noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Chegou o livro 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso – 74 anos de História, do Professor Antônio Galdino

Publicada em 04/04/24 às 23:09h - 332 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Chegou o livro 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso – 74 anos de História, do Professor Antônio Galdino  Compartilhar a noticia Chegou o livro 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso – 74 anos de História, do Professor Antônio Galdino  Compartilhar a noticia Chegou o livro 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso – 74 anos de História, do Professor Antônio Galdino

Link da Notícia:

Chegou o livro 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso – 74 anos de História, do Professor Antônio Galdino
 (Foto: Fabiana Galdino e arte de Rubinho Lima)

Depois de longo período de pesquisa e muitas entrevistas acaba de chegar o mais novo livro do Professor Antônio Galdino da Silva, chamado 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso – 74 anos de História, construído com o apoio e parceria da diretoria desta Igreja Evangélica pioneira de Paulo Afonso, dirigida pelo Pastor Fernando Agra.

O livro procura resgatar fatos históricos importantes da vida desta Igreja que se instalou em Paulo Afonso como Congregação Batista ainda em dezembro de 1949, por uma ação coordenada pelo Pastor Valdívio Coelho, da Igreja Batista Sião, de Salvador. A Congregação Batista funcionou nos primeiros anos na residência do pioneiro chesfiano João Nunes de Oliveira e, nesse tempo foi construído o primeiro templo na Rua Riachuelo, ao lado da Travessa Imperial.

Em janeiro de 1952, a Congregação Batista foi organizada como 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso, tendo como primeiro Pastor Antônio Abílio. Em 1956, a 1ª Igreja Batista passou a ser dirigida pelo Pastor Onésimo Nascimento e viveu um período de grande expansão e também de muitas perseguições, com narra o seu filho também Pastor, em São Paulo, Onésimo Nascimento Filho.

O livro também resgata as participações de pioneiros desta Igreja como as famílias de Júlio Ferreira e D. Santana (sogros do ex-vereador José Rudival), Arcôncio Clemente, de cuja família formaram-se três pastores e um diácono, todos ainda em atividade, no Recife. Ele, sogro de Pedro Nascimento, da Chesf e ex-Secretário Municipal na gestão de Paulo de Deus e pai do Pastor Valderedo que atuou na Chesf em Paulo Afonso e pregou em muitas igrejas da cidade.

Também por ali estiveram o Sr. Francisco Paiva e sua esposa Necy, José Gomes de Araújo, seu irmão Pastor Getúlio Gomes e também o Professor Galdino, seus pais João Galdino e D. Severina entre os anos de 1955 e 1965.

Há a história do Sargento Pedro Barbosa e de sua grande família e muitos outros personagens que, pelo seu trabalho e dedicação fizeram com que esta pioneira Igreja Batista de Paulo Afonso comemorasse este ano, em 27 de janeiro, os 74 anos de trabalho batista neste município baiano, 72 deles como Igreja constituída.

Para a construção desse livro, ouvimos e recebemos contribuições com textos de vários familiares dos membros pioneiros como Paurílio Barbosa, Valderedo Clemente, os filhos de D. Aretuza e Manoel X-100 (Antão, Edjair, Edson e Esonilson), relatos de Euclides Batista Filho (in memoriam) e importantíssimo relato, como dissemos do Pastor Onésimo Filho.

Também o nosso colaborador do site, Professor Francisco Nery escreve sobre a construção do novo e moderno templo desta Igreja Batista, inaugurado em 2017. O Professor Nery era bebê e estava no colo da sua irmã, na Igreja Batista Sião, em Salvador, quando o Pastor Valdívio criava a Congregação Batista em Paulo Afonso.

A Sra. Michele Agra, formada em História, esposa do Pastor Fernando Agra, teve o trabalho intenso de pesquisar nas atas da congregação e da igreja para trazer relatos fiéis da história desta Igreja e apoio com entrevistas e busca de fotos e documentos históricos.

Muito também nos ajudou Roseane Gusmão, conversando com pessoas, buscando fotos históricas.

“Este é o meu oitavo livro e neste e nos anteriores sempre procurei seguir a mesma linha de pesquisa que tem norteado a construção dos livros desse autor, ou seja, a busca incessante do resgate fiel da história e da memória de Paulo Afonso, em seus diversificados segmentos.

Certamente que, neste livro, que dependeu muito das histórias orais de familiares, uma vez que os personagens centrais já encerraram sua missão entre nós e a grande maioria desses familiares, está dispersa e de alguns nem se tem mais notícias, as dificuldades foram muitas, mas com as informações que conseguimos, deu para contar estas histórias de pioneiros de Paulo Afonso". Disse o autor, Professor Antônio Galdino.

A nossa gratidão, sempre, a Deus, - “Até aqui nos ajudou o Senhor” (I Sm 7:12) - que nos permitiu alcançar mais esse objetivo e a cada um dos colaboradores para que este livro fosse concluído.

Informo que o livro 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso – 74 anos de História foi produzido pela Galcom Comunicações e editado pela Editora Oxente, de Paulo Afonso, dirigida pelo escritor Rubervânio (Rubinho) Lima e foi cedido pelo seu autor para esta 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso e está sendo vendido na própria Igreja, localizada na Rua Pastor Onésimo Nascimento (antiga Travessa Imperial) esquina com a Rua Riachuelo, mas apenas nos dias de atividades da Igreja, especialmente aos domingos, pela manhã e à noite.

Mas pode também ser adquirido:

- no Jornal Folha Sertaneja (Rua da Concórdia, 555 – Chesf – ao lado do Modelo Reduzido da Chesf, antigo CFPPA/Escolinha, hoje Escritório Central da Chesf).

- na Livraria Luz para a Vida (Rua Castelo Branco, 421).

- na SUPRAVE

Preço: R$35,00.

Alertamos aos interessados que, como foi feita uma tiragem pequena é importante procurar adquirir o seu exemplar rapidamente.

Outras informações:

Livro Primeira Igreja Batista de Paulo Afonso – 74 anos de História

Autor – Antônio Galdino da Silva

208 páginas – Mais de 150 fotos, sendo 30 delas coloridas

Organização, diagramação – Antônio Galdino

Capa – construção: Admilson Gomes

Editoração: Editora Oxente – Paulo Afonso-BA.

Ano de publicação – Janeiro/2024

Lançamento – Abril/2024.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

8 comentários


José Carlos Souza Silver

08/04/2024 - 09:25:15

Amigo e colega Galdino. É sempre alvicareiro ver suas publicações. Nesta da Igreja Batista, você narra a história verdadeira da Igreja e seus adeptos .Parabéns amigo.


Marcos Antônio Lima

08/04/2024 - 07:29:09

Parabéns, mestre, e sucesso, sempre.


Professor Galdino

06/04/2024 - 21:50:08

Meu prezado Francisco de Assis Batista. Sim, Francisco. Há uma boa narrativa da gestão do Pastor Onésimo Nascimento, feita pelo seu filho Onésimo Filho, que é também Pastor em São Paulo que fala desse trabalho evangelístico em Jeremoabo e as perseguições à Igreja ali. Uma filha, Rute, do Evangelista Natalício Florêncio que trabalhou nessa congregação de Jeremoado, narra a história do seu pai também ali. O livro 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso - 74 anos de História também traz relatos sobre o Sr. Euclides Batista Gomes e textos e poesias de Euclides Batista Filho.


Francisco de Assis Batista

06/04/2024 - 20:43:38

Galdino, está no livro a iniciativa da Igreja Batista de criar e instalar uma congregação em Jeremoabo ?


Rose

05/04/2024 - 13:47:01

Parabéns pelo trabalho fantástico; em um livro guardar e revelar a história da PIB / PA. Obrigada por resgatar e registrar essa história.


Leitor

05/04/2024 - 08:15:57

Que o inimigo não tenha a vitória provisória de ver a igreja fechar. A igreja precisa de ajuda de todos nós. Não a abandonemos.


Ângelo Girão

05/04/2024 - 08:08:35

Bom nobre e amigo Jornalista Galdino, vc sempre será um condutor de informações para o povo de Paulo Afonso, parabéns.


Edson de Siqueira Alves

05/04/2024 - 06:55:01

Excelente! Parabéns amigo e irmão Galdino!Escrevendo mais uma obra de real valor que registra inesquecíveis memórias dessa terra querida, demonstra mais uma vez a sua capacidade, como escritor de memória privilegiada, de resumir uma história de 74 anos que marcou o início da cidade que veio a ser considerada a Redenção do Nordeste.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!