noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 1º DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 01/11/24 às 16:41h - 52 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 1º DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 1º DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 1º DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 1º DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 1º DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 1º de NOVEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

1 de Novembro de 2020 - Morre Tom Veiga, intérprete do Louro José

1 de Novembro de 1979 - Regulamentada a Lei de Anistia no Brasil

1 de Novembro de 1955 - Começa a Guerra do Vietnã

1 de Novembro de 1945 - Nasce Gilberto Braga, escritor de novelas brasileiras

1 de Novembro de 1922 - Morre Lima Barreto, escritor brasileiro

1 de Novembro de 1604 - Peça Otelo, o Mouro de Veneza, de Shakespeare, é encenada pela primeira vez

1 de Novembro de 1520 - Fernão de Magalhães descobre o caminho marítimo entre o Atlântico e o Pacífico

1 de Novembro de 1512 - Teto da Capela Sistina, de Michelangelo, é exibido ao público pela primeira vez

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino) 

1 de Novembro de 2020

Morre Tom Veiga, intérprete do Louro José

O ator Tom Veiga, que interpretava o personagem Louro José, morreu em 1º de novembro de 2020, aos 46 anos. Ele foi encontrado morto em casa, no Rio de Janeiro. Por mais de 20 anos ele manipulou o boneco, atração dos programas de TV da apresentadora Ana Maria Braga.

Em 1996, Ana Maria Braga teve a ideia de criar o Louro José. Naquela época, ela apresentava o programa "Note e Anote", na TV Record, atração que entrava no ar após a programação infantil. Assim, ela teve a ideia de fazer um personagem que chamasse a atenção das crianças.

Após várias pessoas terem sido testadas, Tom Veiga, coordenador de estúdio e produtor executivo do programa Note e Anote, foi escolhido para manipular o boneco. O papagaio logo se popularizou entre adultos e crianças. Em 1999, quando Ana Maria Braga foi contratada pela Rede Globo para apresentar o programa Mais Você, levou junto com ela o Louro José.

Mais que um mero coadjuvante, o personagem participa ativamente do programa com tiradas irônicas e bem-humoradas, contando piadas, opinando e até mesmo discordando propositalmente da apresentadora. “Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio. Eu tenho um em casa chamado Louro José. Ele fala e assobia o hino nacional", disse Ana Maria Braga.

Imagem: Instagram/Reprodução

VEJA MAIS EM

https://caras.com.br/atualidades/tom-veiga-o-louro-jose-do-mais-voce-morreu-apos-um-avc-relembre.phtml

 PESQUISE também em outras fontes

1 de Novembro de 1979

Regulamentada a Lei de Anistia no Brasil

No dia 1o. de novembro de 1979, o processo de redemocratização do Brasil deu um importante passo com a regulamentação por decreto da Lei de Anistia pelo presidente João Figueiredo. A lei já era um desejo da população, que pedia por uma anistia ampla e geral. Pessoas condenadas por terrorismo, assalto e sequestro não foram beneficiadas. De acordo com o Artigo 1 da lei, foi ?concedida anistia a todos quantos, no período compreendido entre 2 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979, cometeram crimes políticos ou conexos com estes, crimes eleitorais, aos que tiveram seus direitos políticos suspensos e aos servidores da administração direta e indireta, de fundação vinculada ao Poder Público, aos servidores do Poder Legislativo e Judiciário, aos militares e aos dirigentes e representantes sindicais, punidos com fundamento em Atos Institucionais e Complementares?. Além de libertar presos políticos, a lei possibilitou o retorno de anistiados ao funcionalismo público. A regulamentação da Lei da Anistia foi crucial na campanha pela liberdade, iniciada após entrar em vigor o AI-5, em 1968.

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_Anistia

PESQUISE também em outras fontes

1 de Novembro de 1955

Começa a Guerra do Vietnã

Apesar de nunca ter havido uma declaração de guerra oficial, convencionou-se considerar o dia 1º de novembro de 1955 como o início da Guerra do Vietnã, pois é a partir dessa data que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos começa a contabilizar as mortes no conflito. O confronto foi intensificado pela Guerra Fria entre os EUA e a União Soviética. Por volta de 3 milhões de pessoas foram mortas em 20 anos de guerra (incluindo 58 mil soldados dos EUA). Mais da metade das vítimas eram civis vietnamitas.

Após quase 20 anos de guerra, cerca de 2 milhões de vietnamitas foram mortos, enquanto 3 milhões foram feridos e outros 12 milhões se tornaram refugiados. A guerra destruiu a infraestrutura e a economia do país, e sua reconstrução foi lenta. Em 1976, o Vietnã foi unificado como República Socialista do Vietnã, embora a violência esporádica tenha continuado nos próximos 15 anos.

Sob uma ampla política de livre mercado implementada em 1986, a economia vietnamita começou a melhorar, impulsionada pela exportação de petróleo e pela entrada de capital estrangeiro. As relações comerciais e diplomáticas entre o Vietnã e os EUA foram retomadas na década de 1990.

Imagens: National Archives and Records Administration; Library of Congress; Domínio Público, via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Vietn%C3%A3

 PESQUISE também em outras fontes

1 de Novembro de 1945

Nasce Gilberto Braga, escritor de novelas brasileiras

Autor de consagradas novelas brasileiras, Gilberto Tumscitz Braga nasceu no dia 1 de novembro de 1946, no Rio de Janeiro. Com um vasto currículo de telenovelas, escreveu mais de 20, todas para a Rede Globo. Em 2008, Gilberto Braga foi indicado ao Emmy pela novela Paraíso Tropical, de 2007. Uma das características marcantes das suas tramas é a revelação de um misterioso assassino nos capítulos finais.

Antes de decidir se dedicar à carreira de autor de telenovelas, Gilberto Braga recebeu incentivo dos pais para ingressar na diplomacia, porém, viu que esta não era sua vocação. Em 1968 passou um período em Paris e depois retornou ao Brasil, onde trabalhou no jornal O Globo como crítico de teatro. Sua estreia como autor de televisão aconteceu em 1973 com os especiais As Praias Desertas e Feliz na Ilusão.

Gilberto Braga também ficou conhecido pelas adaptações de clássicos literários para a televisão, casos de Helena, de Machado de Assis, Senhora, de José de Alencar, e o grande sucesso Escrava Isaura (1976), baseado no romance de Bernardo Guimarães.

Um dos seus primeiros grandes sucessos como autor de novelas foi Dancin Days (1978). Depois vieram outros grandes êxitos no horário nobre como Água Viva (1980), Brilhante (1981), Corpo a Corpo (1984) e Vale Tudo (1988). Este último praticamente mobilizou o Brasil para saber quem matou Odete Roitman?.

O autor também foi bem sucedido ao escrever minisséries. Ele obteve um grande sucesso com Anos Dourados (1986), depois vieram O Primo Basílio (1988) -do romance homônimo do escritor português Eça de Queiroz - e Anos Rebeldes (1992). Suas novelas mais recentes foram Celebridade (2003), Paraíso Tropical (2007) e Insensato Coração (2011). Além de misteriosos assassinatos, as novelas de Gilberto Braga também abordam temas polêmicos na sociedade como homossexualidade, racismo, prostituição e outros.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Gilberto_Braga

 PESQUISE também em outras fontes

1 de Novembro de 1922

Morre Lima Barreto, escritor brasileiro

Autor do clássico Triste Fim de Policarpo Quaresma, o escritor e jornalista Lima Barreto morreu no dia 1 de novembro de 1922, no Rio de Janeiro. Nascido na capital fluminense no dia 31 de maio de 1881, ele, apesar de ser mulato em um país que acabara de abolir oficialmente a escravatura, teve acesso a uma boa educação.

Sua mãe morreu cedo e o padrinho de Lima Barreto, o Visconde de Ouro Preto, pagou por sua educação. Em 1904, contudo, teve que abandonar os estudos para sustentar os irmãos já que seu pai começou a ter acessos de loucura. Lima Barreto entrou por concurso no Ministério da Guerra, encarregado de fazer cópias, registros e correspondências. Ao mesmo tempo, também colaborava com vários jornais e revistas.

Em 1909, fez sua estreia como escritor de ficção com o romance Recordações do Escrivão Isaías Caminha, recheado de traços autobiográficos. Em seus textos, Lima Barreto sempre criticou a sociedade brasileira, que, na sua visão, é preconceituosa e hipócrita. Em 1911, publicou Triste Fim de Policarpo Quaresma, em formato de folhetins, no Jornal do Commercio, do Rio. Lima Barreto teve que conviver com críticos que desaprovavam seu texto por conta do uso do português mais coloquial, típico da imprensa.

Contudo, sua forma de escrever influenciou os escritores modernistas. Na sua obra prevalece a temática social, privilegiando pobres e boêmios. O escritor convivia com o vício do alcoolismo e com internações psiquiátricas, já que sofria com crises forte de depressão, que o levaram à morte precoce aos 41 anos.

Imagem: See page for author [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Lima_Barreto_(escritor)

PESQUISE também em outras fontes

1 de Novembro de 1604

Peça Otelo, o Mouro de Veneza, de Shakespeare, é encenada pela primeira vez

Um dos clássicos de William Shakespeare era apresentado pela primeira vez, em um dia como este, em 1604, no Whitehall Palace, em Londres. Apesar de ter sua exibição inaugural ter acontecido há mais de 400 anos, a peça Otelo, o Mouro de Veneza (no original, Othello, the Moor of Venice) comprovou ser ainda atual por abordar temas como racismo, amor, ciúme e traição.

A história tem quatro personagens principais: Otelo (um general mouro que serve ao reino de Veneza), sua esposa Desdêmona, seu tenente Cássio e seu suboficial Iago. Uma trama conduzida pelo vilão Iago para separar Otelo e Desdêmona conduz a história para um desfecho trágico. Shakespeare teria escrito a peça inspirado pelo conto italiano Un Capitano Moro ("Um Capitão Mouro") de Cinthio, discípulo de Boccaccio, que foi primeiramente publicado em 1565. A obra de Shakespeare já recebeu inúmeras adaptações para televisão, cinema, óperas e literatura.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Otelo,_o_Mouro_de_Veneza

PESQUISE também em outras fontes

1 de Novembro de 1520

Fernão de Magalhães descobre o caminho marítimo entre o Atlântico e o Pacífico

No dia 1 de novembro de 1520 o navegador português Fernão de Magalhães descobriu o caminho que liga os oceanos Atlântico e Pacífico no extremo sul da América do Sul. Financiado pela coroa espanhola, Magalhães partiu de Servilha, à frente de uma expedição de cinco navios, no dia 10 de agosto de 1519, para uma viagem que deveria se a primeira circum-navegação ao globo. Após três meses navegando no mar eles avistaram um tempestuoso canal que denominaram "De Todos os Santos". Na realidade eles estavam diante do que seria mais tarde chamado "Estreito de Magalhães", um perigoso trecho interoceânico que era procurado desde a chegada dos europeus à América em 1492. O mar e as marés transformaram a travessia deste trecho em uma odisseia. Já no oceano Pacífico, a expedição ainda teve que superar problemas como a fome e as doenças.

Fernão de Magalhães, contudo, não viu seu sonho de cruzar o globo ser realizado. No dia 27 de abril de 1521, ele foi morto na batalha em Cebu, nas Filipinas, aos 41 anos. A expedição seguiu e, posteriormente, foi chefiada por Juan Sebastián Elcano até o regresso à Europa. Em julho de 1522, chegou a Sevilha a embarcação Vitória, a única que restou da esquadra original. Estavam a bordo 18 tripulantes sob comando de Juan Sebastian Elcano. Eles foram os únicos que sobreviveram de uma expedição que, inicialmente, tinha 234 homens. O estreito de Magalhães é uma passagem navegável de aproximadamente 600 quilômetros. Ele está entre o continente ao norte e a Terra do Fogo e o Cabo Horn ao sul.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Fern%C3%A3o_de_Magalh%C3%A3es

 PESQUISE também em outras fontes

1 de Novembro de 1512

Teto da Capela Sistina, de Michelangelo, é exibido ao público pela primeira vez

Uma das obras de arte mais famosas do mundo era exibida ao público pela primeira vez, em um dia como hoje, em 1512. O teto da Capela Sistina, com os épicos afrescos do artista renascentista Michelangelo Buonarroti estava pronto após quatro anos de trabalho. Depois de demonstrar seu talento com esculturas como Pietá (1498) e Davi (1504), Michelangelo foi chamado em 1508 para pintar o teto da Capela Sistina, local onde atualmente ocorre o conclave, o processo de escolha dos papas da Igreja Católica, no Vaticano.

A pintura é composta por nove painéis dedicados à história do mundo bíblico. O mais famoso deles, provavelmente, é "A Criação de Adão", em que Deus e Adão esticam os braços um em direção ao outro. Em 1534, Michelangelo retornou à Capela Sistina para pintar "O Último Julgamento", na parede acima do altar, para o Papa Paulo III. Michelangelo seguiu trabalhando e morando em Roma até o dia de sua morte, no dia 18 de fevereiro de 1564.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Teto_da_Capela_Sistina

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
02/12/24 - Celebrando a VIDA Noite de enlevo na ALPA
02/12/24 - O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU DIA 02 DE DEZEMBRO – NA HISTÓRIA
01/12/24 - Professor Nery Morre a cidadã Dona Lia






Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!