noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Morre a Professora Neuza, da Escola Rural da Chesf/COLEPA

Publicada em 09/09/23 às 15:06h - 1036 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Morre a Professora Neuza, da Escola Rural da Chesf/COLEPA  Compartilhar a noticia Morre a Professora Neuza, da Escola Rural da Chesf/COLEPA  Compartilhar a noticia Morre a Professora Neuza, da Escola Rural da Chesf/COLEPA

Link da Notícia:

Morre a Professora Neuza, da Escola Rural da Chesf/COLEPA
 (Foto: Das redes sociais)

Recebendo com tristeza, pelas redes sociais, a notícia do falecimento da professora Neuza, presença muito marcante na vida dos alunos que faziam Técnicas Agrícolas na Escola Rural Ministro Simões Lopes, uma das unidades de ensino mantidas pela Chesf em Paulo Afonso, que funcionava na antiga Fazenda Chesf.

Também os alunos do Curso de Agropecuária receberam os ensinamentos da Professora Neuza que mantinha, em uma das áreas da Escola Rural uma verdadeira “farmácia”, cultivando plantas medicinais.

Morou, por muitos anos nos Alojamentos do Bairro General Dutra, próximo ao CPA, tendo como vizinhas outras professoras do COLEPA, como a Professora Perpétua, de Português das 8ªs séries desta Escola Rural.

Muito ligada à Igreja Católica, frequentava assiduamente as missas da Igreja/Catedral Nossa Senhora de Fátima, preferencialmente.

Ela veio da cidade de Cruz das Almas e, encerradas as atividades da Chesf na área da educação, ainda permaneceu na cidade por muitos anos, prestando bons serviços na Divisão Jurídica da Chesf, como informou o Advogado José Dantas Neto, daquele setor, até que, já bem debilitada, decidiu retornar à sua cidade natal e ali, em Cruz das Almas, morava com um sobrinho.

A informação que circula nas redes sociais dão conta que ela estava sentada em uma cadeira e quando o sobrinho foi chamá-la, ela já estava morta.

Na Escola Rural da Chesf, onde trabalhou por muitos anos, unidade que foi dirigida nos primeiros tempos pelo Dr. Antonino Sales, irmão do presidente Apolônio Sales e, depois, por Dirce Jorgina, também in memoriam, Neuza foi colega de Perpétua, Paulo Andrade, Galdino e Diana Eleutério, professores de Português; 

Entre os professores de Português, mais ligado ao COLEPA, estava Antônio Nascimento, a quem chamávamos de Toinho do Padre (depois do Bispo), pelo seu trabalho junto ao Padre/Bispo D. Mário Zanetta. 

Na Escola Rural, Nery, Jurandir, Lúcia Luzia e Nazaré Feitosa, eram professores de Inglês; Domingos, Elizabeth, Fátima (Nena) e José Fernandes, de Matemática; Juvenal, de Ciências, Humberto César e Maria do Carmo, de História; José de Anchieta e Roberto Ricardo, de Geografia; Letícia e Socorro Jucá, de Moral e Cívica. A Coordenadora e também Orientadora Educacional era Lúcia Faccenda e Maria José Gonçalves de Andrade, Zezé, era a Secretária.

Na área de Técnicas Agrícolas e no Curso de Agropecuária, atuavam os professores: João Damásio, Neuza, Regina, Glacira, Francisco e Armando, Professor de Topografia, como lembra Fátima Moura. Com a transferência de João Damásio para o Recife, foi contratado o Professor Gilberto Pedrosa (Maninho) para o Curso de Agropecuária.

Todos nós, seus colegas professores da Escola Rural, professores do COLEPA e os seus alunos, tanto de Técnicas Agrícolas como os de Agropecuária estamos profundamente sentidos com o falecimento desta tão querida professora Neuza, da Escola Rural da Chesf.

Que o Espírito Santo console a cada uma pessoa da sua família, seus amigos, seus ex-alunos e colegas professores. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

5 comentários


Gicelia

11/09/2023 - 08:10:33

Sou ex- aluna do curso de agropecuária, meus sentimentos aos familiares e amigos. Professora Neuza saudades e muita dedicação, que Deus receba dando-lhe um bom lugar.


Jocelina Campos

10/09/2023 - 18:34:26

É com enorme tristeza que tomei conhecimento da partida da colega,amiga e irmã em Cristo Jesus ❤️ NEUZA! Criatura Fantástica!Além de ser uma excelente professora foi uma grande colaboradora ativa e participativa da nossa IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA de nossa amada e querida PAULO AFONSO....Sem palavras pra dizer a falta,saudade,lacunaque deixará nos nossos corações 💕 💕 💕 PAULO AFONSO ESTÁ DE LUTO! PERDE UMA GRANDE E DEDICADA FILHA!Descanse em paz minha minha amiguinha do coração ❤️ Sua passagem foi linda! Sem dor e sofrimento! Você fez jus a esse belo presente de DEUS!AMÉM


José Dantas Neto

10/09/2023 - 07:56:01

A professora Neuza, nos seus últimos anos de trabalho na Chesf, atuou no Jurídico em Paulo Afonso. Muito religiosa, simples e afetiva. Morava bem próximo à nós. Deixa muita saudade. Que sua alma descanse em paz.


Professor Galdino

09/09/2023 - 21:05:39

Obrigado, Fátima Moura, pela lembrança do Professor Armando, de Topografia, no Curso de Agropecuária. E o meu pedido de desculpas aos familiares, colegas e ex-alunos, pelo meu esquecimento. Já fiz a correção no texto. Prof. Galdino


Maria de Fatima Mpura

09/09/2023 - 15:35:37

Faltou citar o nome de um professor de agropecuária o professor Armando professor de topografia .


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!