noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 22 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 22/10/24 às 13:53h - 64 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 22 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 22 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 22 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 22 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 22 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 22 de OUTUBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

22 de Outubro de 2006 - Após 13 anos, Felipe Massa volta a dar uma vitória para o Brasil em Interlagos

22 de Outubro de 1978 - Papa João Paulo II assume o poder da Igreja Católica

22 de Outubro de 1962 - JFK anuncia bloqueio a Cuba na chamada Crise dos Mísseis

22 de Outubro de 1954 - Morre o escritor Oswald de Andrade

22 de Outubro de 1945 - Juan Domingo e Evita Perón se casam na Argentina

22 de Outubro de 1938 - Nasce o humorista Juca Chaves

22 de Outubro de 1887 - Nasce John Reed, escritor e jornalista norte-americano

22 de Outubro de 1844 - Grupo religioso dos EUA vivencia o "Dia do Grande Desapontamento"

22 de Outubro de 1807 - Acordo secreto em Londres estipula mudança da corte portuguesa ao Brasil

22 de Outubro de 1797 - Francês constrói o primeiro paraquedas bem sucedido

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

 

22 de Outubro de 2006

Após 13 anos, Felipe Massa volta a dar uma vitória para o Brasil em Interlagos

Em seu primeiro ano como piloto da Ferrari, o brasileiro Felipe Massa encheu de alegria os brasileiros com a vitória no GP de Interlagos no dia 22 de outubro de 2006. Ele foi o primeiro brasileiro a ganhar no autódromo de Interlagos desde Ayrton Senna, em 1993. Ainda no ano de 2006, Massa conquistou sua primeira vitória na categoria ao terminar em primeiro o GP da Turquia. No final do campeonato, o brasileiro ficou com a terceira colocação na classificação geral.

Imagem:[Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Felipe_Massa

 PESQUISE também em outras fontes

22 de Outubro de 1978

Papa João Paulo II assume o poder da Igreja Católica

O polonês Karol Józef Wojtyla comandou sua primeira missa como papa em 22 de outubro de 1978. Foi neste dia que ele assumiu oficialmente o posto de líder da igreja católica e recebeu o nome de João Paulo II. Ele ficaria no cargo até o dia da sua morte, em 2 de abril de 2005. Com o total de 26 anos no poder, João Paulo II teve o terceiro maior pontificado documentado da história - atrás de São Pedro (37 anos) e Pio IX (31).

Foi um dos líderes da Igreja com mais viagens pelo mundo: visitou 129 países durante o seu papado. Também conseguia se comunicar em vários idiomas, além do polonês. Outro número de seu pontificado é em relação à vocação universal pela santidade: beatificou 1340 pessoas e canonizou 483 santos. Após sua morte, João Paulo II foi proclamado beato em 1 de maio de 2011 pelo Papa Bento XVI, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Imagem: José Cruz/Abr (Agência Brasil [1]) [CC BY 3.0 br], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Jo%C3%A3o_Paulo_II

 PESQUISE também em outras fontes

 22 de Outubro de 1962

JFK anuncia bloqueio a Cuba na chamada Crise dos Mísseis

Em um dia como este, no ano de 1962, o presidente John F. Kennedy anunciou ao povo norte-americano que ele havia ordenado, no dia anterior, um bloqueio a Cuba. O ato foi em resposta à descoberta de que mísseis soviéticos foram instalados na ilha. Em seu discurso na TV, ele condenou o líder soviético Nikita Khrushchev pela "ameaça clandestina, irresponsável e provocativa à paz mundial" e avisou que os Estados Unidos estavam totalmente preparados para revidar qualquer ataque.

Khrushchev respondeu enviando outros navios, possivelmente transportando carga militar, para Cuba, além de dar sequência à instalação dos mísseis no país. Ao longo dos próximos seis dias, a chamada "Crise dos Mísseis" deixou o mundo à beira de uma guerra nuclear global. Líderes dos dois países conduziram tensas negociações via telegrama e carta. Felizmente, em 28 de outubro, Kennedy e Khrushchev chegaram a um acordo, e o mundo pode respirar aliviado, porém a cautela persistiu. Os mísseis em Cuba foram desmantelados e, em troca, Kennedy concordou em fechar as bases de mísseis norte-americanos na Turquia.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Crise_dos_m%C3%ADsseis_de_Cuba

 PESQUISE também em outras fontes

 

22 de Outubro de 1954

Morre o escritor Oswald de Andrade

Um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro morria no dia 22 de outubro de 1954. Neste dia, falecia em São Paulo o escritor Oswald de Andrade, um dos promotores da semana de Arte Moderna de 1922, na capital paulista. Ele foi autor do Manisfesto da Poesia Pau-Brasil e do Manifesto Antropófago, um dos marcos do modernismo. Também publicou o primeiro livro de poemas do modernismo brasileiro, chamado Pau-Brasil. 

Na sua busca por uma identidade da arte brasileira, Oswald de Andrade se interessava pelas formas de expressão ingênuas e primitivas. Para ele, toda a multiplicidade cultural do Brasil representava uma vantagem para a renovação artística do país, até então influenciada por modelos tradicionais de arte europeia. Oswald de Andrade também propôs uma língua nacional diferente do português. 

A ideia era um idioma brasileiro, formado por um vocabulário popular, explorando alguns desvios da fala, imitando o "erro criativo". Contudo, uma das suas ideias mais conhecidas é a da antropofagia, que explora o papel simbólico do canibalismo nas sociedades tribais/tradicionais, já que o canibal não come o ser humano pela alimentação, mas para adquirir as qualidades do inimigo ou de alguém. 

Com isso, Oswald pretendia expressar que a cultura brasileira é mais forte; foi colonizada pelo europeu, mas digere o europeu e assim torna-se superior a ele. Com suas ideias, Oswald foi um vanguardista, e teria sido o primeiro brasileiro, cronologicamente, a influenciar o movimento literário brasileiro de maior repercussão internacional, o concretismo. Mais tarde, influenciou outros movimentos como o tropicalismo (música) e grupos como Teatro Oficina e Cia. Antropofágica.

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Oswald_de_Andrade

 PESQUISE também em outras fontes

 

22 de Outubro de 1945

Juan Domingo e Evita Perón se casam na Argentina

O político Juan Domingo Perón se casou no dia 22 de outubro de 1945 com a atriz Maria Eva Duarte, que logo seria conhecida como Evita Perón, marcando a história da Argentina. Os dois haviam se conhecido um ano antes, durante um evento para arrecadar fundos para as vítimas de um terremoto. Na época, Juan era ministro do trabalho e da assistência social.

Ao alcançar a vice-presidência do país, Perón tornou-se uma peça-chave da política argentina ao estabelecer uma aliança estratégica com sindicalistas. Com isso, o movimento trabalhista reorganizou-se sob sua tutela e foram implementadas diversas leis e benefícios para os trabalhadores. Em 1945, ocorreu um golpe de estado e Perón foi preso. Foi quando Evita convocou milhares de trabalhadores às ruas para pedir a libertação dele.

Em 1946, Perón foi eleito presidente, e Evita assumiu o papel de "chefe espiritual da nação". Com a criação da "Fundação Eva Perón", foram construídas milhares de casas, escolas e hospitais para a pessoas necessitadas. Assim, ela se tornou muito popular entre as camadas mais pobres da população. Evita também foi ativa na campanha pelo voto feminino, que seria aprovado em 1947.

Em 1951, a Confederação Geral do Trabalho a propôs como candidata à vice-presidência da Argentina. Mas a forte oposição dos setores conservadores que a consideravam uma ameaça, além das recentes notícias de sua doença, impediram que o plano fosse adiante. Em 26 de julho de 1952, Evita morreu vítima de câncer cervical, aos 33 anos.

Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Juan_Domingo_Per%C3%B3n

 PESQUISE também em outras fontes

 22 de Outubro de 1938

Nasce o humorista Juca Chaves

Humorista, compositor e músico, Juca Chaves nascia no dia 22 de outubro de 1930, no Rio de Janeiro. Registrado como Jurandyr Czaczkes, Juca Chaves ficou conhecido por suas modinhas no fim da década de 50 e, nos anos 60, montou o circo Sdruws, no Rio, onde apresentou o show Menestrel Maldito. 

Na década seguinte, com o regime militar, se autoexiliou em Portugal, onde também fez sucesso. Porém, suas sátiras incomodavam o governo de Salazar e ele se mudou para a Itália. Em seu retorno ao Brasil, nos anos 80, lançou a própria gravadora, a Sdruws Records. Entre suas canções mais populares estão "Por Quem Sonha Ana Maria", "Menina", "A Cúmplice", "Que Saudade", "Presidente Bossa Nova" e "Take me Back to Piauí". 

Em 2006 e 2010 se arriscou na carreira política, como candidato a senador e a deputado federal, respectivamente, mas não foi conquistou votos suficientes do eleitorado baiano.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Juca_Chaves

 PESQUISE também em outras fontes 

22 de Outubro de 1887

Nasce John Reed, escritor e jornalista norte-americano

No dia 22 de outubro de 1887 nascia, em Portland, nos EUA, o poeta e jornalista norte-americano John Reed, considerado herói de uma geração radical de intelectuais. Ele fez a cobertura da revolução no México, em 1914, e era frequentemente detido por organizar e defender greves. Rapidamente, tornou-se um líder radical e ajudou a formar o Partido Comunista nos Estados Unidos. 

Reed fez a cobertura da Primeira Guerra Mundial para a revista Metropolitan, foi amigo próximo de Lênin e esteve na Revolução Russa (1917), onde escreveu o seu livro mais conhecido: Dez Dias Que Abalaram o Mundo (1919). Indiciado por traição aos Estados Unidos, ele fugiu para a União Soviética onde morreu de tifo no dia 19 de outubro de 1920, em Moscou. Reed foi posteriormente enterrado com outros heróis bolcheviques, ao lado da muralha do Kremlin.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Reed

 PESQUISE também em outras fontes

 22 de Outubro de 1844

Grupo religioso dos EUA vivencia o "Dia do Grande Desapontamento"

A data de 22 de outubro de 1844 ficou marcada como o "Dia do Grande Desapontamento" para um grupo religioso dos Estados Unidos. Isso porque seus fiéis esperavam o retorno de Jesus Cristo para aquela ocasião. A expectativa, inspirada em profecias bíblicas, havia sido criada entre os membros do movimento milerita, liderado pelo pastor batista William Miller.  Os remanescentes deste evento mais tarde fundaram diversas denominações adventistas.

Entre 1831 e 1844, com base em seu estudo da Bíblia, Miller, um agricultor e pastor leigo batista, previu e pregou o retorno de Jesus Cristo à Terra. A previsão foi inspirada no livro bíblico de Daniel, 8:14. Lendo a passagem bíblica, Miller chegou à conclusão de que Cristo retornaria entre março de 1843 e junho de 1844 para "purificar o Santuário". Na interpretação de Miller, o "Santuário" seria a Terra ou a igreja.

Mas o período passou e nada aconteceu. Miller e muitos de seus colaboradores, pastores de várias denominações, voltaram ao estudo da Bíblia para descobrir o erro. Um deles, chamado Samuel Snow, concluiu que Jesus voltaria em 22 de outubro de 1844. Quando Cristo não apareceu, os seguidores de Miller experimentaram o que veio a ser chamado de "O Grande Desapontamento".

O pequeno grupo que se recusou a desistir depois do "Grande Desapontamento" reestudou as profecias e entendeu que o Santuário a que se referia o livro de Daniel era o Santuário Celestial. Depois disso, surgiram vários líderes que construíram a base do que viria a ser a Igreja Cristã do Advento, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, o movimento dos Estudantes da Bíblia, entre outros.

Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/grupo-religioso-dos-eua-vivencia-o-dia-do-grande-desapontamento

 PESQUISE também em outras fontes

 22 de Outubro de 1807

Acordo secreto em Londres estipula mudança da corte portuguesa ao Brasil

Os reinos de Portugal e Grã-Bretanha assinavam um acordo secreto, em um dia como este, em 1807. Era a Convenção Secreta sobre a Transferência da Monarquia Portuguesa para o Brasil, também chamado "Convenção secreta sobre a transferência para o Brasil da sede da Monarquia Portuguesa, e ocupação da temporária da Ilha da Madeira por tropas britânicas".

O tratado foi firmado em Londres, quando as tropas napoleônicas se aproximavam das fronteiras portuguesas, avançando pela Espanha. Em 1808, a corte portuguesa se transferiu para o Brasil e, durante a viagem, os navios britânicos ofereceram proteção às embarcações portuguesas. Em troca, Portugal assinou a abertura dos portos brasileiros para as mercadorias inglesas.

Imagem: Museu Histórico e Diplomático [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Conven%C3%A7%C3%A3o_Secreta_sobre_a_Transfer%C3%AAncia_da_Monarquia_Portuguesa_para_o_Brasil

 PESQUISE também em outras fontes

 

22 de Outubro de 1797

Francês constrói o primeiro paraquedas bem sucedido

O primeiro salto de paraquedas bem sucedido aconteceu em um dia como este, no ano de 1797, em Paris. O francês e engenheiro André-Jacques Garnerin saltou com seu equipamento, feito de seda, de uma altitude de 1000 metros, sobre o parque de Monceau. Uma multidão estava presente para assistir ao seu feito.

Em 1803, entre o dia 3 e 4 de outubro, Garnerin faz um voo de balão, entre Paris e Clausen, percorrendo cerca de 395 quilômetros. Jeanne-Geneviève, sua esposa, tornou-se a primeira mulher a saltar de paraquedas.

Imagem:[Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Paraquedas

 PESQUISE também em outras fontes


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!