noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Educação & Cultura

Curso de Medicina da Univasf Campus Paulo Afonso conquista conceito máximo no MEC!

A Univasf em Paulo Afonso – Curso de Medicina. Para entender a caminhada...

Publicada em 25/05/24 às 23:03h - 507 visualizações

Antônio Galdino com site www.pa4.com.br


Compartilhe
Compartilhar a noticia Curso de Medicina da Univasf Campus Paulo Afonso conquista conceito máximo no MEC!  Compartilhar a noticia Curso de Medicina da Univasf Campus Paulo Afonso conquista conceito máximo no MEC!  Compartilhar a noticia Curso de Medicina da Univasf Campus Paulo Afonso conquista conceito máximo no MEC!

Link da Notícia:

Curso de Medicina da Univasf Campus Paulo Afonso conquista conceito máximo no MEC!
 (Foto: Arq. do jornal Folha Sertaneja)

É com imensa alegria que a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) comunica o reconhecimento do curso de Medicina do Campus Paulo Afonso com conceito 5, a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A conquista é resultado do trabalho árduo e da dedicação de toda a comunidade acadêmica, composta por docentes, técnicos-administrativos, estudantes e gestores.

Visita de avaliação e critérios rigorosos

A comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculada ao MEC, visitou a instituição entre os dias 13 e 16 de maio para uma análise criteriosa do curso. Durante a visita, foram realizadas diversas atividades, como:

- Reuniões com a administração superior, os setores administrativos, a coordenação do curso, o corpo docente e o corpo discente;

- Inspeções nas instalações da Univasf, incluindo laboratórios, salas de aula, salas de professores e outros espaços;

- Análise de documentos institucionais.

Celebração e agradecimento

O ex-coordenador do curso, o médico patologista e professor universitário federal Sydney Leão, expressou sua imensa alegria com a conquista:

“Obrigado meu Deus e a todos que contribuíram para essa conquista histórica muitíssimo significativa para mim e para toda a nossa comunidade acadêmica pauloafonsina!! Esse é um dos dias mais felizes de minha vida, como médico patologista e professor universitário Federal...Orgulho máximo em ter sido coordenador em 41% da história do nosso curso (entre novembro/19 a outubro 2023- 48 meses dos 116 meses até os dias atuais), contribuindo, de alguma forma, em diversas conquistas vinculadas a esse justo e histórico Reconhecimento!! Vejo que de alguma forma, todo o esforço coletivo da nossa comunidade em quase uma década valeu a pena...Como sempre e acima de tudo, luta incansável, fé inabalável!! Tudo é possível àquele que crê... NOTA 5 CMED-PAV Univasf!! 24/05/24” (do site www.pa4.com.br)

A Univasf em Paulo Afonso – Curso de Medicina. 

Para entender a caminhada...

A história da presença da Universidade do Vale do São Francisco em Paulo Afonso começou nos primeiros anos deste Século 21 e está associada à transferência do Hospital Nair Alves de Souza, para outro mantenedor para que a empresa hidrelétrica cumprisse as decisões federais dos governos dos presidentes Collor e Fernando Henrique, desimobilizando imóveis e atividades que não estivessem voltadas diretamente para a atividade fim da empresa que é gerar, distribuir e comercializar energia hidro elétrica, para o que foi criada em outubro de 1945 e instalada em março de 1948.

Para que isso se concretizasse várias reuniões de que participaram a Chesf, a Univasf, a EBSERH e ainda o governo do Estado da Bahia e a Prefeitura de Paulo Afonso, foram realizadas em Paulo Afonso, Recife, Salvador, Petrolina, Brasília...

- No início de fevereiro de 2010 aconteceu uma grande reunião em Paulo Afonso, no Memorial Chesf de que participaram deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores da região além de representantes da Chesf e da Univasf para discutir esse assunto.

- No dia 5 de junho de 2012, o Ministro da Educação, Aloísio Mercadante anunciou em Brasília a aprovação da criação do Curso de Medicina da Univasf para ser instalado em Paulo Afonso e no dia 12 de junho o Município de Paulo Afonso, passou a integrar o conjunto de cidades nordestinas que sediam o campus da UNIVASF, com a implantação do curso de medicina, com 40 vagas iniciais.

- Em 14 de março de 2013, na véspera da Chesf completar 65 anos, o Diretor da Chesf, Pedro Alcântara, representando a Hidrelétrica do São Francisco, transferiu uma área de 96mil m², no Bairro Sol Torrado para que a Univasf construísse ali o seu Campus em Paulo Afonso.

- Como houve demora para o início e conclusão das obras desse Campus para receber os alunos do Curso de Medicina, já criado desde junho de 2012, a Chesf realizou a reforma de vários pavilhões da área do Centro de Treinamento da Chesf em Paulo Afonso que passaram a ser salas de aulas provisórias e área administrativa da Univasf em Paulo Afonso.


- Em 15 de setembro de 2014 foi realizada a aula inaugural do Curso de Medicina da Univasf, em cerimônia realizada no auditório do Memorial CHESF. Muita emoção desde os envolvidos como dos primeiros alunos e seus pais.

Daí pra frente, enquanto continuavam a acontecer reuniões – paradas por um tempo – para se discutir a transferência definitiva do HNAS para a Univasf que, como Hospital Universitário passaria à gestão da EBSERH, o Curso de Medicina de Paulo Afonso continuou sendo desenvolvido nas salas de aulas provisórias reformadas pela Chesf no CFPPA, para tal fim enquanto as obras de construção do Campus da Univasf no Bairro Sal Torrado iam sendo realizadas.

- Em 20 de outubro de 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) divulgou que com uma excelente nota 4, numa escala que vai de 1 (menor nota) a 5 (maior nota), o curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Campus de Paulo Afonso, foi considerado o 2º melhor avaliado pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2019 no estado da Bahia. 

- Em 30 de abril de 2020 aconteceu a esperada Colação de Grau, de forma virtual, da primeira turma de Medicina da Univasf de Paulo Afonso. Apesar da pandemia limitar (impedir mesmo) as merecidas comemorações, a emoção foi forte. Muita alegria! Sonhos realizados!

- Em 16 de maio de 2022, o início das atividades acadêmicas no campus definitivo na Univasf, em Paulo Afonso/BA. A primeira turma do curso de Medicina – campus Paulo Afonso/BA ingressou no período 2014.2.

- Em 22 de março de 2024, em reunião realizada na Justiça Federal em Paulo Afonso, presidida pelo Juiz Paulo Pirôpo “após as colocações pelos entes envolvidos, ficou estabelecido no acordo que haverá a construção de um novo hospital pelo Governo do Estado, substituindo o HNAS, onde a gestão passará a ser da EBSERH na nova unidade.”

Curso de Medicina da Univasf em Paulo Afonso - Nota 5 do MEC 


- Em 24 de maio de 2024, o Curso de Medicina da Univasf em Paulo Afonso recebe Nota 5, do MEC. “A comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculada ao MEC, visitou a instituição entre os dias 13 e 16 de maio para uma análise criteriosa do curso. O conceito 5 recebido pelo curso de Medicina da Univasf Campus Paulo Afonso comprova a excelência do ensino oferecido e o compromisso da instituição com a formação de médicos qualificados e preparados para os desafios da profissão”.

Este é um motivo de grande alegria para toda a UNIVASF e em especial para todos de Paulo Afonso que se consolida como grande polo de educação superior, tendo em seu território um Centro Universitário (particular), o UNIRIOS, com a oferta de vários cursos, duas universidades federais – a Univasf com o Curso de Medicina e, anunciados antes outros cursos, desta área, o Instituto Federal de Educação – IFBA, com o Curso de Engenharia Elétrica e a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, também com a oferta de vários cursos.

Parabéns à UNIVASF e a todos os professores e alunos do Curso de Medicina de Paulo Afonso.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Maria de Fátima

26/05/2024 - 20:04:40

Parabéns!!!! Fico feliz pelos êxitos obtidos.


Claucio de Morais

26/05/2024 - 05:36:45

Esse tipo de informação nos deixa muito mais felizes e fortes. Paulo Afonso tem um histórico rico em seu modelo educacional. O Ginásio Paulo Afonso foi referência durante décadas em toda Bahia e Grande parte do país. Agora temos uma ACADEMIA FEDERAL com esse brilhante trabalho e consequentemente um resultado excepcional. Nós educadores que estamos no comcomeço desse "novelo", nos sentimos muito honrados por osmose. Tenho vários ex-alunos que que hoje estão em atendimento e muitos outros que estão na mesma seara. PARABÉNS AO TODO ENVOLVIDOS


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!