noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Paisagens Sertanejas / Nordestinas

28 de abril - Dia Nacional da Caatinga: comemoração e conscientização em defesa do bioma único no Brasil

Publicada em 29/04/23 às 00:48h - 663 visualizações

Luciano Júnior


Compartilhe
Compartilhar a noticia 28 de abril - Dia Nacional da Caatinga: comemoração e conscientização em defesa do bioma único no Brasil  Compartilhar a noticia 28 de abril - Dia Nacional da Caatinga: comemoração e conscientização em defesa do bioma único no Brasil  Compartilhar a noticia 28 de abril - Dia Nacional da Caatinga: comemoração e conscientização em defesa do bioma único no Brasil

Link da Notícia:

28 de abril - Dia Nacional da Caatinga: comemoração e conscientização em defesa do bioma único no Brasil
Capa - na Serra do Umbuzeiro, de João Tavares. Outras fotos: início do cânion do rio São Francisco em Paulo Afonso, do Comitê Caatinga/Codevasf. Caatinga virando cinzas -de www.mundoecologia.com.br  (Foto: João Tavares. Comitê Caatinga/Codevasf e www.mundoecologia.com.br)

No dia 28 de abril, celebra-se o Dia Nacional da Caatinga, um importante evento que visa chamar a atenção para a preservação e valorização deste bioma único e exclusivamente brasileiro.

A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do professor e ambientalista brasileiro Vasconcelos Sobrinho, um dos primeiros estudiosos a desenvolver pesquisas acerca da Caatinga.

A Caatinga ocupa cerca de 11% do território nacional, abrangendo parte de nove estados do Nordeste e do norte de Minas Gerais. Apresenta uma rica biodiversidade, com mais de 2.000 espécies de plantas e aproximadamente 1.000 espécies de animais, muitas delas endêmicas, ou seja, encontradas exclusivamente nesse bioma.

No entanto, a Caatinga enfrenta diversos desafios que ameaçam a sua conservação. O desmatamento, a expansão da agropecuária, a extração ilegal de madeira e o uso insustentável dos recursos hídricos são alguns dos problemas que têm levado à degradação desse bioma, comprometendo a sobrevivência da fauna e da flora locais e afetando a vida das comunidades que dependem dos recursos naturais para a sua subsistência.

Para marcar o Dia Nacional da Caatinga, diversas iniciativas são realizadas em todo o país, envolvendo ações de educação ambiental, plantio de mudas de espécies nativas, exposições, palestras e seminários. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância desse bioma e estimular a adoção de práticas sustentáveis e de políticas públicas que favoreçam a sua conservação.

Além disso, a data é uma oportunidade para celebrar a riqueza cultural e as tradições das comunidades que vivem na Caatinga. A culinária, a música, a literatura, o artesanato e os saberes tradicionais são expressões da identidade e da relação dessas populações com o bioma, contribuindo para a valorização e a preservação desse importante patrimônio brasileiro.

O Dia Nacional da Caatinga é, portanto, um momento de reflexão e ação em defesa desse bioma único e fundamental para o equilíbrio ambiental, social e cultural do Brasil.

Cabe a todos nós reconhecer a importância da Caatinga e nos engajarmos na luta pela sua conservação e valorização.

Início do cânion do rio São Francisco, em Paulo Afonso-BA - também é caatinga.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!