Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Professor Galdino

Paulo Afonso, 63 anos. Aprenda mais sobre a vida desse município lendo a Revista PAULO AFONSO e sua história, neste site.

Baixe a revista no dowhload que está abaixo da foto da capa, neste site

Publicada em 13/07/21 às 14:48h - 602visualizações

por Antônio Galdino


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Do acervo de Antônio Galdino)

O jornal Folha Sertaneja, que vem registrando os fatos da história e da vida do município de Paulo Afonso desde março de 2004, produziu em julho de 2016 a revista PAULO AFONSO e sua história com importantes informações para a sua pesquisa escolar.

Essa revista, já esgotada – está agora disponível neste site www.folhasertaneja.com.br, que está com uma média de mais de 4 mil acessos por dia, para ajudar a pesquisadores e estudantes em suas pesquisas escolares sobre este importante município baiano, criado em 28 de julho de 1958, pela Lei Estadual 1.012, sancionada naquela data pelo governador da Bahia Antônio Balbino de Carvalho.

Nas páginas dessa revista você vai encontrar textos e muitas fotos de Paulo Afonso, desde o começo de sua vida, quando ainda se chamava Forquilha, um pequeno povoado que pertencia ao município de Glória/BA, até a sua emancipação, em 28 de julho de 1958.

Como acessar a revista PAULO AFONSO e sua história neste site?

- No computador, no tablet ou no celular, digite o link do site - www.folhasertaneja.com.br

- Já na página, vá até o final. Ali você vai encontrar a capa da Revista, logo após o jornal Folha Sertaneja, impresso, (antes das páginas de vídeos e de fotos).

- Clicando na página ela amplia.

- Nas abas, à direita e a esquerda, você vai passando as páginas.

- Em cada página, se quiser clique nela ou na matéria que interessar e a página será ampliada.

- Se desejar baixar a revista, faça o download no link que está abaixo da capa da revista, neste site. 

Nesta revista PAULO AFONSO e sua história você vai encontrar respostas para muitas perguntas como:

- Como começou a história de Paulo Afonso?

- Por que ela se chamava Vila Poty?

- Por que este município se chama Paulo Afonso?

- Qual a importância da Chesf e suas usinas, instaladas em Paulo Afonso, para o município e toda a região Nordeste do Brasil?

- Como aconteceu a história da emancipação política de Paulo Afonso?

- Quais os principais personagens da história da emancipação política de Paulo Afonso?

- Quem foi Abel Barbosa?

- Quando aconteceu a primeira eleição para prefeito e para vereadores e quem foi o primeiro prefeito de Paulo Afonso?

- Quem foram os primeiros vereadores de Paulo Afonso?

- Quais foram os prefeitos de Paulo Afonso desde o primeiro até hoje?

- Quais os aspectos geográficos do município de Paulo Afonso:

- Como é o seu relevo?

- Qual a vegetação característica da região?

- Qual é o clima da cidade/município?

- Quais os limites do município de Paulo Afonso?

- Quantas pessoas, habitantes, tem o município de Paulo Afonso?

- Quais os aspectos econômicos do município de Paulo Afonso?

- Conheça, de forma bem resumida, a história do Ensino em Paulo Afonso, desde o começo até os nossos dias.

- E a história da Cultura em Paulo Afonso? Você já ouviu falar em GETAPA? No pastoril de Natal?

- Conheça a história dos símbolos do município de Paulo Afonso: o Brasão de Armas, a Bandeira e o Hino de Paulo Afonso.

- E veja algumas fotos históricas da cidade de Paulo Afonso.

Tudo para que os estudantes tirem NOTA 10 em seus trabalhos escolares sobre esta terra onde nasceram e aos pesquisadores de forma geral para que conheçam um pouco mais sobre esta cidade e município que os acolheu um dia.

Também para os têm curiosidade de conhecer um pouco da vida dessa região sertaneja estamos disponibilizando neste site a Revista PAULO AFONSO e sua história.

Lembro que, como a revista foi publicada em Julho de 2016 algumas informações precisam ser atualizadas, como os prefeitos e vereadores mais recentes. Tudo o mais é história, informações preciosas colhidas com quem fez a história.

Para um trabalho mais profundo, recomendo os seguintes livros de escritores de Paulo Afonso. Alguns desses livros já estão esgotados. Outros podem ser encontrados diretamente com os seus autores ou nos Supermercados SUPRAVE, em sua Seção de Livros. 

Os livros aqui estão apresentados tratam de temática histórica. relacionada com Paulo Afonso. Ao lado de cada autor, está o seu telefone/whatsapp ou E-mail de contato. São livros sobre Paulo Afonso e alguns temas regionais:

Livros de Antônio Galdino da Silva (Whatsapp – 75-99234-1740) - E-mail: professor.gal@gmail.com.

- De Pouso de Boiadas a Redenção do Nordeste – lançado em 1995. Escrito em parceria com Sávio Mascarenhas. (Esgotado, mas disponível em bibliotecas da cidade);

- Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso – 62 anos de história – lançado em 2011 (esgotado)

- ANGIQUINHO (Delmiro Gouveia, a Chesf e o rio São Francisco) – lançado em 2013. Escrito em parceria com João de Sousa Lima (SUPRAVE – poucos exemplares);

- De Forquilha a Paulo Afonso – histórias e memórias de pioneiros – lançado em 2014 - (Esgotado, mas disponível em bibliotecas da cidade);

- ABEL BARBOSA – o inventor de Paulo Afonso – Lançado em 2019 – Além da história da vida de Abel Barbosa, o livro de 280 páginas, traz toda a história da emancipação política de Paulo Afonso e muitas fotos. Ainda disponível com o autor ou na SUPRAVE.

- Os Caminhos da Educação – De Forquilha a Paulo Afonso – A história e memórias do ensino em Paulo Afonso. O COLEPA, as escolas da Chesf e da Vila Poty/Paulo Afonso. Lançamento previsto para Setembro de 2021.

Antônio Galdino da Silva é membro fundador, cadeira 14, e atual presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso-BA.

De João de Sousa Lima (Whatsapp – 75 98807-4138)

- PAULO AFONSO E A VILA POTY - a História não Contada – Lançado em 2017 - Ainda disponível com o autor ou na SUPRAVE.

OBS: O escritor e historiador João de Sousa Lima tem mais outros, cerca de 15 livros sobre histórias relacionadas ao cangaço em Paulo Afonso, onde nasceu Maria Bonita, (no povoado Malhada da Caiçara), companheira de Lampião, o Rei do Cangaço. Os livros podem ser adquiridos diretamente com o autor ou na SUPRAVE.

João de Sousa Lima é membro fundador da Academia de Letras de Paulo Afonso-BA, cadeira 6.

De Francisco Souza – (Whatsapp – 83 99332-0290)

MEMÓRIAS DE UM PIONEIRO – uma história com base na cidade de Paulo Afonso - Lançado em 2017. Sobre a disponibilidade desse livro, consulte o autor no Whatsapp acima ou ainda procure no Hotel Belvedere (Tel. (75)-3281-1781 – Paulo Afonso/BA.

De Luiz Fernando Motta Nascimento - (E-mail -lfmottan@gmail.com)

PAULO AFONSO – Luz e Força Movendo o Nordeste - Foi lançado em 1998, por Luiz Fernando Motta Nascimento, um dos pioneiros do povoado Forquilha, que estudou na primeira sala de aulas do povoado, em 1946, concluiu o curso ginasial no Ginásio Paulo Afonso em 1958 e chegou a Diretor da Chesf, em duas diretorias: Construção e Suprimento.  Sobre a disponibilidade desse livro, consulte o autor pelo E-mail.

Luiz Fernando Motta Nascimento é membro correspondente da Academia de Letras de Paulo Afonso-BA, cadeira 37. 

De Luiz Ruben Bonfim (Whatsapp – 75 98864-4620)

O Bronze do Imperador e a Cachoeira de Paulo Afonso – Lançado em 2012 (ver disponibilidade com o autor).

OBS: O escritor e grande pesquisador de temas nordestinos, Luiz Ruben, tem importantes livros sobre a Estrada de Ferro Paulo Afonso, também conhecida como Estrada de Ferro Piranhas/Jatobá e vasta publicação de livros, cerca de 20 obras, sobre pesquisas relacionadas ao cangaço.

Luiz Ruben Alcântara Bonfim é membro correspondente da Academia de Letras de Paulo Afonso-BA, cadeira 33. 

De Cleonice de Souza Vergne e Juracy Marques

A Professora Doutora Cleonice Vergne, membro efetivo da ALPA, cadeira 24 e o Professor Doutor Juracy Marques, membro fundador da ALPA, cadeira 13, publicaram em 2009 o livro Pedras Pintadas, que é um importante estudo sobre os "dilemas socioambientais do complexo arqueológico de Paulo Afonso", onde destacam os mais de cem sítios rupestres descobertos nos povoados Rio do Sal, Mão Direita, Malhada Grande e outros do município de Paulo Afonso/BA

De Euclides Batista Filho (In Memorian)

Euclides Batista Filho foi um dos pioneiros de Paulo Afonso e da Chesf. Seu pai, Euclides Batista Gomes, chegou a esta região muitos anos antes da Chesf e Euclides Filho começou a trabalhar na Chesf com 14 anos. O seu livro de memórias de pessoas e acontecimentos da Chesf e de Paulo Afonso chamado Nós Fizemos Paulo Afonso teve três edições: No ano 2000, 2003 e no ano de 2010 quando passou a se chamar Paulo Afonso - Nós fizemos essa história. 

Euclides Batista Filho era um apaixonado por Paulo Afonso e nos deixou em 17 de Fevereiro de 2015. A sala da ALPA na Casa da Cultura, em sua homenagem, chama-se Sala Euclides Batista Filho.

De José Ivaldo de Brito Ferreira (71- 99172-9097)

No ano de 2019, José Ivaldo de Brito Ferreira, que foi prefeito de Paulo Afonso entre 1986 e 1988, publicou o livro A Invenção dos Royalties de Hidrelétricas, um projeto de sua iniciativa que beneficiou dezenas de cidades que têm usinas hidrelétricas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2021 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12