Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Educação & Cultura

A Rede Estadual de Ensino em Paulo Afonso e o Colégio Estadual Democrático Quitéria Maria de Jesus

Publicada em 19/11/21 às 13:12h - 291visualizações

por Antônio Galdino, com informações de Ellys Suzana


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação - Colégio Quitéria Maria de Jesus)

A rede estadual de ensino em Paulo Afonso é composta por cinco unidades que oferecem cursos fundamental, nível médio e profissionalizantes.

Destes cinco grandes colégios – CIEPA (hoje CETEPI-1), Polivalente, Quitéria Maria de Jesus, Wilson Pereira (CETEPI-2) e Luiz Eduardo Magalhães -, dois estão no populoso Bairro Tancredo Neves, o Quitéria e o Wilson Pereira (CETEPI-2) e a sua presença ali tem mudado, ano após ano, a condição de estudo de uma população estimada em mais de 40 mil habitantes daquele Bairro Tancredo Neves, criado no ano de 1970, e dos vários outros bairros que foram surgindo à sua volta.

O Colégio Democrático Quitéria Maria de Jesus se originou do antigo Colégio Estadual do Mulungu, antigo nome desse bairro, criado em 1978, depois de muita luta do ex-prefeito Abel Barbosa. Anos depois o CEM passou a se chamar Quitéria Maria de Jesus, nome da mãe desse ex-prefeito, como uma homenagem à luta do filho para a sua criação, como explicou a este site o seu primeiro diretor, Professor João César Mascarenhas.

O fato é que este Colégio cresceu e também aumentou a sua importância para o bairro e para o município de Paulo Afonso e dele saíram dezenas de professoras, do seu Curso de Magistério, para atuar em escolas da rede municipal, em escolas particulares e na própria rede estadual de ensino de Paulo Afonso e cidades vizinhas.

Atualmente, o Colégio Democrático Quitéria Maria de Jesus, ou simplesmente, o Colégio Quitéria passa por uma ampla reforma e requalificação de suas instalações, tendo o seu ato de criação de Nº1061, publicado no D.O.E. em 08/03/89, tem 500 alunos matriculados e possui um quadro de 24 professores.

A sua diretoria está assim formada:

- Diretora – Ellys Suzana Barros Lins e Silva (desde novembro de 2018)

- Vice-diretora – Maria do Socorro Galindo Feitoza

- Coordenadora pedagógica – Maria Neide Targino

- Secretária – Edésia Soares da Fonseca

O Colégio Estadual Quitéria Maria de Jesus atua nas seguintes modalidades de ensino:

- Ensino Médio -Tempo Integral

- Curso Técnico em Administração (Matutino e Vespertino)

- Educação de Jovens e Adultos – EJA VI e VII (Ensino Médio em 2 anos)

- ProEJA (Ensino Médio para Jovens e Adultos integrado ao curso Técnico em Administração)

- Prosub (Pós-Médio Técnico em Administração)

- Educação para Jovens e Adultos privados de liberdade – EJA II/III/IV/V (Ensino Fundamental I e II).

Informa a diretora, Ellys Suzana que o Quitéria tem 12 salas de aula (sendo 10 salas na sede e 2 salas no Anexo - Conjunto Penal)*.

O Colégio tem ainda sala dos professores, secretaria, sala de Chrome books (com 24 aparelhos utilizados pelos alunos), sala de multimídia, direção, vice direção, sala de coordenação (reuniões pedagógicas), cozinha, biblioteca, área de convivência, quadra esportiva coberta, refeitório e vestiário. Vamos iniciar a construção de um auditório, um campo Society e uma pista de atletismo.

O Colégio dispõe de internet para uso administrativo e também para os estudantes, algumas salas de aula já são climatizadas, bem como a biblioteca.

Enfim, buscamos realizar o nosso trabalho com excelência, pois nossa escola está há 43 anos na história dessa comunidade sempre educando talentos e formando cidadãos. 

I Semana do Curso Técnico em Administração do Colégio Quitéria

Uma das recentes atividades do Colégio Quitéria Maria de Jesus foi a I Semana do Curso Técnico em Administração do Colégio Quitéria realizada no período de 09 a 13 de novembro de 2021.

Explica a diretora Ellys Suzana que “o Curso Técnico em Administração tem por objetivo proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de sua autonomia enquanto cidadãos críticos e participativos, visando ao domínio dos conhecimentos científicos e tecnológicos da administração, para atuarem de maneira consciente e responsável diante das necessidades atuais do mundo do trabalho”.

Diz ainda a diretora do Colégio Quitéria que ao promover a esta I Semana do Curso Técnico em Administração, “buscou-se a promoção de práticas relevantes, experiências cotidianas entre professores/alunos e comunidade, conectando-os coma realidade social no qual estamos inseridos.

Estes espaços de conhecimentos e convivência aproximam os profissionais acadêmicos das dinâmicas do mundo do trabalho, pautados nos princípios educativos, nas ciências e na cultura, constituindo valores e uma sociedade mais justa”.

I Semana do Curso Técnico em Administração do Colégio Quitéria Maria de Jesus teve como palestrantes:

- Hélio Junior – Diretor Presidente da Lumiere, empresa junior do IFBA, campos Paulo Afonso.

- Artur Carvalho e Analy Carvalho – Agência Doge de Marketing e Publicidade

- Jacques Fernandes – professor do IFAL

- Andrea Albuquerque e Fernanda Martins – representantes do acampamento do MST.

- Jionata Santana – Walkcell celulares.

- Natalia Cleuber – Jornalista UNIRIOS

- Professores Salomão Vergne, Daiane Varjão e Marília Santos – UNIRIOS

- Marivaldo dos Santos - UNIASSELVI/COLÉGIO QUITÉRIA

Nota do Editor do site:

*SOBRE a importante atuação do Colégio Estadual Democrático Quitéria Maria de Jesus no apoio ao processo de ressocialização de pessoas provisoriamente privadas da liberdade, no Conjunto Penal de Paulo Afonso VEJA outra matéria desse site.

Para acessá-la diretamente clique neste link:

https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/educacaoecultura/589937/1




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


Sandra Ferreira

22/11/2021 - 06:32:53

O melhor Curso Técnico em Administração de Paulo Afonso! Parabéns Colégio Quitéria!!!!!!


José Medeiros de Oliveira

21/11/2021 - 07:08:27

Parabéns pelo evento de excelência na região! Com certeza, o colégio tem o melhor curso técnico em administração do NTE 24.


Maria de Souza Feitoza

21/11/2021 - 06:57:26

Muito bom o Evento. Parabéns a Direção, professores e toda a equipe do Colégio Quitéria! Realmente possui o melhor Curso Técnico em Administração e é o MELHOR Colégio de Paulo Afonso!


Paulo Santana

20/11/2021 - 07:18:19

Parabéns! O MELHOR colégio de Paulo Afonso


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2021 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12