noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Militares de Paulo Afonso homenageados nos 199 anos de história da Polícia Militar da Bahia

Medalha do Mérito Policial Militar e Medalha do Mérito Marechal Argolo-Visconde de Itaparica

Publicada em 28/02/24 às 15:02h - 240 visualizações

Antônio Galdino com informações de Alessandro - Ascom/CPR-NE


Compartilhe
Compartilhar a noticia Militares de Paulo Afonso homenageados nos 199 anos de história da Polícia Militar da Bahia  Compartilhar a noticia Militares de Paulo Afonso homenageados nos 199 anos de história da Polícia Militar da Bahia  Compartilhar a noticia Militares de Paulo Afonso homenageados nos 199 anos de história da Polícia Militar da Bahia

Link da Notícia:

Militares de Paulo Afonso homenageados nos 199 anos de história da Polícia Militar da Bahia
 (Foto: Divulgação Ascom CPR-NE)

Em solenidade realizada na área cívica do 20º Batalhão de Polícia Militar da Bahia em Paulo Afonso, sob a direção do Comando do Policiamento da Região Nordeste, Coronel PM Carlos César Albuquerque Pereira, a Polícia Militar da Bahia comemorou a passagem dos 199 anos de sua criação quando homenageou militares de Paulo Afonso e região de jurisdição do CPR-NE com a Medalha do Mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica.

O evento contou com a presença de autoridades de Paulo Afonso e região, como o Prefeito de Paulo Afonso em exercício, Marcondes Francisco dos Santos, o presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Vereador José Abel Souza, o Bispo Diocesano de Paulo Afonso, Dom Guido Zendrom, vereadores da região, além de militares e seus familiares.

“Sendo muito necessário para a tranqüilidade e Segurança pública na cidade da Bahia, a organização de um Corpo, que sendo-lhe incumbido aqueles deveres de responder imediatamente pela sua conservação e estabilidade: hei por bem: Mandar organizar na cidade da Bahia um corpo de polícia, pelo plano que com este baixa, assinado por João Vieira de Carvalho, do meu Conselho de Ministros e Secretários d´Estado dos Negócios da Guerra”

É com estas palavras, presentes no decreto imperial de criação da Polícia Militar da Bahia, que o governo do Estado e o comando geral da corporação dão as boas-vindas a cada um dos senhores.

É com imenso júbilo que a corporação quase bicentenária Polícia de Bravos inicia, a partir deste momento, a Solenidade cívico-militar em celebração pela passagem dos seus 199 anos de criação.

A medalha do mérito policial militar foi instituída pelo Decreto Estadual nº. 18.312, de 17 de fevereiro de 1962 e é destinada a premiar policiais militares que tenham prestado notáveis serviços ao estado da Bahia, em particular, ou a própria corporação.

Destina-se, também, a militares das forças armadas, militares de outras polícias e instituições civis que prestaram relevantes serviços para o progresso e renome da Polícia Militar da Bahia.

Dentre os policiais militares do comando de policiamento da região Nordeste, o Cel PM Carlos César Albuquerque Pereira, comandante, foi agraciado com a referida medalha, a qual recebeu na solenidade de aniversário da PMBA realizada na última sexta-feira em salvador, que contou a presença do excelentíssimo vice-governador do Estado, Geraldo Júnior, e do excelentíssimo sr comandante-geral da PMBA, Cel PM Paulo José Reis de Azevedo Coutinho.

Em Paulo Afonso, em solenidade realizada no 20º Batalhão de Polícia Militar – 20º BPM/PA, foram homenageados com a Medalha do Mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica os seguintes militares:

Cap PM Aureliano Nogueira de Souza Ramos – 20º BPM/Paulo Afonso/BA;

Cap PM Leandro Costa dos Santos – RONDESP - Nordeste;

Cap PM Fagner Brandão Valença – CIPE - Nordeste;

Sgt PM Ivete José Barbosa – 5º BPM - Euclides da Cunha/BA;

Cb PM José Silvestre de Santana 21ª CIPM/ - Cipó/BA;

Sd PM Samuel Evangelista Carmo dos Anjos – CPR-NE.

A Medalha do Mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica foi instituída pelo Decreto Estadual nº. 26.101, de 25 de abril de 1978. Destina-se a premiar os integrantes da corporação que se hajam distinguidos no cumprimento do dever policial-militar.

Poderão ser agraciados também, militares das forças armadas, militares de outras polícias e civis que pelos serviços prestados, tenham se tornado credores de homenagem da Polícia Militar da Bahia.

Polícia Militar da Bahia em Paulo Afonso

Em Paulo Afonso/BA, estão instalados importantes unidades da Polícia Militar da Bahia. O 20º Batalhão de Polícia Militar, criado em 22/11/1996 e o Comando de Policiamento da Região Nordeste, criado em 17/05/2023 e instalado em Paulo Afonso em 20/12/2023, de abrangência regional, cuja jurisdição alcança vários municípios desta região Nordeste do Estado da Bahia.

20 BPM/PA

Em 22 de novembro de 1996, através do Decreto Estadual n° 5.983, a 2ª CIPM/Paulo Afonso foi transformada no 20° Batalhão de Polícia Militar, tendo como seu primeiro comandante o então Major PM Humberto Alves de Carvalho. O atual comandante deste 20º BPM/PA é o Ten. Cel. PM Jailton Sena dos Santos.

CPR-NE

Em 17 de maio de 2023, pela Lei Nº 14.567, é criado o Comando de Policiamento da Região Nordeste que foi instalado na cidade de Paulo Afonso/BA no dia 20 de dezembro de 2023 pelo governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, no Bairro Chesf, em sede provisória cedida pela Chesf, ao lado da Praça das Mangueiras. O comandante deste CPR-NE é o Coronel PM Carlos César Albuquerque Pereira.

Polícia Militar da Bahia completa 199 anos de história

Dia 17 de fevereiro a Polícia Militar da Bahia completou 199 anos de existência. A corporação militar do Estado, foi fundada em 17 de fevereiro de 1825 e tem uma história vasta, prestes a completar a marca bicentenária de atuação.

Atualmente, o comandante geral da PM-BA é o Coronel QOPM Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, que assumiu diversas funções de destaque antes de chegar ao cargo máximo.

 

Coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho. (Foto/Polícia Militar da Bahia)

O primeiro nome dado à Polícia Militar da Bahia foi "Corpo de Polícia da Bahia". A nomeação foi utilizada quando a instituição foi criada, de forma provisória, por meio da Ordem do Dia de 01 de janeiro de 1825.

Em 17 de fevereiro de 1825, o Imperador D. Pedro I publicou um decreto que tornou definitivo o "Corpo de Polícia da Bahia", estabelecendo a estrutura organizacional e consolidando a instituição como parte permanente da segurança pública na província.

Essa instituição, com o tempo, evoluiu para o que hoje conhecemos como a Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA).

O "Corpo de Polícia da Bahia" foi estabelecido como uma resposta às necessidades de segurança pública na Província da Bahia, em um contexto em que a independência do Brasil estava sendo consolidada.

Atualmente, a PM do estado baiano atua nos principais eventos da Bahia, com um corpo geral de mais de 31 mil policiais espalhados pelo estado. (Fonte: Revista Formosa - https://www.revistaformosa.com)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!