noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Local

Reunião entre Prefeitura e Instituto Pedra marca mais um passo para a Implantação do Museu de Paulo Afonso

Publicada em 31/03/23 às 23:59h - 267 visualizações

Ascom/PMPA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Reunião entre Prefeitura e Instituto Pedra marca mais um passo para a Implantação do Museu de Paulo Afonso   Compartilhar a noticia Reunião entre Prefeitura e Instituto Pedra marca mais um passo para a Implantação do Museu de Paulo Afonso   Compartilhar a noticia Reunião entre Prefeitura e Instituto Pedra marca mais um passo para a Implantação do Museu de Paulo Afonso

Link da Notícia:

Reunião entre Prefeitura e Instituto Pedra marca mais um passo para a Implantação do Museu de Paulo Afonso
 (Foto: Divulgação Ascom PMPA)

“Um museu não é só um depósito de coisas; é a interpretação das coisas do local em que ele está”. Com essa fala, o diretor presidente do Instituto Pedra, Luiz Fernando de Almeida, enfatizou a importância da implantação do Museu de Paulo Afonso durante reunião realizada com membros da Prefeitura nesta sexta-feira (31).

A instalação do equipamento cultural foi pauta do encontro, que além do diretor presidente, contou com a presença do ex-deputado federal pelo Estado da Bahia, José Carlos Aleluia e o Engenheiro da Chesf, Marcelo que foram recepcionados pelo prefeito em exercício Marcondes Francisco e o prefeito Luiz de Deus.

Secretários municipais que estão envolvidos diretamente no projeto também estiveram presentes – Educação, Elza Brito; Cultura e Esporte, Dernival Oliveira; de Infraestrutura, Francisco Alves; de Turismo, Indústria e Comércio, Nino Rangel; Desenvolvimento Social, Cíntia Rosena; Chefe de gabinete Maria da Saúde e o administrador do BTN, Luiz Humberto.

Durante a apresentação, Luiz Fernando ressaltou a beleza da região, sua riqueza cultural, a importância do Rio São Francisco e a Cachoeira de Paulo Afonso, que é uma das maiores representações iconográficas do Brasil.

Aleluia falou do Museu não somente como um projeto de urbanização, mas a ocupação de uma área com elementos diversos para a comunidade. “Vimos que o município precisa de um teatro e isso está inserido também no projeto para que possa atender a comunidade não só enquanto Museu, mas em outras necessidades”.

“Esse é o primeiro passo que estamos dando para a realização desse equipamento tão importante para o município e a região. Teremos um excelente e rico projeto de preservação”, diz o prefeito em exercício, Marcondes Francisco. O prefeito Luiz de Deus também falou. “Não tenho dúvidas que esse projeto irá enriquecer ainda mais nosso município com toda a importância que ele tem em guardar a nossa história”.

Os secretários Elza, Dernival e Nino se manifestaram sobre a importância do Museu e como irá contribuir para o desenvolvimento da região. Após a apresentação, o grupo se dirigiu ao local onde será instalado. O secretário de Articulação Política, Regivaldo Coriolano e Luiza de Deus também estiveram presentes.  

O equipamento cultural chegará à capital da energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC).

O local reunirá dispositivos interativos e tecnológicos, para abordar assuntos relacionados à história e cultura da região de Paulo Afonso, aliada à relação geográfica com o Rio São Francisco e questões ligadas a sustentabilidade, meio ambiente, uso da água e geração de energia, projetando a região para o futuro.

O local reunirá dispositivos interativos e tecnológicos, para abordar assuntos relacionados à história e cultura da região de Paulo Afonso, aliada à relação geográfica com o Rio São Francisco e questões ligadas a sustentabilidade, meio ambiente, uso da água e geração de energia, projetando a região para o futuro.


Este equipamento cultural, em projeto arquitetônico a ser desenvolvido, deverá contar com teatro/auditório para aproximadamente 350 pessoas e áreas externas destinadas a lazer e entretenimento com um mirante para se observar o entorno. O projeto será realizado por meio de acordo de cooperação entre a Prefeitura de Paulo Afonso e o Instituto Pedra e teve como incentivador para contemplação do município o ex-deputado federal pelo Estado da Bahia, José Carlos Aleluia.

O acordo de cooperação é um instrumento por meio do qual são formalizadas as parcerias estabelecidas pela administração pública com organizações da sociedade civil para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco que não envolvam a transferência de recursos financeiros, como prevê o Artigo 2º da Lei 13.019/14, do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).

À administração municipal caberá a concessão do terreno, com área de 13 mil m². O Instituto Pedra ficará responsável pelo levantamento de recursos financeiros e materiais, através de leis de incentivo fiscal, patrocínio empresarial, editais públicos e privados de fomento à cultura e doações, para a elaboração de projetos de arquitetura e museografia para construção e implantação de equipamento cultural.

O Instituto Pedra é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolve ações no campo do patrimônio cultural a partir do propósito de valorizar os bens culturais considerando as suas dimensões simbólica, material e territorial.Fundado em 2013, já realizou projetos nos estados de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, em parceria com instituições públicas e privadas. Dentre as atividades realizadas, incluem-se projetos arquitetônicos, gerenciamento e supervisão de obras civis de restauração e construção, planos de gestão de equipamentos culturais, gestão de acervos históricos e artísticos, projetos museográficos, publicação de livros, vídeos documentários e programas educativos com oficinas e visitas monitoradas. A maior parte desses projetos foram realizados através de programas de fomento à cultura, como a própria Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), através do PRONAC.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


ISAC DE OLIVEIRA

01/04/2023 - 10:49:43

Temos muito o que avançar no quesito literatura, cultura e arte no nosso município, entretanto, percebo que o executivo municipal tem demonstrado sensibilidade para o assunto, o que nos enche de esperança, até porque somos uma cidade pólo, com várias universidades, desta feita, o curso natural é que os gestores almejem colocar nossa cidade onde deve estar, no pódio das melhores cidades do Brasil, para se viver. 


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!