noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

ELEIÇÕES 2022 - BAHIA

10 candidatos de Paulo Afonso querem se eleger para a Câmara Federal ou Assembleia Legislativa da Bahia em 2022

Publicada em 15/09/22 às 01:15h - 1568 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia 10 candidatos de Paulo Afonso querem se eleger para a Câmara Federal ou Assembleia Legislativa da Bahia em 2022  Compartilhar a noticia 10 candidatos de Paulo Afonso querem se eleger para a Câmara Federal ou Assembleia Legislativa da Bahia em 2022  Compartilhar a noticia 10 candidatos de Paulo Afonso querem se eleger para a Câmara Federal ou Assembleia Legislativa da Bahia em 2022

Link da Notícia:

10 candidatos de Paulo Afonso querem se eleger para a Câmara Federal ou Assembleia Legislativa da Bahia em 2022
 (Foto: Das redes sociais)

As eleições se aproximam e cada dia se torna mais intensa a correria das centenas de candidatos a deputado estadual e a deputado federal que se apresentaram junto à justiça eleitoral da Bahia.

Faltando 18 dias para as eleições de 2022, convém conferir o quadro de candidatos que se apresentam como representantes de Paulo Afonso, por terem nascido neste município ou nele morado e trabalhado durante anos de sua vida.



Candidatos a Deputado Estadual

Em Paulo Afonso, a corrida às urnas se apresentava em abril com apenas 4 ou 5 candidatos que se apresentavam como representantes do município, ou por terem nascido no Hospital Nair Alves de Souza ou por terem morado e trabalhado durante anos neste município. Ao longo dos meses esse número foi aumentando e agora dobrou.

Paulo Afonso tem 10 candidatos chamados pauloafonsinos sendo 4 que buscam uma vaga de Deputado Federal na Câmara dos Deputados e outros 6 que querem uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

O candidatos a Deputado Federal são:

Mário Jr.Progressistas – Mário Negromonte Júnior é deputado federal, e busca a reeleição. Vem de família política que remonta aos primeiros tempos do município de Paulo Afonso e de Glória até, onde atuou como vereador e prefeito o seu avô Dionísio Pereira. O seu tio, Adauto Pereira de Souza, foi o segundo prefeito de Paulo Afonso. Sua mãe foi prefeita do município de Glória por dois mandatos e seu pai foi deputado federal por vários mandatos e foi Ministro das Cidades do Governo da presidente Dilma. Depois de dezenas de anos de oposição do seu grupo ao grupo político do prefeito Luiz de Deus decidiu aliar-se a ele nas últimas eleições e consolidou essa aliança ao apoiar a candidatura da neta do prefeito, Luiza de Deus para Deputada Estadual, fazendo dobradinha com ela pelo partido Progressistas em Paulo Afonso. No último comício dos dois reuniram grande multidão na cidade.

Evinha OliveiraSolidariedade – Iniciou suas atividades de maior contato com a população de Paulo Afonso ao criar a Ong Anjo Negro. Pelo reconhecimento do seu trabalho social, foi uma das condutoras da Tocha Olímpica em Paulo Afonso, nas Olimpíadas de 2016. Filiada ao Solidariedade, candidatou-se a vereadora em Paulo Afonso nas eleições de 2020 sendo eleita e realizando um trabalho que tem sido reconhecido por seus colegas e pela comunidade que a tem recebido bem quando decidiu candidatar-se a Deputada Federal por esse partido, o Solidariedade. Em sua campanha, nas ruas, de casa em casa, tem recebido muito carinho das pessoas por onde anda e está confiante em sua vitória nestas eleições.

Capitão Paz – PTB – Filho de pioneiro chesfiano, Laércio Paz, foi estudante do Colégio Paulo Afonso – COLEPA, jogador de futebol, pelo time do COPA e soldado do Exército da 1ª Cia. de Infantaria de Paulo Afonso. Fez concurso para Operador de Usina da Chesf e para o Exército brasileiro. Foi aprovado nos dois concursos e optou pelo Exército, tendo atuado em todas as regiões do Brasil, inclusive na região Amazônica. Ao servir ali, compôs uma canção que foi escolhida como hino oficial de Batalhão da Selva naquela região. Quando atuou em Brasília fez também curso de Direito com algumas especializações. Ao aposentar-se, retornou a Paulo Afonso para dar assistência à mãe, bem idosa e doente. Decidiu candidatar-se a prefeito de Paulo Afonso em 2020, sem sucesso. Agora é candidato a Deputado Federal pelo PTB.

Sargento Flávio Alves – Republicanos – Pouco se ouvia falar no Sargento Flávio Alves como candidato a cargo eletivo nestas eleições quando apareceu um vídeo seu no Instagram anunciando a sua candidatura a Deputado Federal pelo Republicanos. Dias depois, o Sargento Flávio Alves, militar do Exército Brasileiro, da 1ª Cia. de Infantaria de Paulo Afonso, apareceu ao lado do candidato João Roma em sua rápida passagem por Paulo Afonso. Agora o Sargento Flávio Alves está se anunciando uma entrevista com ele, candidato, na manhã de 15 de setembro, às 8 horas, na Rádio Angiquinho.

Os candidatos a Deputado Estadual pauloafonsinos são:

Ana Clara – MDB - Foi Secretária de Desenvolvimento Social do município de Paulo Afonso durante 10 anos, nas duas gestões seguidas do Prefeito Anilton Bastos, seu esposo, e por dois anos na primeira das duas gestões seguidas do prefeito Luiz de Deus. Ali, fez um relevante trabalho social e tinha um especial carinho para com os idosos, a quem proporcionou passeios e lhes recebia, com o esposo em agradáveis momentos dos famosos Bailes da Terceira Idade e também no Natal Social. Desenvolveu muitas ações para a oferta de moradia às famílias mais carentes e levou o esposo a criar vários programas sociais para estas famílias. Decidiu candidatar-se a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

Luiza de Deus – PP – Ainda jovem e estudante de Direito em Salvador já subia no palanque de campanha do seu avô, líder político de Paulo Afonso desde a década de 1980 e fazia bonito, pelos seus discursos bem firmes e pela sua juventude. Concluiu o curso de direito no clima da possibilidade de candidatura do seu pai, secretário municipal, Luizinho, genro do prefeito Luiz de Deus. Com a desistência do pai assumiu a responsabilidade de seguir com a candidatura e buscou o apoio do avô e do tio Paulo, também ex-prefeito em dois mandatos. Mais ainda: consolidando a aliança firmada entre o grupo de Mário Negromonte e o Grupo de Luiz de Deus, faz dobradinha com Mário Jr., deputado federal que busca a reeleição.

Marconi Daniel – PV – É atuante vereador de Paulo Afonso, que faz oposição ao governo municipal. Está no terceiro mandato consecutivo sempre eleito com grande número de votos, o mais votado. Nas eleições de 2022 decidiu colocar o seu nome para avaliação da população de Paulo Afonso com o desejo de se eleger Deputado Estadual. Depois de negociações internas junto ao grupo do prefeito Anilton Bastos, ele, que estava no Podemos, optou em migrar para o PV e ali apresentou a sua candidatura a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia.

Mário Galinho – PSDB – Foi vereador em Paulo Afonso desenvolvendo intenso trabalho de oposição á gestão municipal. Em 2020 lançou-se como candidato a prefeito de Paulo Afonso pelo seu partido, o Solidariedade e foi muito longe na aceitação popular. Ficou em segundo lugar, derrotando o ex-prefeito Anilton Bastos e outros candidatos e perdeu a eleição por 800 votos para o prefeito em exercício, Luiz de Deus, líder político do município desde os anos de 1980, tendo eleito os seus aliados e a si próprio para muitos mandatos em Paulo Afonso. Concluída a eleição filiou-se ao PSDB e concorre a uma vaga para a Assembleia Legislativa do Estado.

Maria Hélia, da Efotej – PSC – O seu nome surgiu apenas logo após as convenções partidárias. Alagoana, de Mata Grande, mas estabelecida em Paulo Afonso há algumas décadas, empresária da área da educação, Maria Hélia tem defendido em suas visitas de campanha, mais ações para a saúde, educação, creches, incentivo ao esporte e à agricultura familiar. Em recente nota divulgada na imprensa diz está fazendo “uma campanha limpa, e com meu pensamento focado no que realmente importa, uma Bahia mais digna e pelo sorriso de volta no rosto dos baianos! E deseja “uma boa campanha a todos os colegas estaduais de Paulo Afonso e que Deus os abençoe nessa missão tão importante!”

Paulo Rangel – PT – Também é pauloafonsino, nascido no HNAS. Foi Administrador Regional da Chesf em Paulo Afonso e líder sindical do Sinergia. Suplente de Deputado Estadual assumiu o mandato e não mais deixou a Assembleia Legislativa, onde está há 5 mandatos consecutivos. É o atual vice-presidente da ALBA. Tem uma base eleitoral sólida em vários municípios baianos e busca a sua reeleição para o sexto mandato. Nos últimos anos, esteve como aliado do prefeito Luiz de Deus, sempre presente em suas campanhas políticas. Como feitos recentes de sua atuação, destaca a sua assessoria as emendas parlamentares que resultaram nas reformas e ampliações de colégios da rede estadual em Paulo Afonso.

Na Bahia são 878 candidatos a Deputado Estadual e 737 candidatos a Deputado Federal

Em toda a Bahia 28 partidos políticos registraram 878 candidatos a deputado estadual na Bahia

Considerando as 63 cadeiras na Assembleia Legislativa, a relação de candidatos do vagas é de 13,94%. Dos atuais deputados, 48 (76%) são candidatos a reeleição.

São 590 homens (67,2%) e 288 mulheres (32,8%) na disputa. O percentual de participação feminina ficou pouco acima do mínimo de 30% exigido pela legislação eleitoral.

Os partidos com mais candidatos a deputado estadual na Bahia são PL (64),PSC (64), PP (60), União (58). PTB (56), PDT (54), MDB (53), PSOL (50) e Patriota (46). Agir (10), PRTB (9), Novo (1) e UP (1) são as legendas com menos opções aos eleitores.

Em relação a 2018, quando foram registradas 643 candidaturas, o aumento foi de 36,5% nos nomes colocados em disputa.

O TSE recebeu 737 pedidos de registros de candidatos para deputado federal pela Bahia. O estado vai eleger 39 parlamentares para a Câmara Federal. Dos atuais 39 parlamentares baianos com mandato, 36 vão tentar a reeleição.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!