Qualificar a população de Paulo Afonso é uma das ações da Prefeitura. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Programa Educação Inclusiva, em parceria com o Programa Bolsa Família, foi ofertado o Curso de Informática Básica para mais uma turma de 41 alunos moradores do povoado Juá, que receberam os certificados de conclusão do curso.
Estiveram presentes a coordenadora do Programa Educação Inclusiva, Márcia Carvalho e o professor da Soft Informática, Valdir Paiva.
As aulas aconteceram no período de seis meses. No total foram ministradas 80 horas de aulas práticas. O Projeto Inclusão Digital é destinado para jovens de 15 a 29 anos, beneficiários do Bolsa Família ou Cad’único, assim como, moradores dos bairros e povoados do município.
O objetivo do Projeto é promover o acesso ao mundo digital através do uso de software de escritório (editor de texto, planilha eletrônica, apresentação) além de ensinar o acesso à internet como fonte de pesquisa. Desta forma, durante as aulas os jovens entram em contato com ferramentas de informação como computadores, Windows, word, excel, power point e de escritórios e recursos multimídia.
Neste contexto, a inclusão digital pode proporcionar a qualificação profissional e promover maiores chances no mercado de trabalho, alavancando o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade.
(Ascom/PMPA)