Na França, Rebecca, 48 anos, declarou ter se chocado "quando eu descobri o montante da minha futura pensão". No Brasil, chocado e revoltado, recebo, do INSS, em torno de um salário mínimo de aposentadoria, resultado do confisco e da traição de Fernando Henrique Cardoso que "salvou" o sistema em cima de um grupo de bodes expiatórios selecionados a seu bel prazer.
Com sua boca frouxa, irresponsavelmente anulou toda contribuição anterior a 1994. Impossível não se revoltar e segurar a mão e os palavrões em caso de bater de frente com o bonachão irresponsável recebendo o montante revelado acima tendo, durante 22 (vinte e dois) anos da vida produtiva, contribuído "no teto". Na hipótese de um descontrole, considerando que não há a quem apelar, terá valido a pena uma cadeia aplicada, agora sim, por um cumpridor responsável da lei e da ordem.
A propósito de Rebecca, publica o Le Figaro de 29 de março de 2024: "Ah, a aposentadoria, alguns a esperam com impaciência, planejando-a nos mínimos detalhes. Outros não a veem senão como uma perspectiva longínqua, preferindo a filosofia do 'carpe diem' (viver o momento). Rebecca, 48 anos, faz parte desta segunda categoria. Para esta comunicadora de Paris, essa vida futura, ainda incerta, tornou-se mais tangível numa bela manhã de dezembro de 2020, aos 45 anos, quando recebeu uma correspondência sobre o seguro de aposentadoria. 'Eu recebi uma porretada na minha cabeça', desabafa com toda franqueza esta quarentona mãe de uma filha de 12 anos. A primeira coisa que descobriu é que não poderá se aposentar antes dos 68 anos se desejar uma aposentadoria integral."
Aos 20 anos de idade, meu primeiro contrato de trabalho. Se fosse permitido, eu teria renunciado ao "direito" de participar do sistema previdenciário brasileiro. Algo me prevenia que eu seria garfado.
Longe de querer transformar esta coluna e este espaço em algo parecido com o Muro das Lamentações dos judeus, apenas um testemunho para os que estão entrando no bendito Instituto Nacional de Seguridade Social. Melhor se preparar para o embuste e a traição. Eu, providencialmente - e espartanamente -, me preparei.
Francisco Nery Júnior