noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Jornal Folha Sertaneja - 20 anos de histórias

2004 e 2024 – Em ano eleitoral, interessantes coincidências... ou não?

Publicada em 14/01/24 às 15:47h - 572 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia 2004 e 2024 – Em ano eleitoral, interessantes coincidências... ou não?  Compartilhar a noticia 2004 e 2024 – Em ano eleitoral, interessantes coincidências... ou não?  Compartilhar a noticia 2004 e 2024 – Em ano eleitoral, interessantes coincidências... ou não?

Link da Notícia:

2004 e 2024 – Em ano eleitoral, interessantes coincidências... ou não?
 (Foto: Arq. do jornal Folha Sertaneja)

Começamos o ano de 2024 por aqui na Redação do Jornal Folha Sertaneja com a expectativa muito grande da chegada de fevereiro e com ele o aniversário de 20 anos deste jornal, o que é inédito na história de Paulo Afonso. 

Nenhuma das muitas e valiosas publicações da cidade, revistas periódicas e jornais, teve vida tão longa, embora todos, no tempo em que circularam pelo município e região, tenham sido de real importância para o seu momento e a todos aplaudimos.

Sobre o Jornal Folha Sertaneja, tivemos a felicidade de receber do Professor Doutor Edvaldo Nascimento, um presente que se repetia periodicamente que foi a encadernação de todas as nossas edições, o que nos permite acesso bem mais fácil a este acervo que está chegando a 230 edições, algumas delas até com 20 páginas. Grande presente, que agradecemos todos os dias.

O Jornal Folha Sertaneja e o começo das conversas para as eleições municipais de 2004, há 20 anos...

Pois bem, amigos, nesse clima de alguma euforia de nossa parte, porque sabemos da importância do registro da história recente de Paulo Afonso nesses últimos 20 anos, começamos a rever cada uma das edições deste Jornal Folha Sertaneja e logo nas primeiras edições do ano de 2004 nos deparamos com alguns fatos que, coincidência ou não, estão acontecendo também neste ano de 2024. Vejamos:

O ano de 2024, assim como foi 2004, é um ano bissexto e também, como há 20 anos atrás, é ano de eleições municipais.

Conforme noticiou o Jornal Folha Sertaneja em sua Edição Nº 1, de 18/2/2004, o prefeito Paulo de Deus, do chamado Grupo Luiz de Deus, explicava a razão de seu interesse em renunciar da gestão de Paulo Afonso para concorrer às eleições municipais no município de Canindé do São Francisco. A renúncia se concretizou no final de março e o município passou a ser gerido, nos nove meses seguintes, pelo vice-prefeito Wilson Pereira.

Em 2024, o prefeito Luiz de Deus, por problemas de saúde, se mantém afastado do cargo de prefeito desde 17 de fevereiro de 2023, estando o município sob a gestão do vice-prefeito Marcondes Francisco dos Santos.

Em 2004, ainda na edição Nº 1 do Jornal Folha Sertaneja – com o título “Oposições querem mudar estilo de governo em Paulo Afonso”, o conceituado jornalista Clementino Heitor de Carvalho, em uma matéria de página inteira, trazia depoimentos de lideranças políticas da oposição em Paulo Afonso como Raimundo Caires(PSB), Celso Pereira(PT), José Ivaldo(PT), Vavá Ferraz(PMDB), Raimundo Lucena(PT), Regivaldo Coriolano(PT) e até de João Bosco, então presidente da Chesf e do PSB/PE, já falando das eleições de outubro.  

Ainda em janeiro de 2024, o site www.folhasertaneja.combr apresentou o nome de nove pré-candidatos prefeito de Paulo Afonso.

Em abril de 2004, uma outra matéria do Jornal Folha Sertaneja Nº3, Raimundo Caires anuncia que “quer somar PT ao PP, PSB, PDT e PTB e PMDB para unir as oposições e assegura que “acha que será o escolhido”.

Nessa mesma edição o Folha Sertaneja noticia que o Deputado Federal Mário Negromonte, o pai de Mário Jr. promove um café da manhã no Clube Paulo Afonso, como o "ponta pé inicial" da união das oposições, embora também noticie o Jornal que na mesma data, o feriado de 21 de abril, o candidato do PT, José Ivaldo realizava no Salão Paroquial N.S. das Dores, no BTN 2, encontro dos ciclos de conferência para a construção da proposta base do seu plano de governo (da oposição) para a gestão municipal.

 

Ainda em janeiro de 2024, um dos nomes anunciado como candidato a prefeito, o vereador Jean Roubert (PSD) anuncia a sua renúncia para apoiar o candidato ex-vereador Mário Galinho (PSDB) que, para isso, diz a nota, se filiaria ao PSD. A Vereadora Evinha Oliveira, do Solidariedade, partido que elegeu Mário Galinho vereador, disse ser candidata a prefeita, mas “está aberta ao diálogo sobre projetos para Paulo Afonso”.

Coincidências ou não, conversando sobre isso com uma pessoa que vivencia a política de Paulo Afonso há dezenas de anos, ela me disse:

- Pra mim, só falta saber quem fará e onde será esse café-da-manhã, como ponta pé inicial...” (risos).

Claro que todos sabemos que há ainda um longo caminho pela frente, a realização das convenções de cada partido, a confirmação (ou não) dos que se apresentam com pré-candidatos a prefeito e a vereadores e que os eleitos – prefeito e vereadores – só serão conhecidos quando for aberta e contados os votos da última urna e essa expectativa tem trazido suores frios para candidatos que pensavam ser a vitória fácil.

Foi o que aconteceu com Policarpo, em Glória que ganhou com a diferença de apenas 62 votos e foi o que aconteceu com Luiz de Deus em Paulo Afonso, na eleição de 2020, que foi salvo pelos votos da zona rural de Paulo Afonso e ganhou com apenas 805 votos de diferença para Mário Galinho.


Com a palavra todos os leitores e, de forma especial, os eleitores de Paulo Afonso nas eleições do domingo, 6 de outubro de 2024.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Manoel Rozendo

14/01/2024 - 19:35:27

Este reporte Galdino è um fenômeno guarda os registros e na hora certa mostra as conicidencias .Umas delas quem sempre foi oposição ,entre ele o secretário Coriolano .Os vices Prefeitos,correndo a cadeira de Prefeito ,Wilsom não teve sucesso ,o Prefeito em exercício Marcondes tem que correr mais ainda com estas alertas e manter a seu lado pessoas fieis e convocar para campanha quem está fora ,não só Manoel Rozendo como outros.Estou disponível para cinhar junto.


Pr Silvio Pero

14/01/2024 - 17:52:11

Muito bom este comentário, Paulo Afonso precisa renovar a política, q ora se encontra viciada apenas no poder; necessário se faz surgir um novo grupo q tenha fidelidade às suas proposta, planos e acima de tudo a prática.Que 2024 tenhamos mudanças, vamos fazer este sertão florescer.Pr Silvio PeroPre candidato vereador


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!