noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Memória Viva

Diocese de Paulo Afonso lança livro sobre sua trajetória - 50 anos de História

Publicada em 09/12/23 às 11:54h - 324 visualizações

Pastoral da Comunicação Diocesana (Pascom)


Compartilhe
Compartilhar a noticia Diocese de Paulo Afonso lança livro sobre sua trajetória - 50 anos de História  Compartilhar a noticia Diocese de Paulo Afonso lança livro sobre sua trajetória - 50 anos de História  Compartilhar a noticia Diocese de Paulo Afonso lança livro sobre sua trajetória - 50 anos de História

Link da Notícia:

Diocese de Paulo Afonso lança livro sobre sua trajetória - 50 anos de História
Publicações da Diocese de Paulo Afonso  (Foto: Divulgação Pastoral da Comunicação Diocesana (Pascom))

O registro sempre foi uma preocupação presente ao longo da História da Diocese de Paulo Afonso, Bahia. Criada pelo Papa Paulo VI, em 14 de setembro de 1971, tendo como seu primeiro Bispo Dom Jackson Berenguer Prado, situada no Sertão Baiano, em pleno Polígono da Seca.

Seus primeiros registros se deram com o Jornal “Informativo da Diocese de Paulo Afonso”, sendo a primeira edição datada de outubro de 1984, de circulação interna, vinculada pelas paróquias e comunidades. 

O “Informativo” pretendia comunicar as diversas iniciativas vividas pela então Diocese recém-criada, principalmente, no que se refere à sua ação pastoral evangelizadora.


Este informativo não visa ser um boletim completo de notícias ou um órgão de formação, mas simplesmente uma maneira direta de ‘INFORMAR’ a comunidade através de comunicações breves do que se passa ou vai se passar na Diocese”. (D. Aloysio Penna, sj). 

O “Informativo” ficou em circulação até o ano de 1994, ano XI, nº. único, sua última edição, uma década, conforme arquivado no Núcleo Diocesano de Comunicação.

Outra iniciativa foi a Coleção de “Cadernos Diocesanos”, sendo a proposta de três volumes. Assim, expressa D. Aloysio Penna:


Os ‘Cadernos Diocesanos’ pretendem ser uma coleção despretensiosa de assuntos de interesse da Diocese de Paulo Afonso. (…) será também informação para sacerdotes, religiosas e leigos que conosco quiserem servir a este povo carente do sertão da Bahia. Outros números de ‘Cadernos Diocesanos’ sairão com pequenos estudos dos nossos principais problemas, como a questão entre índios e posseiros, um estudo sociorreligioso do Bairro do Mulungu, na periferia de Paulo Afonso, etc. (CADERNOS DIOCESANOS, Nº 1, setembro de 1985).

Estes ‘Cadernos Diocesanos’ culminaram no livro História da “Diocese de Paulo Afonso”, que traça um caminho histórico da Diocese, publicado em 20 de novembro de 1987. Graças à iniciativa de Dom Aloysio Leal Penna, segundo Bispo Diocesano, que solicitou o Pe. Luíz Gomes Palacin, sj, jesuíta e historiador a função de escrever a história da Diocese de Paulo Afonso com a contribuição do Monsenhor Francisco José de Oliveira, Pároco de Jeremoabo, hoje ele é uma referência na historicidade da Igreja no Sertão Baiano. Tem alguns limites em seus escritos, porém, sem perder seu valor.

Seguindo este percurso, chegamos à posse de Dom Esmeraldo Barreto de Farias, em 02 de julho de 2000, que na ocasião foi lançada uma revista comemorativa, que fazia apresentação do novo Bispo e contextualizava a Diocese em sua caminhada pastoral, em parceria com a Maganize, Especial D. Esmeraldo, ano VI, nº. 32, junho de 2000, Editora Fonte Viva. 

Com a chegada de Dom Guido Zendron, sendo o quinto Bispo, também, foi preparada outra revista em parceria com a “Folha Sertaneja”, jornal em circulação na cidade de Paulo Afonso, edição especial: “Diocese de Paulo Afonso recebe seu novo Bispo”, datada de 25 de maio de 2008, com tais caracterizas: apresentava o Bispo aos fiéis e contextualizava a caminhada de fé da Diocese.  

É com Dom Guido que em 2011, que celebra-se o Jubileu dos 40 anos da Diocese, neste período é lançada uma revista comemorativa, com a colaboração das paroquiais e a coordenação e trabalho incansável da leiga Maria José Goncalves Andrade (Zezé), que assumindo a árdua missão, escreveu e preparou toda a Revista comemorativa junto aos serviços técnicos da Gráfica Fonte Viva, na ocasião foi impresso cinco mil exemplares.


“Esta revista quer ser um humilde instrumento para fazer memória de como a partir do encontro com a humanidade nova de Jesus Cristo e testemunhada por tantas pessoas com vocações, temperamentos e estilos de vida diferentes, a Diocese contribuiu para que muitos, pudessem ter uma vida melhor, convivendo com a beleza e os desafios do sertão” (Palavras de Dom Guido, REVISTA COMEMORATIVA DOS 40 ANOS). 

Chegamos em 2021, onde celebramos o Jubileu Diocesano dos 50 anos, mas por conta da pandemia da Covid-19, os festejos foram adiados para este ano de 2023, tendo como iniciativa dois compromissos de publicação: a reedição do livro de Pe. Lourenço Tori e o lançamento do livro sobre a História da Diocese de Paulo Afonso. Sob os cuidados e condução dos trabalhos pelo Pe. Ronnes Santana, Pároco da Paróquia Sagrada Família. 

Os professores Edson Barreto e Marajana Araújo lançam oficialmente o livro: “Diocese de Paulo Afonso: luzeiro de fé e esperança no Sertão Baiano”, no último dia 14 deste mês  de novembro, na Câmara de Vereadores, com a presença dos familiares de Dom Mário Zanetta e Pe. Lourenço Tori, estando presente representante do clero diocesano, entre eles o Bispo Dom Guido Zendron, autoridades civis e militares e comunidade pauloafonsina convidada.

Por ocasião da apresentação do livro “Diocese de Paulo Afonso: luzeiro de fé e esperança no Sertão Baiano”, assim expressaram os autores:


A Diocese de Paulo Afonso tem uma bela caminhada de trabalhos religiosos e sociais em seus poucos mais de cinquenta anos de existência no Nordeste do Brasil. Este livro retrata a trajetória de bispos, padres, freiras, leigos, fiéis, além de curiosidades, depoimentos, histórias, fotos, mensagens, orações, embates, dificuldades e vitórias que solidificaram essa Casa de Deus num luzeiro de fé e esperança para o Sertão Baiano. (26-10-2023). 

O livro, simplesmente, é encantador, espiritual, traz elementos históricos, deixando transparecer a vida e o testemunho de fé de tantas pessoas ao longo destas cinco décadas.


Cada página nos faz encontrar uma realidade que cresce e é renovada por pessoas que, a partir da vocação batismal, enfrenta a vida iluminada pelo dom do Espírito Santo, na força do Seu amor, que cria unidade e responsabilidade para renovar a face da terra. (Apresentação de Dom Guido, BARRETO/ARAÚJO, 2013, p. 19 e 20).

Foi distribuído para todas as Paróquias da Diocese, como incentivo à leitura e resgate da história diocesana. O livro pretende fazer memória da linda história de fé da Diocese de Paulo Afonso. Além das apresentações, o leitor encontrará 20 títulos que contextualizam toda essa trajetória. 

Destaque para o lindo relato da irmã Regina Cely Silva Figueredo, que fala das ações de caridade vividas na Diocese; as Bem-aventuranças da Diocese de Paulo Afonso; os relatos biográficos e a trajetória de cada bispo; o testemunho da professora aposentada Adelina Maria Cardoso Tenório que participou de todas as posses dos bispos; a Cronologia da Diocese de Paulo Afonso; e o Você sabia? Aconteceu na Diocese.

Adquira o seu livro, faça estudo em grupo, leve ao conhecimento de sua pastoral, movimento, grupo e comunidade, deixemos que a história ecoe em nossos corações e que o Senhor da Vida nos fale por meio dela.

Entre em contato com a sua Paróquia, a Pastoral Diocesana de Comunicação (Pascom), com seu Pároco ou com a Cúria Diocesana.

Que os anos vindouros também sejam marcados por fatos vitoriosos neste luzeiro de fé e esperança que é a Diocese de Paulo Afonso, Bahia, Brasil.

Pe. José Ronnes dos Santos Santana

Pároco da Paróquia Sagrada Família, Paulo Afonso, Bahia

Agente da Pastoral da Comunicação Diocesana (Pascom)

Contato: ronnes.santana@gmail.com

Paulo Afonso, BA, sexta-feira, 24 de novembro de 2023.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!