noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Local

Seminário Regional de Cajucultura e Apicultura reúne produtores da região e debate investimentos para o crescimento das culturas

Publicada em 02/04/24 às 15:12h - 111 visualizações

Ascom/PMPA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Seminário Regional de Cajucultura e Apicultura reúne produtores da região e debate investimentos para o crescimento das culturas    Compartilhar a noticia Seminário Regional de Cajucultura e Apicultura reúne produtores da região e debate investimentos para o crescimento das culturas    Compartilhar a noticia Seminário Regional de Cajucultura e Apicultura reúne produtores da região e debate investimentos para o crescimento das culturas

Link da Notícia:

Seminário Regional de Cajucultura e Apicultura reúne produtores da região e debate investimentos para o crescimento das culturas
 (Foto: Divulgação Ascom PMPA)

Com uma plateia repleta de produtores de caju e mel da região, o Seminário Regional de Cajucultura e Apicultura teve início nesta terça-feira (2), no Parque de Exposições Djalma Wanderley. O prefeito em exercício, Marcondes Francisco, junto com o secretário de Agricultura e Aquicultura, Geraldo Carvalho, recepcionaram o público. O objetivo do evento é destacar o potencial agrícola  e apícola da região, promovendo o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico local.

Durante a sua fala, Marcondes ressaltou sobre Paulo Afonso ser um dos maiores produtores de mel da região e destacou os investimentos realizados para o homem do campo. “Paulo Afonso é um dos maiores produtores de mel da região e só em 2023 foram 200 toneladas produzidas e isso mostra a força da atividade e a importância do apoio da Prefeitura. Agora estamos aqui discutindo os investimentos para o aumento dessa produção e da cajucultura, mostrando que acreditamos nessas atividades”, fala o gestor.

Para Geraldo, o município precisava desse momento para movimentar o segmento para que o produtor possa ter mais renda nas suas atividades. “É uma satisfação imensa receber hoje apicultores da região para esse grande evento para fazermos uma troca de conhecimento, agregar ao apicultor e ao cajucultor novas técnicas. Que nós possamos aproveitar bem esse dia. Nós no Brasil somos o décimo primeiro produtor de mel e é um segmento muito forte”, ressaltou. 

Neste primeiro dia foi realizada uma palestra com o professor Armindo Vieira sobre Superação de mel na caatinga e painéis promovido pela Codevasf e IcmBio. Houve exposição de produtos a base de mel.

“As duas atividades são uma seqüência porque a abelha poliniza o caju, aumenta a produtividade de caju e vice e versa, com a produção do Caju tem um aumento da produção de mel. Então são duas atividades que se somam e o conhecimento é a chave para aumentar a produtividade. Toda oportunidade que houver para reunir produtores nesse sentido de trazer conhecimento isso soma na produção total gerando riqueza e desenvolvimento para a região e todo o país’, explicou o palestrante Armindo Vieira.

Ainda estiveram presentes o Diretor Técnico da Cajutec, Alberto Espinheira; o coordenador do Senar, Thiago Batista; presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Luiz César; o Gerente do Banco do Nordeste, Wagner Santos; o Gerente do Instituto Vis-sustentabilidade, José Luciano; o Gerente Regional do Sebrae, Carlos Rafael; a Procuradora do Ministério Público Estadual, Luciana Khory; o Gerente Regional de Revitalização da Bacia Hidrográfica, Luciano Rocha e o vereador Leco.

O Seminário está sendo realizado pela Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Paulo Afonso (SENAR), Coodevasf, BNB, SEBRAE, IcmBio, CAJUTEC, VIS-Sustentabilidade e MPE.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!