noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Comando de Policiamento da Região Nordeste - CPR-NE - comemora 1 ano de criação e homenageia personalidades de Paulo Afonso e Região

Publicada em 01/06/24 às 15:57h - 272 visualizações

Antônio Galdino - com apoio do Sgt Alessandro. Atualizada às 18:35hs. com revisão de texto e outras fotos.


Compartilhe
Compartilhar a noticia Comando de Policiamento da Região Nordeste - CPR-NE - comemora 1 ano de criação e homenageia personalidades de Paulo Afonso e Região  Compartilhar a noticia Comando de Policiamento da Região Nordeste - CPR-NE - comemora 1 ano de criação e homenageia personalidades de Paulo Afonso e Região  Compartilhar a noticia Comando de Policiamento da Região Nordeste - CPR-NE - comemora 1 ano de criação e homenageia personalidades de Paulo Afonso e Região

Link da Notícia:

Comando de Policiamento da Região Nordeste - CPR-NE - comemora 1 ano de criação e homenageia personalidades de Paulo Afonso e Região
 (Foto: Antônio Galdino)

O Comando de Policiamento da Região Nordeste - CPR-NE – reuniu representantes de instituições de Paulo Afonso no final da tarde de 31 de maio/2024 em frente à sua sede, no Bairro Chesf, para comemorar o seu primeiro aniversário de criação.

Ali estavam representantes das prefeituras de Paulo Afonso e Glória, da Chesf, da Câmara Municipal, das Delegacias Civis de Paulo Afonso e Glória e de instituições culturais, como a Academia de Letras de Paulo Afonso que se fez presente na pessoa da vice-presidente escritora e poetisa Maria Socorro de Mendonça Gomes – acadêmica fundadora da ALPA, Cadeira Nº 10 e da também acadêmica fundadora da ALPA, Cadeira 12, Jovelina Maria Ramalho da Silva, também escritora e poetisa.

Escritoras e poetisas Jovelina Ramalho e Socorro Mendonça, da ALPA

O CPR-NE, sediado em Paulo Afonso, comemorou o seu 1º aniversário de criação e homenageou oficiais e soldados com medalhas e diploma de 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à corporação

Civis receberam medalha e diploma Amigo Ouro 18 do Comando de Policiamento da Região Nordeste pelo seu apoio dado a esta instituição militar nesse seu primeiro ano de funcionamento, baseado em Paulo Afonso.

Entre os militares homenageados pelo CPR-NE estavam oficiais da Polícia Militar, do Exército Brasileiro e dos Bombeiros Militares como Maj PM Luiz Paulo Ribeiro Neri dos Reis, Ten Cel EB Valdenor Matias Ribeiro de Souza Júnior, MAJ EB Thiago Amaral Mota Braga, Ten Cel BM Diógenes Cruz Neto, Cel BM Nelzito Coelho Oliveira Filho e CEL PMSE Salvador Braulio Sobrinho.

Entre os civis foram homenageados pelo CPR-NE o Bispo Diocesano de Paulo Afonso, D. Guido Zendron. Da prefeitura de Paulo Afonso, o prefeito em exercício, Marcondes Francisco dos Santos, o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Dernival Oliveira Júnior, o secretário de Infraestrutura Francisco Alves Araújo e o secretário de Saúde, Alexei Vinicius da Silva

Da prefeitura de Glória, o prefeito de Glória, David de Souza Cavalcanti e o delegado Marco Antônio Bacelar.

Da Câmara Municipal de Paulo Afonso os vereadores José Abel Souza, Marconi Daniel e Gilmário Marinho. Da Chesf, foram homenageados Mario Jorge Cardoso Oliveira e Elerson Carlos da Silva.

 

Foram também homenageados Juiz Federal Dr. Reginaldo Coelho Cavalcante, Presidente da OAB, Rodrigo Coppieters Barbosa, Delegados da Polícia Civil de Paulo Afonso, Leon Nikias Gomes Pinto,  Cícero Gomes, André Viana e empresários do município, Sebastião de Souza Carvalho, Nicolson Araújo Chaves, Edinho Nunes. Anibal Alves Nunes, Alex Fabrício da Silva. 

Também foi prestada uma homenagem a todas as mães, sendo oferecidos buquês de flores às mulheres Deusângela Barcelar, Rosana Albuquerque, Ten Cel PM Elianne Rebouças e Maj BM Lutiane, representando todas as mães.

Câmara homenageia CPR-NE, o Cel PM César Albuquerque e o RONDESP

Vereadores da Câmara Municipal de Paulo Afonso homenagearam o Cel. PM César Albuquerque, com o título de Cidadão de Paulo Afonso, por iniciativa do vereador Marconi Daniel e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores. Também a instituição Comando de Policiamento da Região Nordeste – CPR-NE e o RONDESP foram homenageados pela Câmara de Paulo Afonso com Moções de Aplausos apresentadas pelo Vereador Gilmário Marinho, entregues pelos vereadores e também pelo presidente da Câmara, Vereador José Abel Souza nesta solenidade comemorativa do 1º aniversário destas instituições militares.

Em seu discurso, no encerramento da solenidade, o Cel PM César Albuquerque começou com a frase “Deus está aqui!” e fez, mais de uma vez, à frase “Energia que vem do alto” para registrar os êxitos alcançados por esse Comando de Policiamento da Região Nordeste., também associado ao sucesso do ex-presidente Juscelino Kubitschek que tinha como slogan do seu governo realizar o que seria possível em 50 anos em apenas 5 anos de muito trabalho.

O comandante disse que “este CPR-NE fez muito, com a ajuda de todos os senhores, do RONDESP, da tropa e em um ano se fez o que se levaria 5 ou 20 anos para ser feito.”

Muito emocionado, mas contido, o Cel. César Albuquerque agradeceu a algumas pessoas, estendendo a sua gratidão a outras, como ao prefeito Marcondes Francisco, de Paulo Afonso, ao prefeito David Cavalcanti, de Glória, aos vereadores José Abel Souza, Marconi Daniel e Gilmário Marinho, da Câmara Municipal de Paulo Afonso

Soldado PM Alencar

Sargento PM Alessandro

Capitão PM Esperidião

Tenente Cel. PM Fernandes

Comandante do RONDESP, Major PM Aguiar

Em um momento de sua fala, o comandante do CPR-NE decidiu homenagear, de surpresa, alguns militares deste Comando, a quem fez elogios e pediu aplausos, destacando qualidades desses militares e ressaltando a importância do apoio deles recebido para estar concluindo esta sua missão de comandante do CPR-NE com sucesso e destacou a sua secretária, Soldado PM Alencar, como grande colaboradora de sua gestão. Também fez referências elogiosas ao Sargento PM Alessandro, responsável pela comunicação nessa unidade militar. Igualmente, ao Capitão PM Esperidião, “de múltiplas atividades e mestre de cerimônia de eventos deste CPR-NE”. Fez elogios ao Tenente Coronel PM Fernandes e especial referência ao seu trabalho, destacado também como grande apoiador de sua gestão. Colocou-se à disposição de todos e ao Tenente Coronel PM Fernandes teve ainda uma palavra especial de incentivo e disse que “gostaria e atuaria no que pudesse para vê-lo chegar ao posto de Coronel”. Também fez muitos elogios ao RONDESP e seu comandante, Major PM Aguiar. 

O Cel. César Albuquerque que se despede do comando do CPR-NE, teve ainda alguns momentos marcantes no seu discurso de despedida da tropa que elogiou muito. Um desses momentos foi a homenagem pública que fez à sua esposa, “Rosana, 30 anos de casados, 33 anos juntos, a idade de Cristo”.

O novo comandante do CPR-NE

No final de sua mensagem de gratidão e de despedida do comando do CPR-NE, o Cel César Albuquerque, mesmo informalmente, apresentou aos presentes o novo comandante do CPR-NE, Coronel PM Ricardo José Marques Mattos, seu colega de turma, cuja nomeação já foi publicada no Diario Oficial do Estado da Bahia de 30 de maio de 2024, mas só será empossado em Salvador, na segunda-feira, 3 de junho. O Cel Matos, agradeceu a oportunidade, ressaltou o trabalho exitoso do colega, Cel. César  à frente do CPR-NE e fez breve saudação aos presentes.

E, o Cel. César Albuquerque encerrou a solenidade pedindo a todos, “respeitando a religião de cada um, os que puderem vamos fazer a oração do Pai Nosso”.

O que é o CPR-NE - Comando de Policiamento da Região Nordeste

O CPR-NE – Comando de Policiamento da Região Nordeste (CPR-NE) foi criado pela Lei Estadual nº 14.567, publicada no Diário Oficial do Estado de 17 de maio de 2023, que alterou a estrutura da PMBA. Tem como atual e primeiro Comandante o Cel PM Carlos César Albuquerque Pereira, nomeado em 01 de junho de 2023.

Na luminosa manhã do primeiro dia do mês de junho de 2023, os raios do sol desceram com uma intensidade renovada sobre a Região Nordeste do Estado da Bahia. Este foi um dia de marco, gravado na história, pois testemunhou a nomeação e posse do primeiro Comandante, o respeitado Coronel PM César Albuquerque, à frente do recém-criado Comando de Policiamento da Região Nordeste. Este novo comando, uma adição significativa à já respeitável estrutura da Polícia Militar da Bahia, prometia uma era de segurança e ordem renovadas para a vibrante região. O brilho do sol refletia não apenas a mudança de liderança, mas também a promessa de um futuro mais seguro e protegido para todos os habitantes locais.

O CPR-NE iniciou suas atividades nas instalações na Sede Administrativa do 20º Batalhão de Polícia Militar-Paulo Afonso com 27 (vinte e sete) policiais militares em seu efetivo, onde permaneceu até o dia 20 de dezembro, quando inaugurou sua atual Sede na Avenida Guararapes, nº 147, Bairro Alves de Souza, Paulo Afonso, possuindo atualmente 44 (quarenta e quatro) policiais militares no seu pecúlio.

As ações deste Comando de Policiamento da Região Nordeste do Estado da Bahia alcançam 44 municípios onde estão aquartelados o 5º BPM, em Euclides da Cunha/BA, o 16º BPM, em Serrinha/BA o 20º Batalhão de Polícia Militar, em Paulo Afonso, a 21ª Cia. Independente em Cipó/BA e o RONDESP.

Outras fotos do evento:




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Nadja

15/06/2024 - 14:45:29

Feliz de ver uma parte do patrimônio arquitetônico da CHESF tombado e destinado ao CPR


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!