noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Política & Sociedade

Câmara de Paulo Afonso reabre os trabalhos com presença do Prefeito, Secretários Municipais, todos os vereadores e grande público

CMPA apresenta seu moderno painel eletrônico

Publicada em 17/02/20 às 20:43h - 1038 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Câmara de Paulo Afonso reabre os trabalhos com presença do Prefeito, Secretários Municipais, todos os vereadores e grande público  Compartilhar a noticia Câmara de Paulo Afonso reabre os trabalhos com presença do Prefeito, Secretários Municipais, todos os vereadores e grande público  Compartilhar a noticia Câmara de Paulo Afonso reabre os trabalhos com presença do Prefeito, Secretários Municipais, todos os vereadores e grande público

Link da Notícia:

Câmara de Paulo Afonso reabre os trabalhos com presença do Prefeito, Secretários Municipais, todos os vereadores e grande público
 (Foto: Antônio Galdino)

Grande público lotou as galerias da Câmara Municipal de Paulo Afonso na abertura dos trabalhos legislativos de 2020, que contou com a presença de todos os seus 15 vereadores.

Um moderno sistema eletrônico de votações e de acompanhamento dos trabalhos do plenário da Câmara foi apresentado ao público que, a partir desta inovação poderá acompanhar melhor o andamento dos trabalhos e os discursos dos vereadores e convidados através de três telões disponibilizados no plenário e nas galerias.

Segundo assegurou o presidente Pedro Macário Neto, “o novo sistema tem como objetivo dar mais transparência, agilidade às sessões, segurança e integridade às informações produzidas.  Macário reforça que, além da transparência que o sistema permite, nas sessões, os munícipes irão acompanhar em tempo real, através do registro no painel, o posicionamento de cada vereador nos processos de votação. Também irão acompanhar as matérias em discussão, quem está fazendo uso da palavra, entre outros assuntos”.

Disse ainda o parlamentar que “o painel eletrônico de votação é um dos componentes do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e o sistema permite que, ao final de cada sessão seja disponibilizado um resumo do que aconteceu durante a sessão ordinária ou extraordinária, como foram as votações, qual vereador votou contra ou favorável ao projeto, quem usou a palavra, as inscrições nos expedientes, entre outras atividades desenvolvidas”

“Além dessa inovação, as sessões estarão também sendo transmitidas em tempo real através da Live: facebook.com/camaradepauloafonso/ e para conhecer mais sobre o trabalho dos vereadores basta acessar, além desse canal do Facebook, o site www.cmpa.ba.gov.br ou fazer-se presente na Câmara Municipal que estará sempre aberta, de segunda a sexta-feira, no horário das 07 às 13 horas”, complementa o Assessor de Comunicação da CMPA, Luiz Brito.

A mensagem do Prefeito Luiz de Deus

O Prefeito Luiz Barbosa de Deus, chegou ao plenário da Câmara Municipal de Paulo Afonso acompanhado de quase todos os seus secretários – apenas dois não compareceram - e apresentou, primeiro, o agradecimento pelo apoio que este Poder Legislativo tem dado à sua gestão. No momento atual, o prefeito tem contado com o apoio de 10 dos 15 vereadores, visto que, na oposição declarada estão apenas os vereadores José Carlos do BTN, Mário César (Galinho), Marconi Daniel e Bero do Jardim Bahia e Zezinho do INSS. Os outros vereadores da Câmara de Paulo Afonso são Pedro Macário Neto, Alexsandro (Leco), Edilson Medeiros, Lourival Moreira, Bero do Jardim Aeroporto, Cícero Bezerra, Irmã Leda, Jean Roubert, Marcondes Francisco e Zé de Abel.

Na oportunidade, o prefeito Luiz de Deus destacou a importância de maior diálogo com a Câmara Municipal. “Já começamos ouvindo os vereadores, recebendo tanto os de situação quanto os de oposição no Gabinete Civil. Não existe democracia fortalecida sem o legislativo, por isso queremos nesse novo modelo de gestão ouvir o reconhecimento, os elogios e também as críticas”, completou.

Depois, o Prefeito Luiz de Deus destacou obras realizadas em seus três anos de governo, destacando entre elas “o empenho deste governo em oferecer melhores condições de vida aos moradores da zona rural do município e dentre muitas outras ações, ali foram abertos 104 poços artesianos. Todos sabemos o valor da água e como ela nem sempre está presente nessa nossa região do semiárido”.

“Paulo Afonso terá uma grande bacia leiteira”

Ainda sobre a zona rural do município de Paulo Afonso, o prefeito destacou “a construção de postos médicos, requalificação de escolas, recuperação de estradas, principalmente, de forma intensiva por conta dos estragos feitos pelas últimas chuvas” e afirmou do seu empenho e da sua equipe para que Paulo Afonso se transforme em pouco tempo em uma grande bacia leiteira do Nordeste”.

"Recentemente o Prefeito Luiz de Deus, o presidente da Câmara e secretários municipais estiveram em visita a indústria de leite Betânia, no Ceará, de onde trouxeram aprendizados importantes para serem aplicados nesta região”, lembrou o vereador Marcondes Francisco, líder da bancada do prefeito na Câmara Municipal.

O prefeito também destacou as muitas obras realizadas no centro e nos bairros, “muitas praças e áreas de lazer porque todos precisamos ter também os espaços para o nosso lazer e das nossas famílias e uma das obras de que muito nos orgulhamos e que já se transformou no grande ponto de lazer e de encontro das famílias de Paulo Afonso é o nosso Balneário Dr. Djalma Vanderley, parte de um projeto bem maior chamado Quinta dos Lagos que vai recuperar vários dos nossos lagos do antigo Acampamento da Chesf”.

“Dentre as muitas ações desta gestão previstas para este ano de 2020, destacamos o nosso empenho de inaugurar, em 60 dias, a UTI instalada no Hospital Municipal, assim como estamos buscando recursos e apoio junto ao governo do Estado e, neste sentido estive, no final da semana passada, em audiência com o Governador Rui Costa, para oferecer melhores condições aos moradores do nosso querido Bairro Tancredo Neves com a construção de campos de futebol para a prática desse esporte e outras obras em benefício daquela população além das obras de pavimentação, asfaltamento e muitas outras que temos realizado.

“Pessoas de sã consciência certamente têm notado que o Bairro Tancredo Neves está bem diferente daquele que encontramos no início da nossa gestão e vai melhorar ainda mais.”

Vereadores se apresentam animados em um ano de eleições municipais

Após a fala do Prefeito Luiz de Deus seguiram-se os discursos dos vereadores de Paulo Afonso, todos presentes nesta sessão de abertura dos trabalhos legislativos no ano de 2020. E, de todos eles, apenas a vereadora Leda Chaves e os vereadores Cícero Bezerra e Edilson Medeiros não usaram o seu tempo de 10 minutos na tribuna da Câmara.

Sabe-se que o fato do ano de 2020 ser ano de eleições municipais há a expectativa das sessões semanais da Câmara Municipal de Paulo Afonso, realizadas normalmente às segundas-feiras, às 9 horas da manhã, serem bem movimentadas.

O Vereador Mário César (Galinho) disse que continuará ouvindo o povo e apresentando ao Prefeito e aos seus secretários as críticas sobre o que encontrar em desencontro com compromissos da gestão municipal, uma vez que esta é a sua função enquanto legislador.

Zé Carlos, do BTN, líder da bancada da oposição, fez agradecimento ao prefeito pelo atendimento às suas reivindicações e destacou "estou reforçando a necessidade do Bairro Tancredo Neves ter uma unidade do Corpo de Bombeiros lá e espero contar com o apoio de V.Exa. nesse sentido. Aproveito para agradecer pelo empenho em se construir campos de futebol para a nossa juventude do BTN, conforme foi anunciado em sua visita recente ao Governador Rui Costa".

A propósito do clima natural de embate nas instituições legislativas, o vereador Zé de Abel, em seu discurso apresentou uma pérola sobre os que falam qualquer coisa, muitas vezes sem sentido ou apenas com o desejo de provocar. Zé de Abel disse que “a língua não é tão pesada mas tem muita gente que não consegue segurá-la”...

Em seu discurso, o vereador decano da Câmara de Paulo Afonso, Marcondes Francisco dos Santos, assim chamado pelo seu colega Moreirão, 1º Secretário, por estar neste Poder Legislativo há 30 anos, em 8 mandatos consecutivos, fez, como líder do Prefeito, uma síntese das atividades do Poder Executivo, defendeu o Executivo de críticas feitas por vereadores de oposição e concluiu pedindo “licença para cumprimentar o jornal Folha Sertaneja pelo seus 16 anos de vida que se completam amanhã, 18 de Fevereiro”.

O último discurso do dia, já no horário da tarde, foi do presidente da Câmara, Vereador Pedro Macário Neto que reforçou o desejo de que o trabalho do legislativo seja harmonioso, integrado e comunicativo. “Acredito que Executivo e Legislativo sabem das suas responsabilidades e defenderão os interesses desta grande cidade”, disse.

Moção de Aplausos pelos 16 anos do jornal Folha Sertaneja

Em seu discurso que mereceu elogios do colega Zé de Abel "como grande orador desta tribuna", o vereador Jean Roubert destacou "as qualidades da atual gestão municipal e os benefícios que as muitas ações do governo do Prefeito Luiz de Deus tem trazido para a comunidade de Paulo Afonso e muitas outras ainda estão em andamento, como ele mesmo mostrou a todos nós."

Antes do encerramento da sessão, o Vereador Jean Roubert pediu a palavra “para apresentar uma Moção de Aplausos ao jornal Folha Sertaneja, que nesta terça-feira, 18 de Fevereiro completa 16 anos de grandes serviços prestados à comunicação do nosso município, pela luta difícil e incansável do Professor e Escritor Antônio Galdino, também presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso, aqui presente”. 

A Moção de Aplausos pelo aniversário do jornal Folha Sertaneja será assinada pela unanimidade dos vereadores na sessão desta quinta-feira, dia 20 de Fevereiro, que será realizada de forma especial nesse dia, em substituição à sessão da segunda-feira, dia 24, por ser feriado de Carnaval.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!