira – mentor e fundador da instituição, e pelo apoio inestimável de inúmeras outras pessoas, algumas anônimas, que de alguma forma contribuíram para tirar do papel aquele sonho.

Recentemente fui informado pelo querido professor Antônio Galdino de que o senhor foi uma dessas pessoas que apoiou nosso fundador lá no início. Sendo na época Secretário de Obras de Paulo Afonso, na gestão do ilustre prefeito Adauto Pereira, foi responsável por autorizar o início da construção das instalações do Colégio.

Sendo assim, considerando que uma das atividades que estamos realizando durante este ano de comemoração dos 60 anos do Colégio Sete é a de homenagear os pioneiros e os apoiadores, queremos expressar ao senhor nossa mais profunda gratidão por, no exercício de sua função pública, ter contribuído para que o projeto saísse do papel o que, sem dúvida, foi muito importante para o seu sucesso.

Aproveitamos o ensejo, para parabenizá-lo por seus 80 anos de idade, salvo engano comemorados no dia de hoje. Desejamos que o bom Deus lhe conceda muita saúde e paz!

Sem mais para o momento, queremos expressar nossos mais sinceros votos de estima e consideração.

Gilberto Sérgio Gomes de Oliveira

Presidente do CERSPA

Entidade mantenedora do Colégio Sete de Setembro"

Ao relatar mais uma das muitas histórias do Colégio Sete de Setembro, parabenizamos a sua direção, na pessoa do Professor Gilberto Sérgio Gomes de Oliveira, por esse gesto de gratidão e também aplaudimos a iniciativa do então Secretário de Obras da gestão Adauto Pereira de Souza, Sr. José Pereira de Souza e o parabenizamos também pelo seu aniversário de 80 anos, celebrando a vida, com votos de longa caminhada e muitas e louváveis ações de quem, pelos seus livros se vê, sempre tem sido grato a Deus pelas muitas bênçãos recebidas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!