Um "ataque massivo" do Iran contra Israel é "iminente", alertam os americanos
Está no Le Figaro desta quinta-feira, 11 de abril, tradução do francês para o português por Francisco Nery Júnior.
Uma guerra no Oriente Médio certamente terá sérios reflexos aqui no Brasil. podendo ser o início de um conflito mundial mais abrangente:
As tensões sobem mais um ponto no conflito no Oriente Médio. Em um artigo publicado pela Agência Bloomberg na quarta-feira 10 de abril, os serviços de inteligência americanos alertam para um "ataque massivo iminente" do Iran e de seus grupos aliados contra Israel. A questão não é mais saber "se" esse ataque vai acontecer, mas "quando", declarou uma fonte anônima próxima dos serviços de inteligência americanos.
Adianta ainda o Le Figaro que o pessoal diplomático americano em Israel já está avisado, com os movimentos restritos, e que um general americano já se dirige a Israel para passar informações às forças de defesa do país.
Vale lembrar que um alerta semelhante foi anunciado pelos americanos pouco antes da invasão russa da Ucrânia e muitos o desprezaram como não provável.
Francisco Nery Júnior
Israel pode estar considerando que um conflito com o Iran poderá lhe dar a oportunidade de atacar o projeto atômico daquele país atrasando a possibilidade de uma bomba atômica em cerca de 40 anos. Por outro lado, os rigores e o custo de uma guerra podem ensejar uma revolta contra o regime dos aiatolás, principalmente pela geração mais jovem insatisfeita com a caducidade e a falta de democracia no país.
Está na mídia francesa de hoje, 12 de abril: Biden espera um ataque maior por parte do Iran "pra já". E mandou um recado aos iranianos: "Não façam isso!"