noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 28 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 28/11/24 às 13:52h - 39 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 28 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 28 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 28 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 28 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 28 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 28 de NOVEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

28 de Novembro de 2016 - Acontece acidente aéreo com o time da Chapecoense

28 de Novembro de 1975 - Morre o escritor Érico Veríssimo

28 de Novembro de 1974 - John Lennon faz sua última aparição no palco, ao lado de Elton John

28 de Novembro de 1943 - Líderes dos EUA, URSS e Reino Unido se reúnem na Conferência de Teerã

28 de Novembro de 1911 - É assinado o Plano de Ayala

28 de Novembro de 1861 - O adeus ao jovem autor de Memórias de um Sargento de Milícias

28 de Novembro de 1820 - Nasce o filósofo socialista alemão Friedrich Engels

28 de Novembro de 1520 - Fernão Magalhães chega ao Pacífico pelo estreito batizado hoje com seu nome

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

28 de Novembro de 2016

Acontece acidente aéreo com o time da Chapecoense

No dia 28 de novembro de 2016 ocorreu a maior tragédia da história envolvendo uma delegação esportiva: um acidente aéreo vitimou o time de futebol da Chapecoense, deixando um total de 71 mortos. Dezenove jogadores morreram, além de 14 membros da comissão técnica, incluindo o treinador e o médico da equipe. Também morreram 20 jornalistas brasileiros, nove dirigentes da Chapecoense (incluindo o presidente do clube), dois convidados e sete tripulantes. Seis pessoas chegaram a ser resgatadas com vida do local do acidente.

O acidente com Voo charter 2933 da LaMia, contratado a serviço da Chapecoense, ocorreu na noite do dia 28 de novembro, às 22h15 (horário local). A aeronave partiu de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e se chocou contra uma montanha, próximo ao local chamado Cerro El Gordo, nas proximidades do destino final, o Aeroporto Internacional José María Córdova em Rionegro, na Colômbia. O time seguia para a disputa da partida final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, de Medellín. O jogo seria disputado no dia 30 de novembro.

A tragédia causou comoção no mundo e no Brasil. Muitos jogadores e times de futebol de vários países, além de autoridades e celebridades, mostraram solidariedade à equipe da Chapecoense, que acabou declarada campeã da Copa Sul-Americana.

Imagem: Associação Atlética Chapecoense

VEJA MAIS EM

https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/coberturas/tragedia-da-chapecoense/noticia/tragedia-da-chapecoense.ghtml

PESQUISE também em outras fontes

 

28 de Novembro de 1975

Morre o escritor Érico Veríssimo

No dia 28 de novembro de 1975, morria o escritor, professor e tradutor Érico Veríssimo, em Porto Alegre (RS). Considerado um dos escritores brasileiros mais populares do século XX, com obras traduzidas para mais de 15 idiomas, ele nasceu em Cruz Alta (RS), no dia 17 de dezembro de 1905. Quando faleceu, Érico Veríssimo deixou inacabada a segunda parte de seu livro de memórias Solo de Clarineta.

Sua obra-prima, contudo, que lhe deixou famoso no Brasil e no exterior foi a trilogia O tempo e o vento. Dividida em O Continente (1949), O Retrato (1951) e O Arquipélago (1962), os romances contam a história do Rio Grande do Sul, de 1680 até o fim do Estado Novo em 1945, por meio das famílias Terra e Cambará. A obra virou novela, minissérie e filme. Seu primeiro grande sucesso foi Olhai os lírios do campo, lançado em 1938.

O livro foi adaptado para o cinema, Mirad los lirios (1947), uma produção argentina. Outra obra de grande sucesso foi Incidente em Antares (1971), que liderou a lista de livros nacionais mais vendidos durante semanas. Este foi precedido por Senhor embaixador (1965), que ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria romance. Em 1973, publicou o primeiro volume de Solo de Clarineta, sua segunda e ampliada autobiografia. Contudo, quando estava escrevendo o segundo volume, Érico Veríssimo foi vítima de um enfarte. Durante sua vida, Érico Veríssimo também escreveu contos, livros infanto-juvenis, ensaios e narrativas de viagens.

Neste último gênero, publicou, por exemplo, A volta do gato preto (1946), sobre sua vida nos Estados Unidos. Entre suas traduções, ele transcreveu do inglês para o português vários livros, entre eles Contraponto (Point Counter Point), de Aldous Huxley (1934), e Ratos e homens (Of Mice and Men), de John Steinbeck (1940).

Imagem: Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89rico_Ver%C3%ADssimo

PESQUISE também em outras fontes

28 de Novembro de 1974

John Lennon faz sua última aparição no palco, ao lado de Elton John

Em 28 de Novembro de 1974, um feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, John Lennon realizou aquela que seria a sua última apresentação pública em um palco. Vestido todo de preto, ele foi o convidado inesperado de Elton John, que estava tocando no Madison Square Garden, em Nova York.

O ex-Beatle foi recebido de forma calorosa pelo público e tocou três músicas com seu anfitrião: "Whatever gets You Thru the Night", "Lucy in the Sky With Diamonds" e "I Saw Her Standing There". A presença de John Lennon, na realidade teria acontecido devido a um desafio entre os dois músicos. Elton John havia tocado piano e feito harmonias na música de Lennon "Whatever Gets You Thru the Night".

Ele apostou com o ex-Beatle que a canção chegaria ao topo das paradas. Lennon duvidava disso e garantiu que se o compacto alcançasse o primeiro lugar, subiria ao palco com ele. Quando a gravação atingiu a posição número um, Elton cobrou a aposta e Lennon aceitou.

A partir de 1975, Lennon viveu um período de reclusão, dedicado a Yoko Ono e aos filhos. Pouco mais de seis anos depois de sua apresentação ao lado de Elton John, no dia 8 de dezembro de 1980, ele seria assassinado por um fã, na frente do seu prédio, o Dakota, em Nova York. O assassino, Mark David Chapman, disparou cinco tiros, dos quais quatro acertaram o músico.

Clique aqui e saiba mais sobre a história de John Lennon

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://portalbeatlesbrasil.com.br/new/1974-john-lennon-ao-vivo-no-palco-pela-ultima-vez/

PESQUISE também em outras fontes

 

28 de Novembro de 1943

Líderes dos EUA, URSS e Reino Unido se reúnem na Conferência de Teerã

O dia 28 de Novembro de 1943 marcou o início da Conferência de Teerã, o primeiro dos acordos firmados entre as superpotências durante a Segunda Guerra Mundial. O encontro reuniu pela primeira vez os três grandes líderes do mundo da época: Josef Stalin, da União Soviética, Winston Churchill, do Reino Unido, e Franklin Delano Roosevelt, dos Estados Unidos. A reunião, que durou até do dia 1º de dezembro daquele ano, aconteceu na embaixada da URSS em Teerã, no Irã.

Embora os três líderes tenham chegado com objetivos diferentes, o principal resultado da Conferência de Teerã foi o compromisso dos Aliados Ocidentais de abrir uma segunda frente contra a Alemanha nazista. A conferência também abordou as relações dos "Três Grandes Aliados" com a Turquia e o Irã, as operações na Iugoslávia e estratégias contra o Japão. Um protocolo assinado separadamente tratava do comprometimento com o reconhecimento da independência do Irã.

O futuro da Alemanha em um possível pós-guerra foi outro dos assuntos abordados. Os participantes compartilhavam a opinião de que o país precisaria ser dividido após o fim do conflito, com os lados divergindo sobre as melhores estratégias para neutralizar a capacidade alemã de provocar outra guerra.

A Conferência de Teerã também serviu de palco para as primeiras conversas em torno da formação das Nações Unidas. Roosevelt apresentou a Stalin a ideia de uma organização internacional que compreendesse todos os estados-nação, uma entidade cujo objetivo seria resolver problemas comuns e coibir agressores internacionais. Os três líderes mundiais concordaram que algo deveria ser feito para evitar uma nova guerra mundial.

Imagem: US Army, via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Confer%C3%AAncia_de_Teer%C3%A3

PESQUISE também em outras fontes

28 de Novembro de 1911

É assinado o Plano de Aiala

O Plano de Aiala foi assinado no dia 28 de novembro de 1911, e foi uma proclamação política promulgada pelo chefe revolucionário mexicano Emiliano Zapata, dentro da Revolução Mexicana, na qual se desentendeu com o governo do presidente Francisco Madero, a quem acusou de trair as causas camponesas.

Naquele plano, os zapatistas chamavam às armas para restituir as terras aos trabalhadores do campo, pois se sustentava que as terras haviam sido arrebatadas do povo por caciques, latifundiários e proprietários rurais, e deveriam ser devolvidas a seus donos originários. No plano ficou estabelecido o seguinte:

1. Foi renegado como Chefe da Revolução Francisco I. Madero e como Presidente da República, procurando a derrubada deste funcionário.

2. Reconhecia-se como Chefe da Revolução libertadora o General Pascual Orozco, vice do caudilho Dn. Francisco I. Madero, e no caso de não aceitar este delicado posto, se reconheceria como Chefe da Revolução o General Emiliano Zapata.

3. Fazia-se contar, que os terrenos, montes, e águas que haviam sido usurpado pelos latifundiários científicos ou caciques à sombra da tirania e da justiça penal passariam à posse de imediato dos povos ou cidadãos que tiveram seus títulos correspondentes a essas propriedades, das quais haviam sido despojados.

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_de_Ayala

PESQUISE também em outras fontes

 

28 de Novembro de 1861

O adeus ao jovem autor de Memórias de um Sargento de Milícias

O autor de um dos clássicos da literatura brasileira morria em um dia como hoje, no ano de 1861, durante o naufrágio do navio Hermes, na costa do Rio de Janeiro. Manuel Antônio de Almeida deu o seu adeus com apenas 30 anos de idade, tempo suficiente, contudo, para escrever uma obra que o eternizaria, o único livro de sua autoria, Memórias de um Sargento de Milícias, publicado em 1852. 

O livro retrata as classes média e baixa, coisa rara para a época, em que os romances eram ambientados na esfera aristocrática. A obra desenvolve, pela primeira vez, na literatura nacional, a figura do malandro. Manuel Antônio de Almeira também escreveu também crônicas, artigos e a peça de teatro Dois Amores (1861), apresentada após a sua morte.

Nascido no Rio de Janeiro, em 17 de novembro de 1831, ele se formou em medicina, mas nunca se dedicou à profissão. Preferiu seguir na carreira ligada ao jornalismo e às letras. Sua vida foi cercada por dificuldades financeiras, especialmente por conta da morte do pai, que era tenente, quando o escritor era ainda adolescente. 

Trabalhou em jornais, participou do Carnaval no Rio e, em 1858, foi nomeado diretor da Tipografia Nacional. Lá, conheceu o jovem aprendiz de tipógrafo Machado de Assis. Quando tentava iniciar uma carreira política, morreu vítima do naufrágio do navio.

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/manuel-antonio-de-almeida.htm

PESQUISE também em outras fontes

 

28 de Novembro de 1820

Nasce o filósofo socialista alemão Friedrich Engels

No dia 28 de novembro de 1820 nascia em Barmen, então província do Reno, na Prússia, o filósofo socialista alemão Friedrich Engels. Filho de um dono de uma fábrica, ele se tornou um empresário de sucesso mais tarde. Apesar de criticar o capitalismo, seus pensamentos nunca inteferiram nas operações lucrativas de sua empresa.

Quando jovem, ele se interessou pela filosofia de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Em 1844 publicou A Condição da Classe Trabalhadora na Inglaterra. Com Karl Marx, a quem conheceu em Colônia, ele formou uma parceria permanente para promover o movimento socialista. Depois de convencer o segundo congresso comunista a adotar seus pontos de vista, ambos foram autorizados a elaborar o Manifesto Comunista (1848).

Depois da morte de Marx (1883), Engels virou a principal autoridade sobre Marx e o marxismo. Além de seus próprios livros, ele completou os volumes dois e três de O Capital, com base em manuscritos e notas incompletos de Marx. Engels morreu no dia 5 de agosto de 1895, em Londres.

Os que no regime burguês trabalham não lucram e os que lucram não trabalham. Um grama de ação vale mais do que uma tonelada de teoria. Friedrich Engels

Imagem:  [Public domain], from Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Engels

PESQUISE também em outras fontes

28 de Novembro de 1520

Fernão Magalhães chega ao Pacífico pelo estreito batizado hoje com seu nome

Em 28 de Novembro de 1520, o português Fernão de Magalhães navegou pelo estreito que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, no extremo sul da América do Sul. Financiado pela coroa espanhola, Magalhães partiu de Servilha, com uma expedição de cinco navios, no dia 10 de agosto de 1519, para uma viagem que deveria se a primeira circum-navegação ao globo terrestre.

Após três meses navegando, eles avistaram o tempestuoso canal que chamaram "De Todos os Santos". Na realidade, eles estavam diante do que seria conhecido como "Estreito de Magalhães", um perigoso trecho interoceânico, que era procurado desde a chegada dos europeus à América em 1492.

O mar e as marés transformaram a travessia deste trecho em uma odisseia. Já no oceano Pacífico, a expedição ainda teve que superar problemas como a fome e as doenças. Fernão de Magalhães, contudo, não viu seu sonho de cruzar o globo ser realizado. No dia 27 de abril de 1521, ele foi morto na batalha em Cebu, nas Filipinas, aos 41 anos.

A expedição seguiu e, posteriormente, foi chefiada por Juan Sebastián Elcano até o regresso à Europa. Em julho de 1522, chegou a Sevilha a embarcação Vitória, a única que restou da esquadra original. Estavam a bordo 18 tripulantes sob comando de Juan Sebastian Elcano. Eles foram os únicos que voltaram da expedição que havia partido, inicialmente, com 234 homens. O estreito de Magalhães é uma passagem navegável de aproximadamente 600 quilômetros. Ele está entre o continente ao norte e a Terra do Fogo e o Cabo Horn ao sul.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Fern%C3%A3o_de_Magalh%C3%A3es

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!